Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Cordões, corso e pastorinhas resgatam o romantismo do carnaval de Corumbá

21 fevereiro 2017 - 11h09Notícias MS

A cultura corumbaense é rica em detalhes históricos e culturais. E mesmo durante o carnaval, antigos costumes vêm sendo resgatados e mostrados da maneira mais fiel possível aos foliões que prestigiam a terça-feira de momo. A apresentação dos cordões, pastorinhas e o corso (desfile de carros antigos e enfeitados) enfatiza a tradição carnavalesca originada em 1870 no país, bem como evidencia o lado romântico da festa.

Formados por pessoas humildes, os cordões, alguns fundados há mais de 80 anos, eram acompanhados por instrumentos de percussão e com fantasias características de reis e rainhas. A característica principal dos cordões é o estandarte. Cada um possuía o seu e procurava torná-lo mais luxuoso. A partir dai deram inicio as competições que concediam prêmios aos melhores.

A União dos Cordões Carnavalescos levará para avenida a competição acirrada entre os cordões Paraíso dos Foliões, Cinelândia, Flor de Corumbá e Cravo Vermelho. Desde 2005, os quatro retornaram ao cenário carnavalesco da cidade e, desde então, atraem cada vez mais integrantes e público para reviver a tradição do desfile dos cordões. A prefeitura reservou a última noite de folia para o Carnaval Cultural.

Bloco da Bolívia 

O primeiro a se apresentar na passarela do samba – o circuito do carnaval compreende a rua Frei Mariano e a Avenida General Rondon, onde fica a estrutura de camarote, palco, arquibancadas e praça de alimentação – será o Paraíso dos Foliões, criado em 1933. Na sequência desfilam Cinelândia, criado em 1960; Flor de Corumbá, fundando em 1933; e, finalizando, Cravo Vermelho, criado em 1944.

O desfile acontecerá na terça-feira, 28, a partir das 19h. Após os cordões, haverá uma apresentação especial de um bloco vindo da Bolívia para mostrar as tradições do país vizinho. O corso será o abre-alas do Carnaval Cultural, seguido dos bonecões inspirados em personalidades locais, ala das pastorinhas, blocos dos marinheiros, palhaços e do frevo.

Apoio do governo

O carnaval de rua de Corumbá, considerado o melhor e mais animado do interior brasileiro, é promovido pela prefeitura, que organizou uma extensa programação para atender a todos os foliões. O evento atrai turistas de todo o Estado e a rede hoteleira comemora lotação. O Governo do Estado apoia a festa corumbaense participando dos investimentos com a liberação de R$ 300 mil para as escolas de samba e blocos.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira
Acordo de Cooperação
Santa Casa irá receber 50 estagiários da Anhanguera/Unopar a partir de Abril