Menu
sábado, 24 de julho de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Expresso Mato Grosso - Promoção de Junho
Geral

Corumbá confirma o primeiro óbito por dengue

03 maio 2019 - 07h03Prefeitura de Corumbá

Foi confirmado o primeiro óbito, em Corumbá, por dengue grave, o paciente, de 18 anos, morador do bairro Borrowski, procurou atendimento no dia 26, quando foi ao Pronto Socorro pela manhã e imediatamente já foi internado. Devido ao avanço da doença veio a óbito no dia 29, com insuficiência renal causada por dengue.

O Centro de Controle de Vetores encontrou diversos criadouros na região em que o paciente morava, sendo que em somente uma residência foi encontrado 33 focos com larvas. Foi realizado novamente bloqueio mecânico, com identificação e eliminação dos criadouros, bloqueio químico com aplicação de fumacê e larvicida.

Somente este ano, os Agentes de Endemias de Corumbá fizeram mais de 58 mil visitas domiciliares, para realização de bloqueios e ações de prevenção.

Neste ano, em Corumbá, já foram realizadas cerca de 630 notificações de Dengue, 20 notificações de Zika e 21 de Chikungunya, principalmente nos bairros: Centro, Cristo, Universitário, Popular Velha e Popular Nova.

Segundo último o boletim epidemiológico do Governo do Estado, divulgado na semana passada, dia 24, em todo o Estado já foram confirmadas 14 mortes pela dengue.

Reforçamos a importância da população procurar atendimento na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, assim que começar sentir alguns desses sintomas, que são: febre alta com início súbito (entre 39º a 40º C); forte dor de cabeça; dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos; manchas e erupções na pele, pelo corpo todo, normalmente com coceiras; extremo cansaço; moleza e dor no corpo; muitas dores nos ossos e articulações; náuseas e vômitos.

Desde o início do ano o Município tem intensificado o combate e as ações de conscientização, com a realização de vistas domiciliares, criação de salas de situação, capacitação dos profissionais de saúde, mutirão de limpeza da Secretaria de Infraestrutura, ações educativas nas escolas, além do apoio do Exército e da Marinha. A administração municipal tem pedido constantemente o apoio da população, que possui um papel fundamental nesta guerra, para manter seus quintais limpos.

A Secretaria de Saúde de Corumbá disponibiliza telefones para moradores denunciarem locais com possíveis foco. O anonimato é garantido.

Ligue 08006472255 / 08006472109 / 3233-2783.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Acidente
Motociclista fratura clavícula após perder controle em lombada
Bombeiros
Incêndio urbano atinge vegetação em morraria com difícil acesso
Município
Decreto prorroga por mais 14 dias medidas para diminuir contaminação pela Covid-19
Decisão Popular
Servidores optaram por receber o 13° salário de forma integral em dezembro
Previsão
Sancionada LDO que prevê receita de R$ 18,47 bilhões para MS em 2022
Esperança
Taxa de contágio da Covid se mantém abaixo de 0,90 há uma semana em MS
Investigação
Caso Maria Stella Coimbra: jovem teria fotografado documento do suposto estuprador
Sem contrato
Santa Casa de Corumbá perde serviço de Urologia
Tempo
Final de semana continua com alerta para tempo seco em Mato Grosso do Sul
Facilidade
Saúde credencia laboratório e exames podem ser agendados na própria unidade de saúde

Mais Lidas

Briga de Família
Idoso é socorrido com três perfurações de faca no abdômen
Crime Ambiental
Fazendeiro é multado em R$ 246 mil por incêndio em 821 hectares no Pantanal
Combate
Incêndio atinge 3 hectares de vegetação na área urbana de Corumbá
Facilidade
Saúde credencia laboratório e exames podem ser agendados na própria unidade de saúde