Menu
quinta, 21 de outubro de 2021
Andorinha - Setembro e Outubro
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

Corumbá celebra aniversário com retomada de desenvolvimento

21 setembro 2021 - 08h14Redação

Após um ano e seis meses de muito sofrimento por conta da pandemia da Covid-19, que exigiu esforços redobrados de todos os setores públicos e também da sociedade em geral, Corumbá está retomando o seu desenvolvimento. Os casos de contaminação pelo coronavírus caíram sensivelmente nos últimos dias, e, em setembro, a cidade não registrou nenhum óbito. 

Hoje, 21 de setembro, Corumbá comemora 243 anos de fundação, e essa redução dos casos e dos óbitos, são motivos para celebrar a data, tanto que, na semana passada, o prefeito Marcelo Iunes lançou um pacote de obras que vai trazer benefícios à população, além de gerar emprego e renda para o povo corumbaense. 

“Tudo isso é um grande motivo para comemorarmos os 243 anos de Corumbá. Lamentamos profundamente as mortes pela Covid. Perdemos amigos,  parentes, corumbaenses, sul-mato-grossenses, brasileiros, nesse período. Mas, estamos vencendo. Temos que continuar esse trabalho para, com fé em Deus, e com a ciência sempre presente, possamos em breve, voltar ao normal”, destacou o presidente da Câmara de Corumbá, vereador Roberto Façanha. 

Ele ressaltou que os números atuais são resultados de “um trabalho sério, voltando sempre para o bem-estar da população, desenvolvido por meio de uma parceria entre a Prefeitura, o Governo do Estado e o Governo Federal, com apoio importante do Poder Legislativo que sempre esteve ao lado do Município, atuando de forma séria, sempre visando a saúde da  nossa população”. 

Façanha acrescentou que essa parceria trouxe resultados altamente positivos, resultando inclusive na vacinação em massa da população, “um dos principais fatores pela redução dos casos de contágio e óbitos causados pela Covid-19”. 

“A Câmara tem sido parceira da Prefeitura nas ações de combate e prevenção à Covid, votando projetos importantes encaminhados pelo Poder Executivo, para dar sequência ao trabalho desenvolvido na cidade, e isso tem surtido efeito positivo. Além disso, buscou apoio de parlamentares, tanto na Assembleia Legislativa, quando da Câmara Federal (deputados e senadores), para reforçar ainda mais as ações na cidade”, continuou. 

O presidente acrescentou que, graças a esse trabalho em parceria, Corumbá está muito melhor estruturado hoje, no que se refere a atendimento hospitalar. Recursos que chegaram para implantação de hospital de campanha, com a anuência da Câmara, foram aplicados em melhorias na própria Santa Casa de Corumbá, que acabou disponibilizando um Pronto Socorro para a Covid, e que continua ativo, em condições de atender pacientes com outras doenças. “Se fosse aplicado no hospital de campanha, hoje não teríamos essa estrutura que existe no nosso hospital”, lembrou. 

Retomada do Desenvolvimento 

As ações de combate e prevenção à Covid, conforme Roberto, vão continuar de forma intensa. Mas, citou que é importante o Poder Executivo pensar no futuro, na retomada do desenvolvimento da cidade. E nesse sentido, o vereador destacou um outro fator importante para a celebração dos 243 anos de fundação: o lançamento de um pacote de obras anunciado na última sexta-feira pelo prefeito Marcelo Iunes. 

São R$ 94.383.440,44 em mais de 50 ações nas áreas da saúde, infraestrutura urbana, educação, assistência social, esporte e lazer, como a construção de um segundo piso do Centro de Especialidades Médicas, em parceria com o Estado. 

A construção de uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) no bairro Cristo Redentor; construção de um ponto de apoio para a Unidade de Saúde do Tamarineiro; construção de uma nova Unidade de Saúde no Taquaral; reforma da Unidade de Saúde do assentamento Mato Grande, além de outras, grande parte fruto de solicitações feitas pela Câmara Municipal de Corumbá, pelos vereadores corumbaenses. 

Estão previstas ainda obras no setor de infraestrutura da cidade, muitas das quais, reivindicadas pela Câmara em atendimento à comunidade corumbaense, como pavimentação (asfalto e lajotamento) em bairros como o Previsul, Industrial, Jatobazinho, Guatós, Jardim dos Estados, entre outros. 

No lançamento do pacote de obras, o prefeito destacou que uma preocupação da administração será a recuperação do pavimento na região do Guatós e parte alta, que será estendido em toda a cidade. “É uma reivindicação que estamos sempre fazendo ao prefeito, e que está sendo atendida. É importante termos ruas em boas condições de tráfego, para melhorar a acessibilidade de uma forma geral”, afirmou. 

“Por tudo isso, temos muitos motivos para comemorar os 243 anos de Corumbá”, destacou. “Câmara tem sido parceira do Município nas ações de prevenção e combate à dengue, bem como em projetos necessários e importantes para dar continuidade ao desenvolvimento da cidade, inclusive buscando apoio de parlamentares, tanto em Campo Grande como em Brasília, para viabilizar emendas importantes para o desenvolvimento de obras e serviços que vão contribuir para a retomada do desenvolvimento da cidade, após período de epidemia”, completou. 

 

Informações da Câmara Municipal de Corumbá

Deixe seu Comentário

Leia Também

Região Central
PM prender autor de furto e recupera objetos
Outubro Rosa
Bia Cavassa faz doação em apoio a campanha Lenço Solidário
Colônia do Bracinho
Pantaneiro denuncia construção de barragem no Rio Taquari
11.817 mil testes analisados
Estudo da Janssen na região de fronteira mostra eficácia de 50% da vacina e redução de 90% em óbitos
Oportunidade
Inscrições abertas para concurso público de procurador do Estado, com salário de R$ 25 mil
Agenda Política
Presidente Regional do Democracia Cristã visita cidades do interior de MS
Retomada da Economia
Setor de bares e restaurantes aumenta as contratações e retoma movimento
246 quilos de cocaína
Dracco assume investigação da queda do helicóptero do tráfico em Ponta Porã
Dois brasileiros foram presos
Denunciado por participação no roubo de aeronaves em Aquidauana é preso na Bolívia
Imunização
Veja quem pode se vacinar contra Covid em Corumbá nesta quinta e sexta

Mais Lidas

Qualificação
Ministério da Educação anuncia formação para professores da educação infantil
Previsão Meteorológica
Tempo fica firme, mas nova frente fria promete mais chuva para o final de semana
Acidente de Trânsito
Mulher sofre fratura na perna em queda acidental de moto
Destaque
Vereador pede fim do toque de recolher e do uso de máscara em ambientes abertos