Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Convênio com Puerto Suarez garante acesso de estudantes bolivianos ao Moinho

22 junho 2017 - 09h22Assessoria Moinho

O transporte é essencial para que estudantes bolivianos, residentes nas cidades fronteiriças, possam participar das atividades do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano. De Corumbá a Puerto Suarez a distância a percorrer é de 22 km. Para Puerto Quijarro, mais próxima da linha de fronteira, são 10 km, o dobro para ida e volta. Por isso a assinatura do convênio de transporte coletivo entre a Prefeitura de Puerto Suarez e o Moinho foi um dos fatos mais relevantes deste mês de junho.

Além de garantir o transporte de ônibus, o acordo deve provavelmente ampliar o número de estudantes beneficiados. Atualmente 14 bolivianos são participantes do Moinho.

A visita do alcaide (prefeito) de Puerto Suarez, Sebastian Hurtado, e assessores ao Moinho selou o acordo de colaboração. Hurtado disse que pretende fortalecer os laços com o Moinho, citando como exemplo o parceira de 13 anos do instituto com a Vale. "É importante que brasileiros e boliviano tenham projetos em comum, somos vizinhos e devemos nos aproximar cada vez mais", ressaltou Hurtado.

"Queremos ampliar a participação de estudantes bolivianos no Moinho, com o apoio do alcaide de Puerto Suarez e de empresas bolivianas dispostas a colaborar", destacou a diretora executiva do Moinho, Márcia Rolon.

O convênio é importante para crianças bolivianas que dependem do transporte coletivo para atravessar a fronteira, como Angelina Georgete, de 7 anos, que se apresentou ao piano durante a visita do alcaide Hurtado. A mãe dela, Blanca Marcos, dedica-se como monitora voluntária no serviço de transporte.
Participante do Moinho, o estudante Moisés Barone, de 17 anos, fez questão de agradecer pessoalmente ao alcaide pela concretização do convênio. Ele nasceu em Corumbá mas desde os dois anos de idade vive na Bolívia, e hoje possui dupla nacionalidade, o pai é boliviano e a mãe brasileira. "Estou no Moinho há quatro anos e sempre dependi do transporte coletivo para participar das atividades", acentuou o estudante, que já sabe o que fazer quando encerrar o ciclo no Moinho. "Quero seguir carreira na Marinha do Brasil".

O Moinho mantém 280 participantes em aulas de música, dança, apoio escolar, educação ambiental, cidadania e tecnologia no contraturno escolar, conta com patrocínio master da Vale, patrocínio da Cielo e BrazilFundation, parceria da J. Macedo, e tem como parceiros institucionais as Prefeituras de Corumbá, de Ladário e de Puerto Suarez, Bolívia. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal