A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, será realizada no período de 10 de abril a 31 de maio de 2019, sendo 04 de maio, o dia de mobilização nacional.
Devido ao cronograma de entrega das vacinas pelo Ministério da Saúde, no primeiro momento a prioridade é vacinar idosos, com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses até menores de 6 anos, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto).
Após o dia 22, será a vez dos os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
A meta é vacinar, pelo menos, 90% do público-alvo. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Cabe ressaltar que também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.
Prevenção
A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Idosos de 77 anos já podem se vacinar contra a Covid-19

Anvisa diz que vacinas usadas no Brasil são seguras

André e Rose lideram 1ª pesquisa para o Governo em eleição 2022

Vereador propõe penalidades para quem não cumprir a ordem de vacinação dos grupos prioritários
Técnicos de Enfermagem são convocados em processos seletivos da Funsau

PMA realiza trabalhos de orientação sobre minhocas em casas de iscas no MS

PMA autua morador de Corumbá por transporte ilegal de pescado

Vereador pede relatório da OI sobre período de interrupção do sinal de Internet na cidade
