Menu
sexta, 11 de outubro de 2024
Andorinha_Vai viajar?_Outubro 2024
Andorinha_Vai viajar?_Outubro 2024
Geral

Corumbá foi a cidade mais afetada pelo fogo no Brasil em agosto

12 setembro 2024 - 10h18Fernanda Palheta, CG News

Durante os 31 dias de agosto deste ano, uma área de 5,65 milhões de hectares foi atingida pelo fogo no Brasil. O número representa 49% de toda área queimada no País desde janeiro deste ano. No pior agosto da série do Monitor do Fogo, do MapBiomas, lançado nesta quinta-feira, 12 de setembro, Corumbá aparece como a cidade brasileira mais afetada. Segundo o levantamento, no último mês foram queimados 616.980 hectares.

Na sequência estão as cidades de Félix do Xingu, no Pará, e Amajari, em Roraima, com 277.951 hectares e 250.949 hectares, respectivamente.

Apesar de não sei o bioma mais atingido pelo fogo, houve um aumento de 249% da área queimada no Pantanal nos primeiros oito meses do ano em comparação à média dos cinco anos anteriores. Este ano 1,22 milhão de hectares foram afetados pelo fogo, 874 mil hectares a mais que a média. De acordo com os dados do Monitor do Fogo, 52% desse total queimou no último mês. Os 648 mil hectares queimados em agosto representam a maior área queimada já observada no Pantanal para esse mês.

O Cerrado foi o bioma com a maior área queimada em agosto, com 2,4 milhões de hectares, ou seja, 43% de toda a área queimada no Brasil no período. “Agosto trouxe um cenário alarmante para o Cerrado, com um aumento expressivo da área queimada, a maior nos últimos seis anos. O bioma, que é extremamente vulnerável durante a estiagem” detalha Vera Arruda, pesquisadora no IPAM e coordenadora técnica do Monitor do Fogo. 

Na sequência vem a Amazônia, com 2 milhões de hectares queimados no último mês. “No mês de agosto, o fogo na Amazônia avançou de maneira preocupante, com um aumento significativo na área queimada em comparação ao ano passado. Trinta por cento da área queimada foi de formação florestal. A combinação de atividades humanas e condições climáticas desfavoráveis, como a seca, está intensificando a ocorrência de incêndios, especialmente em áreas de pastagem e vegetação nativa.” detalha Ane Alencar, diretora de Ciências do IPAM e coordenadora do MapBiomas Fogo.

Segundo o monitoramento, a área queimada no Brasil este ano mais que dobrou. Foram 11,39 milhões de hectares, um crescimento de 116% na comparação com o ano passado, que representa 6 milhões de hectares a mais. Quase três em cada quatro hectares, ou sejam 70% das áreas queimadas foram de vegetação nativa. 

Outros biomas

Em agosto, 500 mil hectares foram queimados na Mata Atlântica. Isso representa um aumento de 683% em relação à média anterior. O total queimado entre janeiro e agosto deste ano foi de 615 mil hectares. Na Caatinga, 51 mil hectares foram queimados entre janeiro e agosto de 2024, um aumento de 22% em relação ao mesmo período de 2023, com 66% das queimadas concentradas em formações savânicas. Por outro lado, no Pampa, a área queimada entre janeiro e agosto de 2024 foi de 2,7 mil hectares, sendo o menor valor dos últimos três anos para esse período. Este padrão está associado com a maior umidade observada na região, com chuvas acima da média para o período. 

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Crime Ambiental
Assentado do Taquaral é multado por extração e queima ilegal de madeira
Campo Grande
Riedel e Tereza Cristina declaram apoio à Adriane no 2° turno em
Política
Projeto que prevê aportes na previdência é aprovado na Alems
Segurança Pública
MS intensifica combate ao tráfico e registra aumento de 33% nas apreensões de drogas
Fisco Municipal
Prazo para aderir ao "Regulariza Corumbá/2024" vai até 27 de novembro
Economia
Mato Grosso do Sul registra queda no comércio varejista em agosto
Cidadania
Projeto NAVIO disputa concurso de Inovação no Setor Público
Oportunidade
Inscrições para concurso dos Correios começam nesta quinta
Enem dos Concursos
Prazo para entrega de títulos do CNU é prorrogado para sexta-feira (11)
Cooperação
Apoio da Marinha no combate aos incêndios do Pantanal completa quatro meses

Mais Lidas

Oportunidade
Com vagas em MS, Correios abrem inscrições de concurso com salário até 10,3 mil
Polícia Federal
Família é acusada de provocar incêndio que viralizou durante o Banho de São João
39ª Mostratec 
Estudantes de Corumbá participarão da maior feira de ciência e tecnologia da América Latina
Situação crítica
Rio Paraguai registra recorde e Imasul emite alerta