
Ato simbólico marcou a chegada da vacina da Coronavac em Corumbá e Ladário e ambos os municípios já tem os primeiros imunizados contra a Covid-19, momento histórico e tão esperado pela população corumbaense e ladarense.
As doses disponibilizadas pelo Governo Federal e distribuídas pelo Governo do Estado chegaram nos municípios na madrugada desta terça-feira, 19 de janeiro e foram levadas para o Centro de Saúde Dr. Moisés dos Reis Amaral e para a Policlínica de Ladário na Rua Comandante Souza Lobo. Para Corumbá foram disponibilizadas 2.768 doses.
Os três primeiros imunizados em Corumbá foram a senhora Leonilda da Silva de 84 anos, do Asilo São José, a enfermeira de urgência e emergência do Pronto-Socorro Municipal, Maria Lúcia Braga, de 38 anos, e o indígena Severo Ferreira, da etnia guató.
O médico Manoel João que desde o início da pandemia atende na UTI destinada ao coronavírus também recebeu a primeira dose da vacina CoronaVac.
“A ciência sempre vai estar à frente de tudo, o que foi feito aqui hoje é um estudo da ciência. Considero um momento histórico, nesse momento de pandemia, onde a gente não via luz no fim do túnel”, disse o médico.
Manoel João ainda ressaltou que o tratamento precoce tem que continuar mesmo com a chegada da vacina. “Não é porque a ciência inventou a vacina que não terá indicação de medicamentos em alguns casos, então a vacina vai imunizar muita gente, mas o tratamento precoce deve continuar. Também é necessário continuar com todos os métodos de biossegurança”, afirmou ao Capital do Pantanal. .
A Covid causa ao paciente uma lesão corporal e a sensação de falta de ar “Então muitas vezes o paciente está em casa, muito cansado, mas ele não procurado ser medicado e só vai procurar quando já está em falência respiratória. Os cuidados precoces devem continuar mesmo com a vacina”, lembrou.
Nessa primeira fase das 2.768 doses que chegaram para a Cidade Branca serão destinadas 1295 para trabalhadores da saúde, 34 para trabalhadores de saúde da sala de vacinação, 15 para trabalhadores das instituições de longa permanência de idosos em residências inclusivas, 90 para pessoas idosas com 60 anos ou mais que moram em asilos, 86 para a população indígena e 18 para pessoas a partir de 18 anos com deficiência, totalizando 1538 pessoas imunizadas nessa primeira etapa.
De acordo as determinações do Plano Nacional de Imunização, serão vacinados nesta primeira etapa os Profissionais de Saúde e idosos acima de 75 anos do asilo, que serão prioritários devido ao número baixo de recebimento de doses da vacina.
Nesta quarta-feira, 20 de janeiro quatro equipes volantes para realizarem vacinação no PS (URR e drive thru covid); UPA; Centro de Atendimento a COVID; Cassems; SAMU. O posto de saúde da Ladeira será o Ponto Fixo na quarta para os Profissionais que não estarão no local de trabalho quando a equipe volante passar.

Ladário
A cidade vizinha também imunizou as primeiras pessoas em ato simbólica na Policlínica de Ladário. Os primeiros a serem imunizados na Pérola do Pantanal foram um médico e uma enfermeira do Centro de Atendimento a Covid do município.
Para Ladário chegaram 320 doses, e segundo a Secretária Municipal de Saúde, Josiane Braga de início serão imunizados 37% dos profissionais da saúde.
“A vacina é uma das principais medidas de prevenção na vida do ser humano. Combate inúmeras doenças, e no que tange a Covid 19 não é diferente. Tendo uma importância ímpar para o bem estar do cidadão. A partir de hoje estamos vivenciando uma nova fase, após muito trabalho estamos caminhando para dias melhores e vamos seguir caminhando”, disse a secretária ao Capital do Pantanal.
De acordo acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde em Ladário serão destinadas na primeira fase 176 para trabalhadores da saúde, 10 para trabalhadores de saúde da sala de vacinação, totalizando 186 pessoas imunizadas.
As vacinas são da fabricante Coronavac, do instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.


Deixe seu Comentário
Leia Também
Vereadores buscam emendas parlamentares para aquisição de vacinas contra a Covid-19

Projeto de Lei prevê criação de Subprefeituras no MunicÃpio de Corumbá

Covid-19: MS tem mais de 183 mil casos confirmados e 3,3 mil mortes

Cinco mil pessoas que vivem em áreas remotas do Pantanal terão energia elétrica

INSS de Corumbá não realiza perÃcia médica e complica vida de trabalhadores

Após briga mulheres são presas no bairro Aeroporto

PM prende irmãs após briga no Popular Nova

Trabalhador de fazenda na Região do Paiaguás está desaparecido

Preços de produtos industrializados sobem 3,36% em janeiro
