Menu
terça, 23 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Confira 3 razões para valorizar a manutenção preventiva dentro da indústria

06 agosto 2018 - 10h09Kamilla Marques

A manutenção preventiva é um dos tipos de manutenção mais importantes dentro de uma planta industrial e que requer esforços de planejamento e treinamento das equipes especializadas. Segundo o coordenador do Programa de Manutenção Industrial do Senai Empresa, engenheiro mecânico Jeancarlos Lucietto, o objetivo de planejar as intervenções nas máquinas é poder programar o melhor momento para a paradas de manutenção, evitando comprometer a produção da empresa.

1ª razão: Redução de custos

“As paradas corretivas, que não são programadas, têm grande impacto processo produtivo, pois geram perdas de produção, problemas de qualidade e retrabalho. Já quando a parada é planejada, temos um menor custo de manutenção, pois para essas atividades, os recursos previstos estão disponíveis, são de maior qualidade e geram menor custo de mão de obra e de peças”, explicou Jeancalos Lucietto.

2ª razão: Maior produtividade

O coordenador do Programa de Manutenção Industrial do Senai Empresa destaca ainda que a manutenção preventiva evita quebras repentinas dos equipamentos. “A indústria precisa das máquinas para produzir e quando uma delas quebra, toda a produção fica comprometida, por isso é importante ter um planejamento estruturado para ser seguido com datas programadas para as manutenções preventivas e evitar ao máximo que os equipamentos fiquem parados por falhas repentinas”, ressaltou.

3ª razão: Segurança dos trabalhadores

Outra vantagem da manutenção preventiva evolve a segurança dos trabalhadores. “Máquinas que param de funcionar repentinamente trazem urgência na reposição das peças e execução dos reparos, consequentemente, riscos para os trabalhadores. Com as paradas programadas, temos um tempo maior para planejar as ações de manutenção, resultando em maior segurança das instalações, melhor qualificação dos colaboradores e maior proteção do meio ambiente”, pontuou o engenheiro mecânico do Senai Empresa.

Como se programar

Jeancarlos Lucietto destaca que o Senai Empresa tem em seu portfólio o Programa de Manutenção Industrial, que inclui software de gestão de ativos e de frotas, gestão de estoque, capacitação e padronização de procedimentos operacionais.  “As ações do Programa vão desde o desenvolvimento dos colaboradores, por meio da aplicação de fluxos e rotinas de manutenção, até a implantação de um software completo e intuitivo para a gestão de ativos, como máquinas industriais, frotas de veículos, máquinas agrícolas, peças críticas, itens de almoxarifado, entre outros”, explicou o engenheiro mecânico.

Ele ainda reforça que o trabalho de desenvolvimento dos colaboradores, aliado ao software de gestão de ativos e frotas, permite o registro das atividades e a análise dos principais indicadores, como tempo de parada de produção, confiabilidade, estatísticas de falha, custo de mão de obra, custo dos materiais e das paradas de manutenção e performance dos mantenedores, permitindo reduzir os custos e aumentar a performance das indústrias.

“O trabalho é realizado pela equipe de profissionais do Senai Empresa, especialistas em manutenção, que transferem suas experiências e aplicam técnicas e tecnologias para a solução de problemas da indústria”, completou Jeancarlos Lucietto.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Economia Nacional
Governo federal adiará um dos projetos da regulamentação da reforma tributária
Saúde Pública
Na Câmara, vereador reforça necessidade da conclusão do prédio do novo laboratório municipal
Aposta
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões
Transporte Coletivo
Vereador solicita recuperação e manutenção dos pontos de ônibus da cidade
Até 30 de Abril
IPTU 2024: Prazo de pagamento à vista com 30% de desconto vence na próxima terça
Infraestrutura
Vereador cobra recuperação de pavimento da Rua José Fragelli, na Nova Corumbá
Conhecimento
Biblioteca em Ladário promove atividades sobre a obra de Monteiro Lobato
Profissão
Voucher Transportador já atendeu 990 motoristas e pode ganhar novas vagas
Tempo
Com tempo estável, terça-feira tem previsão de sol e baixa umidade relativa do ar
Em Corumbá a mínima é de 26°C e a máxima de 34°C
Em táxi
Brasileiro é preso com 16 kg de maconha na fronteira

Mais Lidas

Em ônibus
Casal boliviano é flagrado transportando 8,8 kg de cocaína para Capital
Segurança Pública
4ª Fase da Operação Mute avança com telamento de presídios em MS
Flagrante
Caminhoneiro é preso com 392 kg de cocaína em carga de minério
Expedição
"Juizados em Ação" suspende em navio da Marinha para atender comunidades indígenas