Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Corumbá celebra aniversário com retomada de desenvolvimento

21 setembro 2021 - 08h14Redação

Após um ano e seis meses de muito sofrimento por conta da pandemia da Covid-19, que exigiu esforços redobrados de todos os setores públicos e também da sociedade em geral, Corumbá está retomando o seu desenvolvimento. Os casos de contaminação pelo coronavírus caíram sensivelmente nos últimos dias, e, em setembro, a cidade não registrou nenhum óbito. 

Hoje, 21 de setembro, Corumbá comemora 243 anos de fundação, e essa redução dos casos e dos óbitos, são motivos para celebrar a data, tanto que, na semana passada, o prefeito Marcelo Iunes lançou um pacote de obras que vai trazer benefícios à população, além de gerar emprego e renda para o povo corumbaense. 

“Tudo isso é um grande motivo para comemorarmos os 243 anos de Corumbá. Lamentamos profundamente as mortes pela Covid. Perdemos amigos,  parentes, corumbaenses, sul-mato-grossenses, brasileiros, nesse período. Mas, estamos vencendo. Temos que continuar esse trabalho para, com fé em Deus, e com a ciência sempre presente, possamos em breve, voltar ao normal”, destacou o presidente da Câmara de Corumbá, vereador Roberto Façanha. 

Ele ressaltou que os números atuais são resultados de “um trabalho sério, voltando sempre para o bem-estar da população, desenvolvido por meio de uma parceria entre a Prefeitura, o Governo do Estado e o Governo Federal, com apoio importante do Poder Legislativo que sempre esteve ao lado do Município, atuando de forma séria, sempre visando a saúde da  nossa população”. 

Façanha acrescentou que essa parceria trouxe resultados altamente positivos, resultando inclusive na vacinação em massa da população, “um dos principais fatores pela redução dos casos de contágio e óbitos causados pela Covid-19”. 

“A Câmara tem sido parceira da Prefeitura nas ações de combate e prevenção à Covid, votando projetos importantes encaminhados pelo Poder Executivo, para dar sequência ao trabalho desenvolvido na cidade, e isso tem surtido efeito positivo. Além disso, buscou apoio de parlamentares, tanto na Assembleia Legislativa, quando da Câmara Federal (deputados e senadores), para reforçar ainda mais as ações na cidade”, continuou. 

O presidente acrescentou que, graças a esse trabalho em parceria, Corumbá está muito melhor estruturado hoje, no que se refere a atendimento hospitalar. Recursos que chegaram para implantação de hospital de campanha, com a anuência da Câmara, foram aplicados em melhorias na própria Santa Casa de Corumbá, que acabou disponibilizando um Pronto Socorro para a Covid, e que continua ativo, em condições de atender pacientes com outras doenças. “Se fosse aplicado no hospital de campanha, hoje não teríamos essa estrutura que existe no nosso hospital”, lembrou. 

Retomada do Desenvolvimento 

As ações de combate e prevenção à Covid, conforme Roberto, vão continuar de forma intensa. Mas, citou que é importante o Poder Executivo pensar no futuro, na retomada do desenvolvimento da cidade. E nesse sentido, o vereador destacou um outro fator importante para a celebração dos 243 anos de fundação: o lançamento de um pacote de obras anunciado na última sexta-feira pelo prefeito Marcelo Iunes. 

São R$ 94.383.440,44 em mais de 50 ações nas áreas da saúde, infraestrutura urbana, educação, assistência social, esporte e lazer, como a construção de um segundo piso do Centro de Especialidades Médicas, em parceria com o Estado. 

A construção de uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) no bairro Cristo Redentor; construção de um ponto de apoio para a Unidade de Saúde do Tamarineiro; construção de uma nova Unidade de Saúde no Taquaral; reforma da Unidade de Saúde do assentamento Mato Grande, além de outras, grande parte fruto de solicitações feitas pela Câmara Municipal de Corumbá, pelos vereadores corumbaenses. 

Estão previstas ainda obras no setor de infraestrutura da cidade, muitas das quais, reivindicadas pela Câmara em atendimento à comunidade corumbaense, como pavimentação (asfalto e lajotamento) em bairros como o Previsul, Industrial, Jatobazinho, Guatós, Jardim dos Estados, entre outros. 

No lançamento do pacote de obras, o prefeito destacou que uma preocupação da administração será a recuperação do pavimento na região do Guatós e parte alta, que será estendido em toda a cidade. “É uma reivindicação que estamos sempre fazendo ao prefeito, e que está sendo atendida. É importante termos ruas em boas condições de tráfego, para melhorar a acessibilidade de uma forma geral”, afirmou. 

“Por tudo isso, temos muitos motivos para comemorar os 243 anos de Corumbá”, destacou. “Câmara tem sido parceira do Município nas ações de prevenção e combate à dengue, bem como em projetos necessários e importantes para dar continuidade ao desenvolvimento da cidade, inclusive buscando apoio de parlamentares, tanto em Campo Grande como em Brasília, para viabilizar emendas importantes para o desenvolvimento de obras e serviços que vão contribuir para a retomada do desenvolvimento da cidade, após período de epidemia”, completou. 

 

Informações da Câmara Municipal de Corumbá

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Administração
Taxa de Atividade de Ambulante, Eventual e Feirante pode ser parcelada em 3 vezes
Flagrante
Brasileiro é preso com 4kg de Skunk em ônibus que seguia para Campo Grande
Pesquisa
Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave
Incentivo
Prefeito entrega uniformes escolares e esportivos para alunos da Rede Municipal de Ensino
No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Na ALEMS
Projeto de Lei obriga planos de saúde justificarem negativa de cobertura
PF
Agendamento on-line para emissão de passaporte volta a funcionar
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Meio Ambiente
Edital anuncia R$ 10 milhões para instituição atuar na preservação do Rio Taquari

Mais Lidas

Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Esclarecimento
Ladário diz que advogada só recebe os 12 milhões se ganhar a causa
Estados Unidos
Em Nova Iorque, presidente do IHP fortalece a conservação do Pantanal como necessidade mundial
Meio Ambiente
Biomassa é o caminho para Mato Grosso do Sul evoluir rumo à transição energética