A Prefeitura de Corumbá ocupa a 31º posição do ranking nacional que mede a Transparência Pública dos Estados e Municípios. Os dados são da Controladoria Geral da União (CGU). A “Escala Brasil Transparente – Avaliação 360°” avaliou os 27 Estados da Federação e 665 municípios, todos com mais de 50 mil habitantes.
Em Mato Grosso do Sul, só Campo Grande foi mais bem avaliada que Corumbá, ocupando a 13ª colocação – apenas 0.20 pontos a mais que a Capital do Pantanal, que teve nota de 9,44. No topo da lista estão Londrina (PR) e Serra (ES), ambos com 9,95 pontos. O ranking completo pode ser conferido no site http://www.portaldatransparencia.gov.br.
“A Transparência é uma obrigação de todos os Poderes. Temos a Lei de Acesso à Informação e o Portal da Transparência é uma obrigação, mas manter o padrão de ter uma nota tão alta assim não é fácil e exige uma série de esforços do Poder Público municipal”, avaliou o secretário municipal de Governo, Cássio Augusto da Costa Marques.
“O que é muito importante salientarmos é o compromisso da atual Gestão de criar a rotina de monitoramento para acompanhar se todas as informações exigidas estão, de fato, no Portal da Transparência. Isso é um requisito da administração Marcelo Iunes, que valoriza e tem como prioridade a transparência de todos os atos públicos”, completou o secretário.
Para o chefe do Executivo municipal, o resultado é reflexo de uma série de ações traçadas para deixar toda população ciente e participativa do trabalho desenvolvido pela Prefeitura. “Estamos satisfeitos por estarmos conseguindo realizar um Governo justo, transparente e humanizado”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes.
EBT
A Escala Brasil Transparente (EBT) é uma metodologia para medir a transparência pública em estados e municípios brasileiros. A EBT foi desenvolvida para fornecer os subsídios necessários ao Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) para o exercício das competências que lhe atribuem os artigos 59 da Lei Complementar nº 101/2000 e 41 (I) da Lei de Acesso à Informação, assim como os artigos 68 (II) do Decreto nº 7.724/2012 e 18 (III), do Decreto nº 8.910/2016.
A EBT avalia o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI). Suas versões três versões concentram-se na transparência passiva e por isso foram realizadas solicitações reais de acesso à informação aos entes públicos avaliados. A partir da EBT, a CGU pretende aprofundar o monitoramento da transparência pública e gerar um produto que possibilite o acompanhamento das ações empreendidas por estados e municípios no tocante ao direito de acesso à informação.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky

Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral

Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos

Criança é socorrida após engolir pilha no Porto da Manga

Chegada do Papai Noel abre o Jardim de Natal na noite de hoje em Corumbá

Falta de energia interrompe fornecimento de água em Ladário



Em Mato Grosso do Sul, somente Campo Grande ficou melhor colocada que Corumbá. (Divulgação)


