Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Cooperação da SES com Corpo de Bombeiros vai qualificar profissionais na área de saúde e pesquisa

06 maio 2021 - 09h10Portal do Governo de MS

Com objetivo de fomentar as ações que estimulem o fortalecimento da saúde pública, as Secretarias de Estado de Saúde, de Justiça e Segurança Pública e o Corpo de Bombeiros Militar celebraram o Termo de Cooperação Técnica para a realização de cursos profissionais, treinamentos e pesquisas na área de saúde.

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a estratégia é aprimorar a qualificação de ambas as Instituições. “O Corpo de Bombeiros Militar é um grande parceiro na área da saúde. Essa parceria tem a finalidade de fortalecer essa integração entre técnicos da SES e profissionais da área de saúde da Corporação”.

Segundo o assessor técnico da SES, coronel Marcello Fraiha, a cooperação vai permitir apresentar muitos estudos técnicos, colocando-os em prática, em benefício da sociedade. “Podemos otimizar o custeio de cursos que são essenciais para a área de saúde e que são muito custosos. Nós podemos oferecer cursos de suporte básico de vida tanto para acadêmicos e profissionais da área de saúde e podemos levar essa parceria para pesquisas de novas técnicas de atendimento às vítimas de traumas e emergências clínicas traumáticas e obstétricas”.

O diretor de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da SES e da Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser (ESP/MS), André Vinicius Batista e Assis, o Termo pode aproveitar a expertise que vai além da área da saúde, como a questão da logística. “Na pandemia, tivemos a incorporação da Assessoria Militar na SES, esse trabalho ficou cada vez mais consolidado, indo além das ações de urgência e emergência refletindo positivamente para a população de todo o Estado. Atualmente, o banco de credenciados da Escola de Saúde Pública conta com profissionais de praticamente todas as áreas da Saúde”.

Marcello Fraiha ainda afirma que há um estudo que prevê a realização do primeiro curso desta parceria, o de APH. “É o curso de atendimento às vítimas em locais de alto risco, imagina fazer o atendimento em um confronto armado ou à vítima de violência doméstica. O curso visa justamente saber como a vítima se comporta nestas situações e como a equipe de saúde pode prestar esse atendimento. Há também a previsão do curso aeromédico, com intensivistas. Ou seja, são capacitações cruciais na área de atendimento móvel e pré-hospitalar que pretendemos fazer”.

O Termo

O presente Termo tem por objeto estabelecer condições necessárias para a realização de palestras, treinamentos, cursos, capacitações, habilitações, instruções continuadas e pesquisas voltadas nas áreas de suporte básico e avançado de vida do serviço de atendimento móvel de urgência e emergência terrestre e aéreo do Corpo de Bombeiros Militar. O prazo de vigência do presente Acordo é de 24 (vinte e quatro) meses, contado a partir da data de sua assinatura, podendo ser prorrogado.

O Termo foi assinado pelos secretários estaduais Geraldo Resende (Saúde) e Antônio Carlos Videira (Justiça e Segurança Pública), além do Coronel Hugo Djan Leite (Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar), coronel Marcello Fraiha (Assessor Técnico da SES) e André Vinicius Batista e Assis (Diretor de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da SES e da Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser (ESP/MS).

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal