Menu
quinta, 07 de dezembro de 2023
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Corumbá e mais três cidades de MS recebem melhorias na rede de abastecimento de água

15 agosto 2020 - 08h41Ascom Sanesul

Figueirão, Anastácio, Porto Murtinho e Corumbá estão passando pela setorização da rede de abastecimento de água. A Sanesul tem investido em projetos como este, fundamentais para o uso racional dos recursos naturais e melhorar a qualidade do serviço de abastecimento.

A setorização divide a rede em distritos, com o objetivo de facilitar a manutenção e diminuir os impactos causados durante a execução dos serviços, como por exemplo, a interrupção do fornecimento, além de reduzir as perdas de água, porque é possível controlar melhor a pressão da água na tubulação.

São várias as necessidades que podem ser atendidas em relação a um projeto de setorização. O foco é tornar os sistemas de abastecimento de água mais eficientes. Seja do ponto de vista energético, dividindo o abastecimento em áreas que aproveitem melhor a infraestrutura já existente, reduzindo a necessidade de bombeamento e custo de energia, ou ainda para a redução de perdas de água com:

  • Divisão em DMCs (Distritos de Medição e Controle), de forma que se controla toda a água que entra e é consumida, monitorando o volume perdido em áreas menores, inclusive possibilitando a identificação mais rápida de vazamentos. Torna possível saber em que parte da cidade está as maiores perdas e priorizá-las, tomando ações corretivas.
     
  • Divisão em Distritos de Manutenção - ao contrário dos DMCs, não se mede a entrada. A finalidade é reduzir a área de intervenção em momentos de manutenção na rede. São menores que os DMCs. Quando é preciso fazer manutenção, apenas essa pequena parte é fechada e o impacto da paralisação é mínimo. Quando o serviço é concluído, rapidamente a distribuição é restabelecida. Ajuda também a diminuir perdas de água com descargas menores de rede para secar a tubulação para iniciar os serviços.
     
  • Instalação de VRPs (Válvulas redutoras de pressão) - Se separa áreas da rede de distribuição onde a pressão é elevada e faz com que toda a água passe por uma válvula redutora de pressão antes de atender essa região. As pressões menores reduzem a ocorrência de rompimentos de rede e também os volumes perdidos em vazamentos, já que a quantidade de água que passa por um vazamento é proporcional a pressão na rede.
     
  • Zonas de Pressão - Divide-se o sistema de abastecimento por zonas de pressão, atendendo as partes mais baixas da cidade pelo reservatório apoiado e as partes mais altas pelo reservatório elevado. Assim como as VRPs, isso faz com que a pressão média dos sistemas diminua, e reduz a ocorrência de rompimentos, perdas de água por vazamentos e custos com energia, já que nem toda a água precisa ser bombeada para os reservatórios elevados.
     
  • Boosters: São sistemas de bombeamento intermediários na rede de distribuição. É possível separar áreas mais altas onde nem sempre a pressão é suficiente e instalar boosters que elevam a pressão somente naquela área, sem tornar necessário subir a pressão no restante do sistema. São soluções muito utilizadas em regiões com relevo mais acidentado, com morros, etc.

Para o gerente de sistema de abastecimento de água da Sanesul, Elthon Teixeira, a solução é escolhida dependendo de pré-avaliação do sistema da cidade. “Muitas vezes é possível integrar diversas dessas soluções em um único projeto. A Sanesul monitora constantemente os índices de perdas, custos com energia, qualidade no atendimento de pressões mínimas, paralisações e interrupções de manutenção e estabelece com base nesses dados quais são as cidades que precisam de projetos de melhoria com setorização. Muitas vezes começamos de um projeto macro, com ajuste de zonas de pressão, e após nova análise podemos propor setorização da cidade em DMCs. Mais adiante, é possível fazer distritos de manutenção dentro destes DMCs e assim por diante. Em outros casos podemos implantar tudo em um único projeto” explicou o gerente.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Tentativa de Homicídio
Autor de disparo que perfurou pulmão de vítima é preso pela PM
Pioneiro
IFMS firma acordo para ter emissora de rádio educativa
Reconhecimento
TRT/MS é Selo Diamante na maior avaliação do Poder Judiciário
Parceria
Programa Qualifica Ladário é renovado para 2024
Relação Comercial
Longen recebe presidente executivo do Ibá para apresentar potencialidades econômicas de MS
Positivo
Indústria de MS gerou mais de 11,4 mil novos postos de trabalho de janeiro a outubro de 2023
Economia
Em um ano, MS acumula reduções e isenções de impostos
Na Câmara
Projeto de Lei prevê maior publicidade das emendas parlamentares destinadas ao Município
Plantão
Homem alvejado por tiro sofre perfuração no pulmão
Últimas 24h
De surucucu a filhote de tucano, Bombeiros capturam quatro animais no plantão

Mais Lidas

Reconhecimento
Marinha do Brasil faz homenagem póstuma no sepultamento do Fuzileiro Naval Osório Xavier
Flagrante
Homem é preso vendendo drogas no bairro Nova Corumbá
Movimento Nacional
Trabalhadores da Embrapa Pantanal realizam paralisação nesta quarta-feira
Tecnologia
Aplicativo Para Ver Conversas Do WhatsApp de Outra Pessoa