Menu
sexta, 18 de junho de 2021
Andorinha - Maio
Andorinha - Maio
Geral

Cordões, corso e pastorinhas resgatam o romantismo do carnaval de Corumbá

21 fevereiro 2017 - 11h09Notícias MS

A cultura corumbaense é rica em detalhes históricos e culturais. E mesmo durante o carnaval, antigos costumes vêm sendo resgatados e mostrados da maneira mais fiel possível aos foliões que prestigiam a terça-feira de momo. A apresentação dos cordões, pastorinhas e o corso (desfile de carros antigos e enfeitados) enfatiza a tradição carnavalesca originada em 1870 no país, bem como evidencia o lado romântico da festa.

Formados por pessoas humildes, os cordões, alguns fundados há mais de 80 anos, eram acompanhados por instrumentos de percussão e com fantasias características de reis e rainhas. A característica principal dos cordões é o estandarte. Cada um possuía o seu e procurava torná-lo mais luxuoso. A partir dai deram inicio as competições que concediam prêmios aos melhores.

A União dos Cordões Carnavalescos levará para avenida a competição acirrada entre os cordões Paraíso dos Foliões, Cinelândia, Flor de Corumbá e Cravo Vermelho. Desde 2005, os quatro retornaram ao cenário carnavalesco da cidade e, desde então, atraem cada vez mais integrantes e público para reviver a tradição do desfile dos cordões. A prefeitura reservou a última noite de folia para o Carnaval Cultural.

Bloco da Bolívia 

O primeiro a se apresentar na passarela do samba – o circuito do carnaval compreende a rua Frei Mariano e a Avenida General Rondon, onde fica a estrutura de camarote, palco, arquibancadas e praça de alimentação – será o Paraíso dos Foliões, criado em 1933. Na sequência desfilam Cinelândia, criado em 1960; Flor de Corumbá, fundando em 1933; e, finalizando, Cravo Vermelho, criado em 1944.

O desfile acontecerá na terça-feira, 28, a partir das 19h. Após os cordões, haverá uma apresentação especial de um bloco vindo da Bolívia para mostrar as tradições do país vizinho. O corso será o abre-alas do Carnaval Cultural, seguido dos bonecões inspirados em personalidades locais, ala das pastorinhas, blocos dos marinheiros, palhaços e do frevo.

Apoio do governo

O carnaval de rua de Corumbá, considerado o melhor e mais animado do interior brasileiro, é promovido pela prefeitura, que organizou uma extensa programação para atender a todos os foliões. O evento atrai turistas de todo o Estado e a rede hoteleira comemora lotação. O Governo do Estado apoia a festa corumbaense participando dos investimentos com a liberação de R$ 300 mil para as escolas de samba e blocos.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

COVID-19
Comissão rejeita proposta de inclusão de jornalistas, bancários e vigilantes em grupos prioritários
SAÚDE
SES autoriza municípios a vacinarem com a Pfizer adolescentes acima de 12 anos com comorbidades
POLICIAL
PRF apreende 450 mil maços de cigarro contrabandeados na Capital
GERAL
MPF aponta risco de desaparecimento de espécies no Rio Paraná
Rio Paraná Energia, empresa da holding China Three Gorges Corporation (CTG), é acusada de descumprir regras ambientais e levar à beira do desaparecimento peixes como Pintado e Dourado
SAÚDE
SES prepara distribuição das 70.160 doses de vacina contra a covid-19 em MS
GERAL
Fórum apresenta avanços do Plano Estratégico em MS
POLICIAL
PMA e Bombeiros resgatam ave em extinção ferida
GERAL
Contribuintes têm até o dia 3 de agosto aderir ao REFIS 2021
EDUCAÇÃO
Terminam hoje as inscrições do Encceja 2020 para privados de liberdade
GERAL
Homem fica ferido após queda de cavalo no Pantanal

Mais Lidas

POLICIAL
PM de Corumbá prende autores de roubo logo após o crime no Popular Nova
GERAL
Empresa irregular junto a ANTT monta guichê na rodoviária de Corumbá
POLICIAL
PM de Corumbá durante rondas recupera veículo furtado na área central
POLICIAL
Homem é preso por perturbação da tranquilidade no Cristo