Desde o início da pandemia da Covid-19 (coronavírus) a confiança do empresário do comércio campo-grandense vem apresentando queda ao longo dos meses, mas neste mês de junho atingiu o menor nível da série histórica desde o início da realização da pesquisa, em março de 2011, ao atingir 72,6 pontos. Os dados são do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), analisado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
O número, bem abaixo da zona positiva, que é de 100 pontos, revela que o empresário nunca esteve tão pessimista em relação ao cenário econômico. O menor índice até então registrado pelo ICEC era de novembro de 2015, quando atingiu 81,2 pontos. No mês passado, o índice alcançou um número parecido, 81,8 pontos.
"Isso se deve ao ritmo lento de recuperação das vendas no varejo, porque mesmo com o comércio atendendo normalmente os consumidores estão cautelosos, tanto em função do contágio, quanto pelo medo do desemprego. A incerteza na economia gera esse sentimento de insegurança, tanto no empresário, como no consumidor", avalia a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS), Daniela Dias.
Em relação ao mês de maio, a queda na confiança foi de -7,8%, já em comparação com o mês de junho de 2019, de -43,1%. Entre os destaques do Índice, está a piora significativa da condição atual da economia brasileira para 67,8% dos empresários que participaram do levantamento. Além disso, para 57% piorou muito as condições do comércio e do próprio negócio
Deixe seu Comentário
Leia Também
Terça-feira amanhece com chuva em Corumbá e Ladário
Região tem mínima de 18°C e máxima de 33°C

MP apura pagamento irregular a conselheira tutelar na Prefeitura de Ladário

Capital do Pantanal e Boca do Povo fecham parceria no rádio e revista

Agentes de trânsito concluem capacitação e recebem certificados

Emendas somam R$ 217 mil e são entregues a instituições de Corumbá

Cliente denuncia pão mofado com data adulterada em mercado de Corumbá

Corpo é localizado no rio após emergir sob embarcação no Porto Limoeiro

Ônibus terão passagem gratuita para o Jardim de Natal em Corumbá

Colisão entre carros deixa homem ferido no bairro Guanã



Comércio na Capital de MS funciona com medidas de prevenção à Covid-19. (Divulgação PMCG)


