Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Corumbá implanta kit Covid preventivo nesta segunda-feira

20 julho 2020 - 07h55Sylma Lima

Após muita polêmica envolvendo os medicamentos utilizados pelos profissionais de saúde no combate a Covid-19, Corumbá sai na frente, e implanta o tratamento preventivo que inclui: Ivermectina, Cloroquina, Quelato de Zinco, Dexametasona e Hidroxicloroquina. A polêmica se deu após o médico especialista em medicina intensiva, Manoel João Costa, que está à frente do CTI (Centro de Tratamento Intensivo), tratando exclusivamente pacientes infectados pelo vírus, entregou uma carta de demissão ao Secretário Municipal de saúde, Rogério Leite. Após o comunicado o médico fez um desabafo em sua página nas redes sociais.

O pânico se instalou na cidade e internautas levantaram a hashtag #voltamanoeljoao e até fizeram abaixo assinado virtual pedindo adesão da população. O que as pessoas desconhecem é o verdadeiro motivo que levou o médico a tomar tal atitude. Além de atribuírem a eles as mortes recentes, alguém o denunciou no Ministério Público. O médico que salvou milhares de vidas ao longo dos 30 anos de medicina, se viu tendo que explicar a promotora Ana Raquel porque o CTI teve tantas baixas em plena pandemia, como se algum país do mundo tivesse encontrado o milagre da cura. O desapontamento de Manoel João chegou ao extremo pois, desde o início da pandemia fica em casa apenas um dia da semana, e faz todos as intubações necessárias. Ocorre que, segundo ele, os pacientes eram atendidos e mandados para tratar em casa com dipirona, “se piorar volta”. Exatamente essa a questão que gerou revolta, “não tem que mandar para casa, porque quando retornam já estão em estágio avançado e precisam ser intubados. A chance de sobreviver é de 20% se não tiver doenças pré existentes. O que conseguimos neste sábado (18) foi o compromisso do prefeito em liberar o kit profilático. Exames de tomografias já mostram a evidência da Covid, não dá tempo de esperar o resultado do exame”. 

Manoel João deixa claro quanto ao uso desses medicamentos, “o paciente toma consciência de que eles fazem a diferença, e só toma quem quiser. Assina o termo e leva o kit. Outros estados fizeram e a curva caiu assustadoramente”. Quantos aos que são contra o uso da Hidroxicloroquina ele foi categórico: “não tem outro remédio que tenha mostrado esse resultado, e tem mais, melhor estar empiricamente vivo, que cientificamente morto”.

Manoel João conversou sobre o tema, em caráter exclusivo com o site Capital do Pantanal, neste domingo (19). A live obteve alcance superior a 54 mil pessoas organicamente. Foto: Reprodução internet

A reunião que decidiu pelo uso do kit preventivo ocorreu através da intermediação dos vereadores Roberto Façanha, Manoel Rodrigues e Dr. Gabriel. Agora, Manoel João aguarda a resposta documentada do secretário de saúde, uma vez que o pedido de demissão foi oficializado na secretaria. Neste sábado, enquanto ele conversava com a reportagem do site Capital do Pantanal, em Live exclusiva que alcançou mais de 54 mil pessoas organizamente, recebia a notícia que o tomógrafo do hospital havia queimado, “conversei com o prefeito e vamos terceirizar o serviço de clínicas particulares e do hospital da Cassems para que o povo não fique sem o exame”. A tomografia é essencial, apresentando “vidro fosco” aponta que o paciente está positivo para Covid antes mesmo do resultado do exame, que leva em média seis dias para chegar. O teste rápido não é confiável, pois pode dar falso negativo ou positivo.

Quanto ao ofício enviado pelo médico Manoel João ao secretário de Saúde, ele aguarda uma posição por escrito até a próxima quarta-feira , dia 22, dependendo da resposta ele continua à frente do Covid. O fato é que questões políticas estão interferindo na gestão hospitalar, e enquanto durar essa queda de braço quem perde é o povo, cujas consequências serão irreversíveis e incalculáveis.

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal