Menu
sexta, 24 de setembro de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Geral

Cooperação da SES com Corpo de Bombeiros vai qualificar profissionais na área de saúde e pesquisa

06 maio 2021 - 09h10Portal do Governo de MS

Com objetivo de fomentar as ações que estimulem o fortalecimento da saúde pública, as Secretarias de Estado de Saúde, de Justiça e Segurança Pública e o Corpo de Bombeiros Militar celebraram o Termo de Cooperação Técnica para a realização de cursos profissionais, treinamentos e pesquisas na área de saúde.

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a estratégia é aprimorar a qualificação de ambas as Instituições. “O Corpo de Bombeiros Militar é um grande parceiro na área da saúde. Essa parceria tem a finalidade de fortalecer essa integração entre técnicos da SES e profissionais da área de saúde da Corporação”.

Segundo o assessor técnico da SES, coronel Marcello Fraiha, a cooperação vai permitir apresentar muitos estudos técnicos, colocando-os em prática, em benefício da sociedade. “Podemos otimizar o custeio de cursos que são essenciais para a área de saúde e que são muito custosos. Nós podemos oferecer cursos de suporte básico de vida tanto para acadêmicos e profissionais da área de saúde e podemos levar essa parceria para pesquisas de novas técnicas de atendimento às vítimas de traumas e emergências clínicas traumáticas e obstétricas”.

O diretor de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da SES e da Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser (ESP/MS), André Vinicius Batista e Assis, o Termo pode aproveitar a expertise que vai além da área da saúde, como a questão da logística. “Na pandemia, tivemos a incorporação da Assessoria Militar na SES, esse trabalho ficou cada vez mais consolidado, indo além das ações de urgência e emergência refletindo positivamente para a população de todo o Estado. Atualmente, o banco de credenciados da Escola de Saúde Pública conta com profissionais de praticamente todas as áreas da Saúde”.

Marcello Fraiha ainda afirma que há um estudo que prevê a realização do primeiro curso desta parceria, o de APH. “É o curso de atendimento às vítimas em locais de alto risco, imagina fazer o atendimento em um confronto armado ou à vítima de violência doméstica. O curso visa justamente saber como a vítima se comporta nestas situações e como a equipe de saúde pode prestar esse atendimento. Há também a previsão do curso aeromédico, com intensivistas. Ou seja, são capacitações cruciais na área de atendimento móvel e pré-hospitalar que pretendemos fazer”.

O Termo

O presente Termo tem por objeto estabelecer condições necessárias para a realização de palestras, treinamentos, cursos, capacitações, habilitações, instruções continuadas e pesquisas voltadas nas áreas de suporte básico e avançado de vida do serviço de atendimento móvel de urgência e emergência terrestre e aéreo do Corpo de Bombeiros Militar. O prazo de vigência do presente Acordo é de 24 (vinte e quatro) meses, contado a partir da data de sua assinatura, podendo ser prorrogado.

O Termo foi assinado pelos secretários estaduais Geraldo Resende (Saúde) e Antônio Carlos Videira (Justiça e Segurança Pública), além do Coronel Hugo Djan Leite (Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar), coronel Marcello Fraiha (Assessor Técnico da SES) e André Vinicius Batista e Assis (Diretor de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da SES e da Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser (ESP/MS).

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Flagrante
Dupla é presa por tráfico de drogas na área central de Corumbá
Capital
Presos usam celulares até em banho de sol na Máxima
Economia
Governo sanciona lei que permite retomada da loteria de Mato Grosso do Sul
Política
Em Campo Grande, vereador Luciano Costa confirma investimentos do governo em Corumbá
Prevenção
Dia D de vacinação antirrábica em Corumbá é neste sábado (25)
Campanha
IHP recebe doação de água potável para Bombeiros e Brigadistas que atuam no Pantanal
Economia
Sancionada lei que reduz ICMS da energia elétrica durante bandeira vermelha
Sujeito à Acidentes
Deputado pede ampliação dos trevos para evitar acidentes na BR 262
Estava Foragida
Boliviana investigada por desastre da Chapecoense é mantida em Corumbá até extradição
Tempo
Final de semana reserva pancadas de chuva, mas calor não vai dar trégua

Mais Lidas

Óbito
Irmãos são esfaqueados e o mais velho morre no caminho do hospital
Sob Investigação
Suspeita de irregularidade no pagamento da reforma do Hospital
Cidade
Árvore de grande porte cai sobre casa na avenida Rio Branco
Violência Doméstica
Homem é preso após enforcar a ex no bairro Guaicurus