Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Corumbá é o próximo destino para lançamento do livro ‘Prosa de Criança’

12 março 2019 - 18h03Sesc Corumbá

Depois de Três Lagoas e Ponta Porã, a equipe do Prosa e Segredo se prepara para o lançamento do livro, na unidade do Sesc em Corumbá. O evento acontecerá no sábado (16), a partir das 18 horas. As publicações serão entregues para as crianças participantes das oficinas de contação de histórias, realizadas em 2018, na primeira fase do projeto.

Ao todo, cinco municípios foram contemplados com o desenvolvimento de oficinas de criação literária ministradas para um total de 150 estudantes do ensino fundamental. O resultado foi compilado no livro que será ofertado aos participantes durante o lançamento, bem como para as bibliotecas das unidades do Sesc.

Em Corumbá, a influência da fronteira também é marcante, visto que é separada por pouco mais de 20 quilômetros de Puerto Suarez, na Bolívia. Além dos elementos absorvidos da cultura boliviana, a região é privilegiada com parte da paisagem do bioma Pantanal. Estes detalhes são identificados nos contos contados, escritos e desenhados pelas crianças durante as atividades de criação literária.

Mitologia regional – A história selecionada é representada pela ave símbolo do pantanal, ‘A lenda do Tuiuiú’. Conforme contada oralmente pelos familiares aos estudantes, em uma fazenda próxima a Corumbá existia uma fazenda, cujo dono sempre alimentava com migalhas de pão, um tuiuiú que visitava a propriedade.

Porém, um dia o homem morreu depois de ser picado por uma cobra venenosa e não apareceu mais para oferecer a comida ao amigo selvagem. Por isso, diz a lenda que até hoje a ave bate os pés no chão procurando as migalhas de pão.

E ainda tiveram mais ‘causos’ bem curiosos contados pelas crianças: a história de um avô que jura ter visto o Saci Pererê (personagem do folclore com uma perna só) e uma família de sitiantes que teve sete filhos, sendo seis meninas e o único menino ‘virou’ lobisomem. É história que não acaba mais...

Sobre o Prosa de Criança – a iniciativa é uma das etapas de trabalho do grupo de pesquisa Prosa e Segredo, que desde 2010 desenvolve ações de fortalecimento do patrimônio cultural imaterial e cultural da infância, com foco nos estudos de contação de histórias.

A realização do projeto Prosa de Criança foi possível em razão da aprovação no edital de Fundo de Investimentos Culturais (FIC/MS) e da parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc-MS).

Serviço – O lançamento do livro Prosa de Criança acontecerá no dia 16 de março, às 18, na Unidade do Sesc em Corumbá. O endereço é rua 13 de junho, 1.703. Telefone para informações: (67)3232-3130.

Acompanhe nossas redes sociais: https://www.facebook.com/prosaesegredo/  Facebook (Facebook); @prosaesegredo Instagram (Instagram); @prosaesegredo (Twitter) e [email protected]  Imagem relacionada (E-mail).

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia
Oportunidade
Com mais de 13 mil inscritos; concurso público da Prefeitura tem provas no domingo, dia 21
Saúde
Governo de MS cria comitê de saúde para monitorar doenças infecciosas

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal