Menu
quarta, 29 de junho de 2022
Andorinha Institucional 2022
Andorinha Institucional
Geral

Começa hoje o Arraial do Banho de São João, festa singular e patrimônio cultural

23 junho 2022 - 08h13Redação

Tombado em 2021 como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, o Banho de São João de Corumbá celebra neste 23 de junho uma das manifestações mais tradicionais do período junino – quando as comunidades saem em procissões pelas ruas da cidade levando a imagem do santo ao Rio Paraguai para o banho ou batismo. 

Organizado pela prefeitura de Corumbá, que criou uma programação especial de quatro dias e montou uma estrutura no porto-geral com praça de alimentação e palco para os shows nacionais e regionais, o evento tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura, e atrai turistas e fieis de todas as regiões de Mato Grosso do Sul. 

O ritual do banho é o ponto alto da festa: os andores começam a descer a Ladeira Cunha e Cruz em direção ao rio no anoitecer de hoje (23), e a cerimônia segue até a madrugada do dia seguinte (24). Este será o primeiro arraial após o tombamento chancelado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), cuja aprovação ocorreu no dia 19 de maio de 2021. 

O São João Pantaneiro é único, pela tradição do banho ou batismo, com influências da cultura portuguesa e incorporação de danças indígenas e africanas, onde se destacam os cantadores de cururu e suas violas-de-cocho e as cirandas do siriri no levantamento do mastro do santo. A origem da festa criada pelas classes pobres remonta ao final do século XIX. 

Concurso de andores 

A prefeitura de Corumbá organizou um concurso de andores e premiou os melhores na terça-feira (21), em cerimônia realizada no pátio da Matriz de Nossa Senhora de Candelária, onde as ornamentações ficaram expostas para votação popular e avaliação da comissão julgadora.  O vencedor da categoria Tradicional foi o festeiro Alisson Assunção Vieira da Cunha. 

Os vencedores foram eleitos por voto popular e também pela avaliação comissão julgadora.  Vencedores do Concurso de Andores foram premiados na terça-feira (21). Foto: Divulgação/PMC

Ao participar do evento, prefeito Marcelo Iunes destacou a importância do concurso para fortalecer a cultura da festa pantaneira. Também ressaltou que o Banho de São João é reconhecido nacionalmente. “O concurso valoriza o trabalho de fé e amor dos festeiros e suas comunidades e contribui para perpetuar a tradição da nossa festa”, disse. 

Programação 

Na quinta-feira, dia 23, as barracas estarão abertas a partir das 18 horas, bem como o estande com artesanatos. A Missa Solene em Louvor a São João começa às 20 horas na Oficina de Dança, localizada na rua Antônio João, nº 90, Centro. A elevação do Mastro de São João e Roda de Cururu e Siriri, na orla do Porto Geral, terá início às 23h30. 

No palco do Porto Geral, a dupla Gabriel e Raphael se apresentam às 19h30; em seguida, às 21h, é a vez de Júlia Castedo e Banda animar os festeiros; Marcelo e Renato se apresentam às 22h30, q1uanto à meia noite acontece a tradicional queima de fogos. O show de Rick e Renner começa logo em seguida. 

Na sexta-feira, dia 24, haverá apresentação de Quadrilhas Juninas a partir das 18 horas; às 20h começa o show de Ize, às 21h30 a apresentação de Jaison Sudário e às 23h o da Gurizada Baileira. Às 0h30 a atração principal da noite, João Paulo e Dudu (com participação especial de Marinho e Rafael) sobe ao palco. 

No dia 25, sábado, o Concurso de Quadrilhas começa às 18 horas. Às 20 horas começa a apresentação de Ronny Alejandro; às 21h30 a de Tiel e Renan; e às 23h a d’Os Garotos. Cristiano Garcia encerra a noite, com show que começa às 0h30. 

No domingo, dia 26, Laryssa Alencar e Banda se apresentam às 19 horas; às 20h30 terá início o show regional da dupla Leandro e Gaelano (com participação especial de Bernardo Paredes); e às 22 horas o show nacional do conjunto Forróçacana. 

 

* Informações das Assessorias de Imprensa do Governo do MS e da Prefeitura de Corumbá

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Fabricante de cimento não comparece em audiência pública e é criticada
Imunização
Ladário inicia vacinação contra Influenza para toda população a partir de 6 meses de idade
Projeto Ambiental
APA Baía Negra recebe Placas Ilustrativas de aves silvestres
Esporte
Circuito Funec de Corrida de Rua promove 2ª etapa no domingo (3)
Sejusp
Decreto estabelece criação de Delegacias de Atendimento Comunitário em Corumbá e Ponta Porã
LDO 2023
Câmara aprova projeto que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentária de 2023
Na BR 262
Passageiros de ônibus que saíram de Corumbá são presos com 30 kg de cocaína
Resolvido
Central 190 da PM volta a funcionar
Habitação
Primeira etapa da regularização fundiária contempla 70 beneficiários em Corumbá
Facilidade
Com até 100% de desconto, REFIS pode ser aderido até pelo WhatsApp

Mais Lidas

Salvando vidas
Câmara homenageia policiais militares que salvaram jovem no Previsul
Resgate
Bombeiros capturam onça de 100 quilos no quartel do Exército
Direto ao Consumidor
Após manifestação, vereador pede reativação do Mercado Municipal
Concurso
Publicados editais relacionados aos concursos públicos da Sedhast, Sejusp, Iagro e Agraer, e seleção