Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Corredor Bioceânico traz perspectivas positivas a economia do Brasil

30 julho 2016 - 09h43Notícias MS

Os painéis ministrados na parte da tarde durante o Seminário Corredor Bioceânico Rodoviário ‘Brasil, Paraguai, Argentina e Chile’, realizado nesta sexta-feira (29), no Hotel Deville Prime, abordaram temas como perspectivas dos países integrantes, oportunidades comerciais, investimentos e incentivos. Também foram apresentadas as experiências internacionais na implantação do Corredor Mesoamericano de Integração e do Unipass, um sistema sul-coreano utilizado dar linearidade a procedimentos alfandegários.

Para o ministro de carreira do Ministério das Relações Exteriores e coordenador de Assuntos Econômicos da América Latina e Caribe, João Carlos Parkinson, a via Bioceânica será um vetor de desenvolvimento econômico, ferramenta de apoio à integração produtiva e à internacionalização. “Temos que pensar que essa rota não irá beneficiar apenas os países pelos quais ela passar, mas toda a região no entorno. É preciso começarmos a pensar sobre a internacionalização e a ver mais oportunidades na fronteira. Faz- se necessário ampliar nosso entorno geográfico e isso deve ser uma oportunidade e não uma barreira. Se somarmos esforços estaremos preparados para melhor enfrentar os desafios na atualidade”, disse, durante palestra sobre o Significado da Implantação do Corredor Rodoviário Bioceânico.

Representantes da Argentina apresentaram a infraestrutura e as oportunidades de investimentos comerciais das províncias de Salta e Jujuy, onde destacou-se o Plano Belgrano, principal norteador dos investimentos argentinos em infraestrutura. Também foram expostas as estruturas dos principais portos chilenos de Antofagasta, Arica e Iquique, que juntos receberão investimentos de U$ 64,3 milhões para reparos e expansão.

Também foram temas dos painéis, as oportunidades e os investimentos para Mato Grosso do Sul com a concretização do Corredor. Segundo o diretor de Gestão Estratégica da Fiems, Rodrigo Benavides, frigoríficos de bovinos, aves e suínos, o setor sucroenergético, a construção e o papel e celulose são alguns dos produtos que poderão ser escoados. Outra vantagem apontada  com a concretização da Rota foi o redirecionamento das exportações de maior valor agregado para a Ásia, o favorecimento da importação para derivados do cobre, adubos, fertilizantes e o estímulo da indústria e do comércio sub-regional. “Podemos ainda fortalecer os elos de produção, redirecionar commodities, incorporar novas áreas e principalmente posicionar o turismo como atividade estratégica”, explanou.  

De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, a expectativa de Mato Grosso do Sul ao realizar o Seminário era justamente aproximar os quatro países e inteirar a sociedade sobre o projeto. “Uma das nossas intenções era que a população sentisse mais de perto esse sonho que está virando realidade. Tenho certeza que todos sairão daqui hoje com a sensação de ter feito seu dever de casa enquanto integrante desse grupo. Fizemos o possível para que esse encontro acontecesse e espero que o evento tenha despertado um sentimento de pertencimento e concretize novas ações”, pontuou.

Ao final do evento foram apresentados pelo ministro Parkinson os resultados do Seminário, e agendada a data do próximo encontro do Grupo de Trabalho da Rota, que acontecerá em setembro, em Salta, na Argentina.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia
Oportunidade
Com mais de 13 mil inscritos; concurso público da Prefeitura tem provas no domingo, dia 21
Saúde
Governo de MS cria comitê de saúde para monitorar doenças infecciosas
Turismo
Profissionais do Nordeste do Brasil recebem capacitação sobre destinos turísticos de MS
Destaque
Mato Grosso do Sul é o 2º estado brasileiro com melhor taxa de investimentos

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo