Menu
terça, 16 de julho de 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Consultoria vai facilitar certificação internacional para destinos e negócios de turismo em MS

12 junho 2024 - 10h48Gesiane S. Lourenço

Empresários de Mato Grosso do Sul agora podem contar com consultorias que vão mapear e nortear práticas de sustentabilidade de empreendimentos turísticos, culminando em uma certificação internacional creditada pelo GSTC - Conselho Global de Turismo Sustentável. Trata-se do selo Good Travel Seal – da fundação holandesa, sem fins lucrativos Green Destinations. As consultorias serão guiadas pelo Senac MS, em parceria com o Del Turismo, Sebrae, Setescc e Fundtur. O lançamento foi nesta terça-feira (11), no Senac Turismo e Gastronomia, e contou com representantes do segmento e representantes do Sistema Fecomércio MS.

Para esclarecer os temas principais da sustentabilidade, as consultorias para a certificação chegam para chancelar quem já adota práticas sustentáveis e ajudar quem deseja implementar a sustentabilidade como um dos pilares de negócio. É uma iniciativa que visa aumentar, ainda mais, o valor agregado das atrações de Mato Grosso do Sul.

Para a consultora de educação profissional do Senac MS, Camila Fernandes, com este lançamento, o Senac viabiliza, também para pequenos e médios empresários, as oportunidades que uma certificação internacional traz. “Todos os passos a serem seguidos para a conquista da certificação seguem uma metodologia, que serve como uma plataforma, que vai orientar destinos e negócios a se adequarem e cumprirem os critérios do GSTC. O Senac e os parceiros entram como facilitadores para essa conquista”, explica.

O diretor regional do Senac MS, Vitor Mello, explicou que a nova certificação amplia o portfólio de ofertas para os empresários. “É um benefício que o Sistema Fecomércio oferece aos empresários do segmento. Buscar essa conquista hoje significa vantagem competitiva, fortalecimento de marca, eficiência operacional, impacto positivo na localidade onde a empresa está estabelecida”, explica. “Sem falar no cumprimento de normas e legislações. Com a ferramenta, esses empresários poderão avaliar o grau de maturidade em que se encontram e realizar ações estratégicas aplicáveis ao seu negócio. Tudo a um custo acessível”.

Representando o Programa Del Turismo e a Green Destinations, Malu Mayorga, destaca as vantagens de conquistar a certificação. “São as pequenas e médias empresas que movimentam a economia localmente, fazendo um trabalho mais alinhado com a realidade da comunidade. Com menor custo, a plataforma trabalha com a realidade mais próxima desse empreendedor. É preciso que a sustentabilidade esteja mais palpável e que converse com ele”.

Para a Fundtur MS, é sempre um desafio trabalhar a sustentabilidade no turismo e com o trabalho da certificação, será possível alcançar outros territórios do Estado. "A gente já tem o reconhecimento em alguns destinos consolidados, mas precisamos ampliar, principalmente pelo critério ambiental e o braço social, da economia criativa. Acreditamos que ações como esta só beneficiam o segmento do turismo do nosso Estado", afirma a assessora de sustentabilidade e ação climática no turismo da Fundtur MS, Flávia Neri.

"Sustentabilidade não é um caminho, é o único caminho. Quando a gente faz uma certificação como essa, de sustentabilidade, a gente vai olhar para dentro e ver o que pode melhorar. E esse processo do diagnóstico, da consultoria, o Sebrae e o Senac farão juntos, por meio de uma parceria, para levar essa oportunidade a todos os empresários do segmento do turismo, com preços acessíveis", explica a gerente de competitividade e inovação do Sebrae MS, Isabella Montello.

O Recanto Ecológico Rio da Prata e Lagoa Misteriosa, localizado em Jardim (MS), conquistou a categoria "Ouro" no certificado de Gestão Sustentável de Empreendimentos Turísticos Green Destinations. O Recanto obteve 97% de conformidade com os critérios do Good Travel Seal. Luiza Coelho, do Grupo Rio da Prata, falou sobre a experiência. "Passamos por esse processo em 2023 e foi muito válido, porque é uma ferramenta organizada, que permite à empresa fazer um diagnóstico, ver onde pode melhorar e estruturar os processos, e tudo com o apoio da instituição, que é fundamental", diz.

Sobre a Certificação Internacional de Sustentabilidade

O GSTC - Conselho Global de Turismo Sustentável é uma organização mundial independente e sem fins lucrativos que estabelece e gere padrões globais para o turismo sustentável, conhecidos como Critérios GSTC (para destinos e para operadores turísticos). Informações do Senac MS.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

BR 262
PRF apreende 20 kg de maconha em carro que seguia para Campo Grande
Dança & Teatro
Espetáculo "Corpo que eu habito" faz estreia nacional em Corumbá no dia 20 de julho
Ensino Superior
UFGD abre inscrições para vestibular com 1.459 vagas em 38 cursos
Inscrições abertas
Editais oferecem oportunidade para alavancar ideias de negócio relacionadas ao Cerrado e Pantanal
Irônico
Desembargador que hasteou bandeira da monarquia no TJ assume a justiça eleitoral de MS
Futebol
Costa Rica perde por 1x0 e classificação fica para a última rodada
Empreendedorismo
Mato Grosso do Sul registra 19 mil novas formalizações no primeiro semestre de 2024
20ª edição
Amistoso da Diversidade é domingo em Corumbá
Nacional
Atraso em sistema informático paralisa saques do Fundo PIS/Pasep
Operação Pantanal 2024
Previsão de temperatura alta e queda na umidade do ar é alerta para novos incêndios

Mais Lidas

20ª edição
Amistoso da Diversidade é domingo em Corumbá
Operação Pantanal 2024
Previsão de temperatura alta e queda na umidade do ar é alerta para novos incêndios
Irônico
Desembargador que hasteou bandeira da monarquia no TJ assume a justiça eleitoral de MS
Tempo
Corumbá registra 11°C pela manhã e pode atingir a máxima de 28°C nesta segunda-feira
Temperatura deve subir ao longo da semana