Menu
segunda, 18 de outubro de 2021
Andorinha - Setembro e Outubro
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

Com redução dos casos de Covid, vereador pede retorno de cirurgias eletivas na cidade

18 agosto 2021 - 09h56Redação

Com o avanço da campanha de vacinação, os casos de Covid reduziram de forma sensível em Corumbá e, consequentemente, o número de internações no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) exclusivo para a doença, também teve uma queda significativa, estando hoje com uma taxa de ocupação de 17,64%, apenas três leitos ocupados, conforme o último boletim da Secretaria Municipal de Saúde. 

Diante disso, o vereador Chicão Vianna, na sessão de ontem, terça-feira, 17, solicitou ao secretário de Saúde de Corumbá, Rogério dos Santos Leite, o retorno das cirurgias eletivas de média e alta complexidade, que estavam suspensas desde o início da pandemia, em março de 2020, para a garantia de leitos para pacientes com Covid-19. 

“O resultado da vacinação contra a Covid é claro em Corumbá. Os casos de contágio reduziram sensivelmente, assim como o número de internações e de óbitos, possibilitando assim, o retorno gradual das cirurgias eletivas, como vem ocorrendo em inúmeras cidades pelo Brasil”, destacou. 

Chicão lembrou que, durante a pandemia, muitas cirurgias eletivas (aquelas que não são consideradas de emergência) foram canceladas, “mas com o avanço da vacinação e a diminuição da demanda de pacientes da Covid-19 em leitos exclusivos para tratamento da doença, o Município já pode retornar esse tipo de procedimento, já que a demanda é enorme. A fila de espera é grande em nossa cidade”. 

Salário na Santa Casa 

Por outro lado, o vereador apresentou requerimento direcionado à direção do Hospital de Corumbá, pedindo informações sobre o atraso no pagamento de médicos que estão sem receber seus vencimentos desde o mês de maio. A solicitação foi ao presidente da Junta Interventora da Associação Beneficente de Corumbá (Santa Casa), diante de relatos de profissionais que estão sem receber salários há três meses, “o que não pode acontecer de forma alguma”. 

Segurança 

Ao secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Antônio Carlos Videira, Chicão Viann solicitou apoio no sentido de enviar ao 6º Batalhão da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, em Corumbá, equipamentos para auxiliar na dispersão de multidões e controle de tumultos, como gás lacrimogêneo e spray de pimenta. 

Citou que isso é necessário já que, “com o abrandamento gradual das medidas restritivas de combate à Covid-19, estão ocorrendo grandes concentrações de pessoas nas principais avenidas da cidade, onde são presenciadas constantes confusões, brigas e engarrafamentos, havendo necessidade de intervenções da Polícia Militar”. 

Homenagem 

A designer industrial e artista plástica Raissa Fernanda Ohara será homenageada pela Câmara Municipal, por representar Corumbá no Casacor MS 2021, com uma Moção de Congratulação indicada pelo vereador Chicão Vianna. O evento é o palco para exposição dos trabalhos que servirão de inspiração "sobre o novo morar", e a indicação partiu do vereador Chicão Vianna. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Reunião com prefeito
Energisa promete 'fim do apagão' em bairros de Campo Grande até quarta
Impressionante
Moto Titan com débitos de R$ 107 mil é aprendida em blitz do Detran-MS no fim de semana
Prevenção
Atendimento noturno para coleta de exame preventivo vai até 29 de outubro
Educação
IFMS prorroga novamente inscrições para ensino técnico integrado
Golpe no Centro
Casal é preso com mais de R$ 2 mil em notas falsificadas
Confronto
Dois dos presos em briga na parte alta estavam feridos por pedradas e garrafadas
Prisão
Homem é preso após invadir e roubar escola no centro
Serviço
Veículos com placa final 0 tem até dia 31 para quitar licenciamento
Crime
Motorista de aplicativo é sequestrada e tem carro roubado; dois dos assaltantes foram presos
Capital e Chapadão do Sul
SAD divulga abertura de Processo Seletivo da Agepan

Mais Lidas

Tragédia
Médico do interior de SP é um dos sobreviventes de barco que naufragou; quatro parentes morreram
Tragédia
Naufrágio no rio Paraguai deixou sete pessoas desaparecidas
Atualizações
Dois dos corpos encontrados no rio Paraguai são identificados
Cidade em alerta
Ventos de 64 km/h destelharam 20 casas em Corumbá