O Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN) inaugurou, na quarta-feira (23), a Seção de Cães de Guerra e o Canil Lobão no Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário (GptFNLa). A nova instalação tem o propósito de empregar cães detectores de entorpecentes nas instalações e operações de interesse da Marinha do Brasil, na região sob a jurisdição do Com6ºDN.
O Comandante do GptFNLa, Capitão de Fragata Cláudio Zupo Valente, explica que os cães irão atuar nas eventuais operações de garantia da lei e da ordem e nas operações conjuntas, podendo haver participação dos órgãos de segurança pública e fiscalização, executadas sob a coordenação do Ministério da Defesa. “Dessa forma, cumpriremos as atribuições subsidiárias por meio de ações preventivas e repreensivas na faixa de fronteira terrestre e nas águas interiores”.
As instalações do canil foram construídas em 2018 e conta, atualmente, com cães das raças Pastor Belga, Malinois, e Border Collie, ainda em fase de adestramento. O nome é uma homenagem ao Capitão-Tenente (AFN) Rogério Lobão de Oliveira, que serviu na Marinha do Brasil por quase 27 anos e demonstrou, durante toda a sua carreira, notável interesse no aprimoramento profissional. O CT (AFN) Lobão faleceu em outubro de 2016. A família do militar homenageado foi representada por sua viúva, Ana Elisabeth Lobão.
O Comandante do 6º Distrito Naval, Contra-Almirante Carlos Eduardo Horta Arentz, presidiu a cerimônia e destacou a importância do canil na Fronteira Oeste. “Estamos ansiosos para que os cães tenham, de fato, plena condição de emprego operativo, o que é fundamental para as atividades da Marinha do Brasil aqui na região”.
Deixe seu Comentário
Leia Também
181 é ferramenta para denuncia anônima em Mato Grosso do Sul

Reforma de escolas municipais é solicitada por vereador durante sessão da Câmara

Vereador sugere transformar o Marina Gattass em espaço para esportes radicais

Projeto de Lei obriga instituições a disponibilizar intérpretes de Libras na cidade

Caixa paga auxílio emergencial a nascidos em agosto

Polícia investiga empresa por fraude em oferta de vacina

Prefeito decreta luto oficial de três dias pelo falecimento de Dom Martinez

PM de Corumbá prende foragido da justiça e apreende arma branca
