Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Corumbá e Ladário firmam compromisso para implantar aterro sanitário

11 maio 2019 - 09h02Prefeitura de Corumbá

As prefeituras de Corumbá e Ladário, na manhã desta sexta-feira, 10 de maio, firmaram o compromisso de instituírem as Comissões Especiais de acompanhamento para implantação do Aterro Sanitário que será gerido pelo Consórcio Público Intermunicipal para Gestão Associada de Aterro Sanitário para Tratamento e Destinação Final Adequada de Resíduos Sólidos da Região do Pantanal dos Municípios.

O Aterro Sanitário atenderá as duas cidades e sua implantação atende ao disposto na Lei nº 12.305/2010, que trata da Politica Nacional de Resíduos Sólidos e outros regulamentos específicos.

Diante disso, o Município de Corumbá dará seguimento aos projetos executivos e a finalização do Termo de Referência visando iniciar os procedimentos licitatórios, visto que já foram aprovados pelo FONPLATA, tendo, inclusive disponibilizado recursos para o avanço dessas tratativas.

"Os prefeitos de Corumbá e Ladário assumem as intenções para a construção do aterro sanitário que vai atender as duas cidades. A partir do momento que se estabelece um consórcio entre as cidades, é necessário constituir uma associação pública com a participação dos dois municípios. Com a constituição, temos o primeiro passo que é a assinatura dessas intenções para aquisição da área e para início dos projetos", explicou o procurador-geral do Município, Alcindo Cardoso do Valle Junior.

O aterro será construído em Ladário, em uma área de cerca de 70 hectares localizada na região próxima ao posto fiscal Lampião Aceso. "Formalizamos os procedimentos para darmos o próximo passo, que considero importante, que é a desapropriação do espaço onde será construído o aterro sanitário. A desapropriação é responsabilidade de Ladário. Após concretizarmos a desapropriação, Corumbá inicia o processo de licitação para definir a empresa que vai construir o aterro sanitário", disse o prefeito ladarense Iranil Soares.

"Saímos daqui com as condições para que Ladário dê entrada ao processo de desapropriação da área. Temos o aval do Fonplata, que também vai ter a participação no projeto e já começamos a desenhar a construção do aterro. Seremos pioneiros no estado", afirmou Marcelo Iunes.

Participaram da reunião além dos Prefeitos, o Secretário Municipal de Governo de Corumbá, Cássio Augusto da Costa Marques; Lígia Urdan, Superintendente de Obras Públicas do Município de Corumbá; Alcindo Cardoso do Valle Junior, Procurador-Geral do Município de Corumbá; Virgínia Barros Mello, Procuradora do Município de Corumbá; Juliana Gusmão, Analista Jurídico Municipal de Corumbá; Luiz Eduardo da Costa Urt, Diretor-Presidente da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural do Município de Ladário; Hedyl Marcos Benzi Filho, Secretário Especial de Fomento; Franklin Gonçalves Batista, Advogado do Município de Ladário e Renato Pedraza da Silva, Advogado Geral do Município de Ladário.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal