Menu
terça, 16 de julho de 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Corumbá debate o Paradesporto em Festival da Inclusão na Apae

20 junho 2024 - 11h00Gesiane S. Lourenço

Nesta quinta-feira (20), na Apae de Corumbá, no bairro Maria Leite, professores de Educação Física e profissionais que atuam com crianças em idade escolar com deficiência participam do primeiro Festival da Inclusão, organizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

No evento, que acontece até às 17 horas de hoje, estão sendo abordados os fundamentos básicos do paradesporto, a atuação profissional com pessoas com deficiência, modalidades paralímpicas e iniciação às competições.

Além disso, o professor de Educação Física, Tibério Maribindo, demonstra uma visão geral do cenário paralímpico no Rio Grande do Norte, onde desenvolve projetos do Festival da Inclusão desde 2022.

"O Festival da Inclusão é dividido em dois momentos: o primeiro é formativo, com uma palestra de uma hora sobre o movimento paralímpico, seguida por uma oficina prática. Mostramos aos profissionais algumas formas de incluir crianças com deficiência nas aulas de Educação Física", explica o professor.

Professores de educação física e profissionais que atuam com crianças em idade escolar com deficiência participam do evento. Foto: Apae Corumbá

Na segunda etapa do curso, um circuito é montado com três estações, cada uma dedicada a uma modalidade diferente. Todos os participantes passam por essas estações, tendo a oportunidade de experimentar, de forma lúdica, gestos básicos e processos pedagógicos de iniciação.

"Essa é uma oportunidade para identificar crianças com deficiência que têm potencial para alguma modalidade esportiva. Fazemos o contato com a família, conversamos com o professor de Educação Física e estabelecemos um primeiro vínculo. Com certeza, a família se envolverá e o professor se engajará, oferecendo novas oportunidades para essas crianças", ressalta Maribondo.

Professores aprenderam como adaptar aulas para incluir alunos com deficiência na atividade. Foto: Apae Corumbá

Para a gerente de paradesporto da Fundesporte, Anne Talitha Silva, o Festival da Inclusão é um dia de capacitação que visa proporcionar aos alunos maior contato com o esporte paralímpico.

"O objetivo é fomentar e possibilitar aos municípios maior acesso ao esporte paralímpico. Trouxemos o professor Tibério Maribondo, responsável pelo paradesporto no Rio Grande do Norte, para iniciar esse trabalho aqui com o nosso primeiro festival", destaca a professora.

O diretor pedagógico da Apae Corumbá, Rafael Arnaldo, destacou a importância desse tipo de evento para o desenvolvimento da educação inclusiva na cidade.

"Professores puderam entender como a prática paradesportiva pode ser ministrada aos alunos com deficiência e os alunos participaram das modalidades. Eventos assim, além de capacitar, se tornam vitrine para evidenciar o trabalho da Apae". Confira vídeo com a fala do diretor na íntegra.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

BR 262
PRF apreende 20 kg de maconha em carro que seguia para Campo Grande
Dança & Teatro
Espetáculo "Corpo que eu habito" faz estreia nacional em Corumbá no dia 20 de julho
Ensino Superior
UFGD abre inscrições para vestibular com 1.459 vagas em 38 cursos
Inscrições abertas
Editais oferecem oportunidade para alavancar ideias de negócio relacionadas ao Cerrado e Pantanal
Irônico
Desembargador que hasteou bandeira da monarquia no TJ assume a justiça eleitoral de MS
Futebol
Costa Rica perde por 1x0 e classificação fica para a última rodada
Empreendedorismo
Mato Grosso do Sul registra 19 mil novas formalizações no primeiro semestre de 2024
20ª edição
Amistoso da Diversidade é domingo em Corumbá
Nacional
Atraso em sistema informático paralisa saques do Fundo PIS/Pasep
Operação Pantanal 2024
Previsão de temperatura alta e queda na umidade do ar é alerta para novos incêndios

Mais Lidas

20ª edição
Amistoso da Diversidade é domingo em Corumbá
Operação Pantanal 2024
Previsão de temperatura alta e queda na umidade do ar é alerta para novos incêndios
Tempo
Corumbá registra 11°C pela manhã e pode atingir a máxima de 28°C nesta segunda-feira
Temperatura deve subir ao longo da semana
Inscrições abertas
Editais oferecem oportunidade para alavancar ideias de negócio relacionadas ao Cerrado e Pantanal