A vacinação contra a febre aftosa começa oficialmente em Mato Grosso do Sul no dia 1° de maio e vai até 15 de junho para os proprietários das regiões do Planalto, Fronteira e Pantanal. Os proprietários da região do Pantanal que optarem pela vacinação de todo o rebanho em maio, deverão vacinar de 1º de maio a 15 de junho e o registro de 1º de maio até 2 de julho.
A previsão do Governo do Estado é de imunizar 21 milhões de animais entre bovinos e bubalinos nesta campanha. Somente no município de Corumbá serão vacinadas 2 milhões de cabeças e, em todo o Pantanal, o rebanho representa 40% do gado do Mato Grosso do Sul.
No Pantanal, em virtude do período de cheia, a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal - Iagro, responsável por acompanhar e fiscalizar a vacinação afirma que os proprietários que precisarem podem solicitar a antecipação da vacina desde o dia 16 de abril.
O produtor poderá solicitar a autorização ao órgão tanto para antecipar o período da vacina, quanto para imunizar o gado em trânsito ou ainda, vacinar o rebanho no destino final. “Com essas múltiplas soluções e o período flexível, torna o manejo mais fácil neste período crítico de cheia e dá segurança ao produtor rural”, explica o subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Corumbá, Luciano Leite.
A Iagro publicou instrução de serviço em que orienta produtores da região do Pantanal que em caso de enchente na propriedade, a retirada dos animais deve ser requerida junto ao órgão. Caso o destino seja informado previamente, será feita a emissão de GTA, caso não informe o local o serviço oficial deve controlar e acompanhar a movimentação dos animais.
A partir do dia 27 de abril o produtor poderá comprar a vacina contra a febre aftosa nas revendas do Estado, sem a necessidade de emissão de autorização de compra pela Iagro.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Veja cinco dicas para se preparar para o Enem 2020
IEL está com inscrições abertas para o curso de planejamento estratégico
SAÚDECentro e Borrowiski recebem ação de combate à dengue nesta sexta e sábado

Nascidos em julho podem sacar auxílio emergencial a partir de hoje

Jovem com mandado de prisão em aberto é preso no Loteamento Pantanal

Homem é preso por violência doméstica no Bairro Cristo Redentor

Corpo de Bombeiros resgata ave silvestre presa com linha de cerol em árvore

Com 1.101 vagas, inscrição para vestibular UEMS 2021 vai até 24 de janeiro
