Os candidatos ao cargo de professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) fizeram a prova objetiva neste domingo, 17, em Campo Grande. A primeira fase do concurso público foi realizada a partir das 8 horas, na Universidade Anhanguera Uniderp.
Dos 1.264 inscritos, 76,7% compareceram à prova. O índice de abstenção foi de 23,3%, somando 295 candidatos.
Por meio do edital nº 001/2016, publicado na Central de Seleção (www.ifms.edu.br/centraldeselecao), o IFMS ofertou 16 vagas nas áreas de Arquitetura, Agronomia, Matemática, Engenharias e Letras.
A concorrência média foi de 78 candidatos por vaga. A área mais concorrida foi Português, com 242 inscritos, seguida por Matemática, com 235.
Prova – Com duração máxima de três horas, os candidatos responderam a 25 questões de múltipla escolha baseadas no conteúdo programático e bibliografia, dispostos no edital de abertura do concurso público.
Roberta veio do interior de São Paulo para concorrer à vaga de professora de Matemática. “Trabalho em cinco escolas particulares de quatro municípios vizinhos e dou mais de 50 aulas por semana para conseguir ter um bom salário. Estou fazendo o concurso do IFMS em busca de estabilidade, e disposta a mudar de estado e de vida”, comentou.
A previsão é que o gabarito preliminar seja divulgado neste domingo, na Central de Seleção. O definitivo deverá ser publicado no dia 29 de julho.
Etapas – Os candidatos que atingirem a nota mínima de 50 pontos na prova objetiva serão considerados aprovados.
Os classificados serão convocados para a prova de desempenho didático, marcada para os dias 6 e 7 de agosto, também em Campo Grande.
Na prova de desempenho didático, o candidato apresentará uma aula sobre um tema sorteado, com duração de 15 a 20 minutos. Ao se apresentar, deverá entregar um plano de aula em três vias (anexo IV do edital), além do currículo no formato Lattes/CNPq, com originais e cópias de titulação.
O resultado preliminar do concurso deverá ser divulgado no dia 9 de agosto, e o final está previsto para o dia 22.
Atuação – Com carga horária de 40 horas semanais, o professor do IFMS poderá atuar nos turnos da manhã, tarde e noite. A remuneração pela dedicação exclusiva varia de R$ 4.014,00 (graduação) e R$ 8.639,50 (doutorado), dependendo da titulação.
O professor poderá ser lotado em qualquer um dos dez campi do IFMS, localizados em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.