Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Corumbá celebra 196 anos da Independência do Brasil com desfile cívico-militar

08 setembro 2018 - 18h26Prefeitura Muniipal de Corumbá

Os 196 anos da Independência do Brasil foram celebrados na manhã desta sexta-feira, 07 de setembro, com o hasteamento da Bandeira Nacional, na praça da Independência, seguido pelo tradicional desfile cívico-militar na avenida General Rondon.

A solenidade de hasteamento da bandeira reuniu autoridades civis e militares e população. Os hinos Nacional e da Independência foram executados, em conjunto, pelas bandas do 6º Distrito Naval, da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira e do município Manoel Florêncio, enquanto o prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, hasteou o pavilhão nacional.

Na cerimônia na praça o comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, general de brigada Ricardo Piai Carmona, afirmou que o “Exército Brasileiro está sempre pronto para cumprir sua missão constitucional de defender a Pátria”. O general destacou ainda que a data reforça a democracia do país. O comandante do 6º Distrito Naval, contra-almirante Carlos Eduardo Horta Arentz, também participou da solenidade.

Após hastear o Pavilhão Nacional, o prefeito Marcelo Iunes, destacou que momentos da história de Corumbá se relacionam com a história brasileira, pelo fato de muitos acontecimentos importantes na História do Brasil ocorreram em solo corumbaense.

Iunes ressaltou a celebração conjunta da data pelo Município e Forças Armadas e reforçou que a Prefeitura tem na Marinha e Exército grandes parceiros na promoção do bem estar da população corumbaense. “Somos parceiros, quando a Prefeitura precisa, os militares do Exército e Marinha estão sempre a postos para ajudar ao município e sua população”, declarou.

Desfile

Após a cerimônia de hasteamento da bandeira nacional teve início o desfile cívico-militar na avenida General Rondon. Dividido em duas partes, o desfile teve duração aproximada de 50 minutos.

Na primeira delas, desfilaram as Forças Armadas e Forças Auxiliares. A apresentação militar contou com a Guarda das Bandeiras Históricas com os pavilhões adotados pelo Brasil desde a chegada portuguesa, em 1500, até a proclamação da República, em 1889. A passagem dos militares contou com representações da Marinha; Exército; Força Aérea; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; Polícia Militar Ambiental (PMA) e Guarda Municipal. Os militares ainda apresentaram as viaturas táticas utilizadas no cotidiano das ações de defesa dos rios e território pantaneiro e garantia da segurança pública dos moradores de Corumbá e Ladário.

Na apresentação civil, a Banda de Música Manoel Florêncio foi a primeira a passar pela Avenida. Representações de escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) e Rede Estadual de Educação Infantil desfilaram em homenagem à Independência do Brasil. Também se apresentaram os Clubes dos Desbravadores e dos Aventureiros – entidades que promovem o Escotismo na região.

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia
Oportunidade
Com mais de 13 mil inscritos; concurso público da Prefeitura tem provas no domingo, dia 21
Saúde
Governo de MS cria comitê de saúde para monitorar doenças infecciosas

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal