Os gêmeos Cosme e Damião são santos da Igreja Católica Romana, cujo dia no calendário cristão é 26 de Setembro. Já na Umbanda e seu sincretismo religioso, o dia de comemoração é 27 de Setembro - e é justamente a data que caiu no gosto popular, quando as pessoas saem às ruas em busca dos doces. Esta seria uma prova da força da influência umbandista na cultura local e do forte sincretismo religioso presente na comunidade pantaneira.
A tradição que sempre foi muito forte em Corumbá, ano após ano tem perdido representativade. Anos atrás, desde as primeiras horas do dia, os fogos anunciavam as casas onde haveria a distribuição dos doces, porém atualmente, a realidade é bastantes diferente. O movimento da corrida dos doces já não é tão visto na área central, ficando mais concentrado nos bairros da parte alta da cidade, mesmo assim, o alerta para condutores é mantido pela Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat) de Corumbá. Principalmente porquê algumas pessoas preferem fazer a distribuição dos doces em carros, que durante o trajeto entregam os saquinhos causando filas.
Outra parte dos devotos, preferem realizar festas e almoços beneficentes, como o caso de Tatiana Amorim, devota do bairro Centro América, que hoje faz um churrasco para 200 pessoas erm situação de vulnerabilidade em devoação e agradecimento à Cosme e Damião. "Minha vó era devota e após o falecimento dela eu mantive a promessa todos os anos", disse Tatiana ao Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 52 milhões

Procon encontra produtos vencidos em mercado de Corumbá

Incêndio em conveniência mobiliza Bombeiros ao Cristo Redentor

Entre Elas: uma loja que nasceu de uma conversa e de um propósito
Terça-feira amanhece com chuva em Corumbá e Ladário
Região tem mínima de 18°C e máxima de 33°C

MP apura pagamento irregular a conselheira tutelar na Prefeitura de Ladário

Capital do Pantanal e Boca do Povo fecham parceria no rádio e revista

Agentes de trânsito concluem capacitação e recebem certificados

Emendas somam R$ 217 mil e são entregues a instituições de Corumbá



A distribuição de doces de Cosme e Damião ainda é viva em Corumbá, principalmente nos bairros da parte alta. (Capital do Pantanal)


