Menu
terça, 30 de novembro de 2021
Cassems - Rede Amo
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

Corumbá implanta kit Covid preventivo nesta segunda-feira

20 julho 2020 - 07h55Sylma Lima

Após muita polêmica envolvendo os medicamentos utilizados pelos profissionais de saúde no combate a Covid-19, Corumbá sai na frente, e implanta o tratamento preventivo que inclui: Ivermectina, Cloroquina, Quelato de Zinco, Dexametasona e Hidroxicloroquina. A polêmica se deu após o médico especialista em medicina intensiva, Manoel João Costa, que está à frente do CTI (Centro de Tratamento Intensivo), tratando exclusivamente pacientes infectados pelo vírus, entregou uma carta de demissão ao Secretário Municipal de saúde, Rogério Leite. Após o comunicado o médico fez um desabafo em sua página nas redes sociais.

O pânico se instalou na cidade e internautas levantaram a hashtag #voltamanoeljoao e até fizeram abaixo assinado virtual pedindo adesão da população. O que as pessoas desconhecem é o verdadeiro motivo que levou o médico a tomar tal atitude. Além de atribuírem a eles as mortes recentes, alguém o denunciou no Ministério Público. O médico que salvou milhares de vidas ao longo dos 30 anos de medicina, se viu tendo que explicar a promotora Ana Raquel porque o CTI teve tantas baixas em plena pandemia, como se algum país do mundo tivesse encontrado o milagre da cura. O desapontamento de Manoel João chegou ao extremo pois, desde o início da pandemia fica em casa apenas um dia da semana, e faz todos as intubações necessárias. Ocorre que, segundo ele, os pacientes eram atendidos e mandados para tratar em casa com dipirona, “se piorar volta”. Exatamente essa a questão que gerou revolta, “não tem que mandar para casa, porque quando retornam já estão em estágio avançado e precisam ser intubados. A chance de sobreviver é de 20% se não tiver doenças pré existentes. O que conseguimos neste sábado (18) foi o compromisso do prefeito em liberar o kit profilático. Exames de tomografias já mostram a evidência da Covid, não dá tempo de esperar o resultado do exame”. 

Manoel João deixa claro quanto ao uso desses medicamentos, “o paciente toma consciência de que eles fazem a diferença, e só toma quem quiser. Assina o termo e leva o kit. Outros estados fizeram e a curva caiu assustadoramente”. Quantos aos que são contra o uso da Hidroxicloroquina ele foi categórico: “não tem outro remédio que tenha mostrado esse resultado, e tem mais, melhor estar empiricamente vivo, que cientificamente morto”.

Manoel João conversou sobre o tema, em caráter exclusivo com o site Capital do Pantanal, neste domingo (19). A live obteve alcance superior a 54 mil pessoas organicamente. Foto: Reprodução internet

A reunião que decidiu pelo uso do kit preventivo ocorreu através da intermediação dos vereadores Roberto Façanha, Manoel Rodrigues e Dr. Gabriel. Agora, Manoel João aguarda a resposta documentada do secretário de saúde, uma vez que o pedido de demissão foi oficializado na secretaria. Neste sábado, enquanto ele conversava com a reportagem do site Capital do Pantanal, em Live exclusiva que alcançou mais de 54 mil pessoas organizamente, recebia a notícia que o tomógrafo do hospital havia queimado, “conversei com o prefeito e vamos terceirizar o serviço de clínicas particulares e do hospital da Cassems para que o povo não fique sem o exame”. A tomografia é essencial, apresentando “vidro fosco” aponta que o paciente está positivo para Covid antes mesmo do resultado do exame, que leva em média seis dias para chegar. O teste rápido não é confiável, pois pode dar falso negativo ou positivo.

Quanto ao ofício enviado pelo médico Manoel João ao secretário de Saúde, ele aguarda uma posição por escrito até a próxima quarta-feira , dia 22, dependendo da resposta ele continua à frente do Covid. O fato é que questões políticas estão interferindo na gestão hospitalar, e enquanto durar essa queda de braço quem perde é o povo, cujas consequências serão irreversíveis e incalculáveis.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Delegacia de Polícia Civil
Com emenda parlamentar de Evander, Ladário inaugura "Sala Lilás" em Dezembro
Cidade
Briga de casal termina com marido ferido por faca
Política
Paulo Duarte toma posse dia 03 com transmissão ao vivo
Transporte Coletivo
Vereador pede mais ônibus circulando para reduzir espera e evitar superlotação
Além de mais veículos circulando, a reivindicação incluiu a instalação de cobertura e banco no ponto de ônibus da Firmo de Matos
Sem festa
Depois de cancelar o Carnaval, Trad diz que Capital também não terá festa de Réveillon
Farsa
Bolivianos são presos ao tentavam ir para a Europa com documentos paraguaios
Doe Vida
Nesta terça e quarta Corumbá realiza campanha de doação de sangue
Economia Local
Servidores municipais recebem salário de novembro hoje e 13º no dia 15 de dezembro
Transporte Aéreo
Voo ligando Corumbá a Campo Grande é solicitado durante sessão da Câmara
Vigilância
Nota técnica alerta população para doença mão-pé-boca

Mais Lidas

Oportunidade
IFMS abre 482 vagas em cursos de graduação gratuitos
No Pantanal
Estrada que liga ponte do Naitaca a rodovia tem previsão de entrega antecipada para janeiro de 2022
Corumbá
Bombeiros evitam explosão de gás de cozinha em casa do centro
Corumbá
Motorista abandona condutor de moto ferido após colisão