Menu
quinta, 21 de outubro de 2021
Andorinha - Setembro e Outubro
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

Combate à pesca predatória é intensificada durante feriado da independência

04 setembro 2020 - 10h39Gesiane Sousa com informações da PMA

Começou às 8h desta sexta-feira (4), a operação Big Fish II da Polícia Militar Ambiental (PMA). Ao todo, 130 homens realizam fiscalização preventiva e repressiva aos crimes e infrações ambientais nos rios de Mato Grosso do Sul (MS) até às 8h de terça-feira (8), na próxima semana.

Segundo a PMA, nesta operação, a fiscalização será exclusiva às atividades que trabalham de alguma forma com recursos pesqueiros, a qual teve sua primeira fase, durante a operação Corpus Christi ocorrida em junho, quando foram autuadas 24 pessoas por pesca ilegal. Na operação passada também foram fiscalizadas mais de 20 toneladas de peixes em peixarias de diversos municípios.

A decisão dessa segunda fase da para agora, ocorre devido feriado do dia 7 de setembro (segunda-feira). Além disso, a PMA tem percebido que as atividades de pesca estão praticamente normalizadas, apesar da pandemia.

Petrechos Ilegais

A retirada de petrechos ilegais dos rios, tem sido uma das principais preocupações da PMA, pois o uso de itens como redes de pesca, espinhéis, anzóis de galho e tarrafas, aumentam a capacidade de captura e possuem grande poder de depredação de cardumes. Os Policiais estarão atentos à retirada desses materiais ilegais.

Crimes Ambientais

Apesar de o foco ser a pesca, os 130 Policiais fiscalizarão o ambiente como um sistema complexo em que todos os entes são importantes e precisam estar equilibrados e, portanto, cuidados. Dessa forma, todas as 26 Subunidades com mais 190 Policiais farão o atendimento de denúncias e a fiscalização preventiva com relação aos desmatamentos, exploração ilegal de madeira, incêndios, às carvoarias ilegais e ao transporte de carvão e de outros produtos florestais, caça, o combate ao transporte de produtos perigosos, poluição, bem como demais crimes contra a flora será intensificado, especialmente o tráfico de papagaios neste período preocupante.

Operação Bocaiúva em prevenção ao tráfico de animais

A PMA e o IBAMA, pelo terceiro ano consecutivo, deflagraram no dia 14 de agosto a operação Bocaiúva realizada em conjunto entre os órgãos como ocorrera também nos anos de 2018 e 2019. No período reprodutivo dos psitacídeos (papagaio, arara, periquitos, maritacas, etc.) a PMA e o IBAMA realizam a operação contra o tráfico de animais silvestres, especialmente o papagaio, que é o animal mais procurado pelos traficantes em Mato Grosso do Sul.

Crimes de natureza adversa à ambiental

Outros tipos de crimes como tráfico de drogas, contrabando, descaminho, porte ilegal de armas, entre outros, serão coibidos nas barreiras e fiscalizações da PMA, como tem sido realizado nos trabalhos rotineiros.

Uso de drones

O uso de drones no monitoramento das áreas de rios onde se concentram os cardumes tem sido extremamente eficiente na fiscalização durante, tendo em vista que essa tecnologia tem sido fundamental na prevenção e até na repressão à pesca predatória e a outros crimes no Estado. O uso desses aparelhos é importante, em virtude de que muitos pescadores que praticam pesca predatória possuem uma rede de informantes, para avisarem via telefone e, às vezes, até com fogos, quando os Policiais saem para a fiscalização nos rios, o que torna difícil a prisão dos infratores.

         

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Região Central
PM prender autor de furto e recupera objetos
Outubro Rosa
Bia Cavassa faz doação em apoio a campanha Lenço Solidário
Colônia do Bracinho
Pantaneiro denuncia construção de barragem no Rio Taquari
11.817 mil testes analisados
Estudo da Janssen na região de fronteira mostra eficácia de 50% da vacina e redução de 90% em óbitos
Oportunidade
Inscrições abertas para concurso público de procurador do Estado, com salário de R$ 25 mil
Agenda Política
Presidente Regional do Democracia Cristã visita cidades do interior de MS
Retomada da Economia
Setor de bares e restaurantes aumenta as contratações e retoma movimento
246 quilos de cocaína
Dracco assume investigação da queda do helicóptero do tráfico em Ponta Porã
Dois brasileiros foram presos
Denunciado por participação no roubo de aeronaves em Aquidauana é preso na Bolívia
Imunização
Veja quem pode se vacinar contra Covid em Corumbá nesta quinta e sexta

Mais Lidas

Qualificação
Ministério da Educação anuncia formação para professores da educação infantil
Previsão Meteorológica
Tempo fica firme, mas nova frente fria promete mais chuva para o final de semana
Acidente de Trânsito
Mulher sofre fratura na perna em queda acidental de moto
Destaque
Vereador pede fim do toque de recolher e do uso de máscara em ambientes abertos