Menu
terça, 24 de junho de 2025
Andorinha 77 anos - junho de 2025
Andorinha 77 anos - junho de 2025
Geral

Corumbá dá inicio ao mutirão gratuito de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional

12 maio 2025 - 09h52Gesiane S. Lourenço

Começou hoje, 12 de maio, o mutirão gratuito de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, para reduzir a fila de espera pelo serviço na cidade. Até sexta-feira, 15, 400 pessoas previamente agendadas devem comparecer no CAC (Centro de Atendimento ao Cidadão, localizado na rua Dom Aquino, 1119, Centro, para realizar o atendimento que acontece nos períodos da manhã, das 07h30 às 11h30, e da tarde, das 13h30 às 17 horas.

Bia Cavassa acomponha a realização do Mutirão. Foto: Clóvis Neto/PMC

A vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Bia Cavassa, destacou a adesão ao mutirão como sinal da necessidade da população. “Os 400 documentos oferecidos tiveram os agendamentos rapidamente esgotados, o que mostra que a demanda é grande”, afirmou. “Vamos seguir trabalhando para continuar garantindo cidadania, por meio da documentação, para a nossa população”, completou.

A inscrição para o mutirão foi disponibilizada na última quinta-feira, 8, e as vagas foram esgotadas em apenas 30 minutos, comprovando a alta demanda da população pelo documento, que em Mato Grosso do Sul é emitido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado. A ação foi articulada pelo deputado estadual Paulo Duarte, a partir de solicitação feita pelo vereador Chicão Vianna, com apoio da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Bia Cavassa afirma que um segundo mutirão já está sendo articulado junto ao governo.

Para Mateus Márcio de Souza Malheiros, de 27 anos, vendedor, a oportunidade veio em boa hora. “Eu não estava conseguindo de jeito nenhum, já fazia um tempão que tentava”, relatou. Segundo ele, foi a esposa quem encontrou o anúncio da ação e o avisou. “É muito importante, porque tem muita gente precisando. No meu caso, ainda tenho aquela mancha preta no RG, então preciso refazer. Hoje em dia, banco, qualquer coisa que você vai fazer, não aceita mais documento assim.”

Mutirão irá emitir 400 novas Carteiras de Identidade Nacional. Foto: Clóvis Neto/PMC 

A emissão da primeira via da CIN é gratuita. Para ser atendido, deve apresentar a certidão de nascimento original e legível e o CPF, se tiver. Também podem ser levados documentos complementares, como NIS, PIS, Pasep, título de eleitor, identidade profissional, CTPS, certificado militar, comprovante de tipo sanguíneo com exame laboratorial, atestado médico, requerimento de nome social e cartão do SUS. *Com informações da PMC

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Prestação de Serviço
Prefeitura entrega carteiras de identidade emitidas em mutirão realizado em maio
Oportunidade
Últimos dias de inscrições para 230 vagas de Bombeiros temporários
Esporte
Charles do Bronx volta a MS para evento de MMA em Corumbá
Plantão
Briga por causa de mulher termina com rapaz esfaqueado no Cravo Vermelho
Bombeiros realizaram o resgate já na madrugada desta segunda-feira, 23
Plantão
Idosa sofre suspeita de fratura, hemorragia e perde dentes em atropelamento na parte alta
Tempo
Semana começa com vento moderado e céu nublado
Corumbá e Ladário têm mínima de 14°C e máxima de 24°C
esporte
Corumbaense Eduardo Melo é campeão e promessa do Sub-14 paulista
geral
Clarão surpreende Corumbá e outras cidades de MS; hipótese é lixo espacial
cidades
Quase metade da população jovem de MS trabalha, mas não estuda
oportunidade
Órgãos públicos abrem vagas com salários de até R$ 11 mil em MS

Mais Lidas

Polícia
Homem flagrado com skunk é preso pela segunda vez no mês em Corumbá
Política
Asilo São José recebe veículo com verba do Fundo Municipal da Pessoa Idosa
Plantão
Briga por causa de mulher termina com rapaz esfaqueado no Cravo Vermelho
Bombeiros realizaram o resgate já na madrugada desta segunda-feira, 23
Cultura
Concurso de Quadrilhas Juninas anima Arraial do Banho de São João no Porto Geral