Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Conservacionista alerta: Nascentes que compõem o bioma pantaneiro estão ameaçadas

29 outubro 2016 - 09h34Sylma Lima
Rabelo já tem tudo documentado em satélite. Foto: Sylma Lima

Um projeto chamado “ cabeceiras do alto Pantanal” desenvolvido pelo Conservacionista, ex-comandante da Polícia Militar Florestal, presidente do Instituto Homem Pantaneiro, Ângelo Rabelo foi desenvolvido com o objetivo de proteger as 13 nascentes e suas áreas de preservação permanente (APPs) da região do Planalto da Bacia do Alto Paraguai (BAP) que já dão sinal vermelho devido a atividade da agricultura que não tem preservado a mata nativa e consequentemente as nascentes que compõem  o bioma da maior planície alagável do planeta. A grosso modo podemos dizer que se não for feito um trabalho sério e imediato, voltado para a conservação das cabeceiras do rio Paraguai e outros afluentes, estes  podem perder a navegabilidade como ocorreu com o Taquari, depois da grande enchente de 1974 quando fazendeiros e ribeirinhos que perderam suas terras devido ao assoreamento do rio vieram para a cidade ocupando morros, hoje consideradas áreas de risco devido ao perigo iminente de deslizamentos. Essas famílias provocaram o êxodo e engrossando a fileira da miséria construindo favelas às margens e encostas do rio Paraguai, porque não tiveram outra opção de vida, quando viram suas terras submersas.

Cabeceiras do alto Paraguai dão sinal vermelho

 O assoreamento do Taquari é um dos maiores desastres ecológicos desta região e apesar de 30 anos de estudos para recuperação do leito, nada foi feito e agora surge outra preocupação para os poucos fazendeiros da região, “ os dejetos que vem das cabeceiras descem chegando nas águas do rio Paraguai, que daqui a dez anos pode perder a navegabilidade. Temos que desmistificar essa questão da dragagem no rio, pois ela é necessária” , disse Ângelo Rabelo ao Capital do Pantanal depois de anos de estudos e sobrevoos com imagens documentadas em satélite nas 13 nascentes que compõem os rios desta região, “ esses estudos começaram há cerca de cinco anos com objetivo de proteger a serra do amolar, a 2ª maior bacia da América do Sul. Foi aí que percebemos que as nascentes estavam ameaçadas pela expansão da agricultura (70% soja)” , disse explicando que os governos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul terão que tomar medidas em conjunto para garantir a conservação das nascentes com projetos de lei que sirvam para ambos os estados, uma vez que as nascentes estão em propriedades particulares, “ o ministro do meio ambiente Jose Sarney Filho acompanhado pelo conservacionista e os governadores dos dois estados fizeram um sobrevoo na região afetada dia 21 deste mês de Outubro, “ e já conseguimos apoio do senador Pedro Chaves para elaboração do projeto (PLS 741)” .

Projeto  “ cabeceiras do alto Pantanal”   quer preservação das nascentes que compõem o bioma pantaneiro

Para Rabelo o Taquari é o exemplo do que pode ocorrer com rio Paraguai se não for preservado, “ e pode acontecer num curto espaço de tempo, provocando impactos ambientais, e sociais irreparáveis” . Atualmente o IHP se uniu com várias organizações para unir esforços e com o auxílio da geotecnologia e levantamentos de campo estão diagnosticando a real situação dessas nascentes e APPs. A Plataforma Geopantanal (< www.geopantanal.agrotools.com.br >) já sistematiza e disponibiliza, em ambiente web, dados de satélites combinados com dados de campo (monitoramento ambiental e pesquisas) da região de abrangência do projeto. Os resultados obtidos vão orientar os esforços de mobilização de todos os setores para a proteção e conservação das nascentes e APPs do Pantanal. Para que esse projeto desse certo foi necessário apoio de vários parceiros como a TV Morena, o apoio estratégico da Marinha que cedeu três horas de voos no helicóptero e Agrotools com dez horas de voos fundamentais para elaborar do documentário com imagens em satélite, estudos com especialistas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Ibama

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Boletim
Com mais 1 morte confirmada, MS já tem 15 vítimas da dengue
Por 30 dias
Morte de cão extraviado faz Gol suspender transporte de animais
Saúde
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Economia Nacional
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira (24)
Administração
Lajotas retiradas da rua Ladário serão reaproveitadas em alamedas e vias de menor movimento
Saúde Pública
Vereador pede agilidade nas cirurgias ginecológicas para reduzir fila de espera em Corumbá
Administração
Convênio com o Estado garante R$ 34,5 milhões para infraestrutura urbana e rural em Corumbá
Meio Ambiente
Biomassa é o caminho para Mato Grosso do Sul evoluir rumo à transição energética
Vai para sanção
Câmara aprova criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica
Esclarecimento
Ladário diz que advogada só recebe os 12 milhões se ganhar a causa

Mais Lidas

Segurança Pública
4ª Fase da Operação Mute avança com telamento de presídios em MS
Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Trânsito
Motorista atropela casal em moto e foge sem prestar socorro
Expedição
"Juizados em Ação" suspende em navio da Marinha para atender comunidades indígenas