Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Com redução dos casos de Covid, vereador pede retorno de cirurgias eletivas na cidade

18 agosto 2021 - 09h56Redação

Com o avanço da campanha de vacinação, os casos de Covid reduziram de forma sensível em Corumbá e, consequentemente, o número de internações no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) exclusivo para a doença, também teve uma queda significativa, estando hoje com uma taxa de ocupação de 17,64%, apenas três leitos ocupados, conforme o último boletim da Secretaria Municipal de Saúde. 

Diante disso, o vereador Chicão Vianna, na sessão de ontem, terça-feira, 17, solicitou ao secretário de Saúde de Corumbá, Rogério dos Santos Leite, o retorno das cirurgias eletivas de média e alta complexidade, que estavam suspensas desde o início da pandemia, em março de 2020, para a garantia de leitos para pacientes com Covid-19. 

“O resultado da vacinação contra a Covid é claro em Corumbá. Os casos de contágio reduziram sensivelmente, assim como o número de internações e de óbitos, possibilitando assim, o retorno gradual das cirurgias eletivas, como vem ocorrendo em inúmeras cidades pelo Brasil”, destacou. 

Chicão lembrou que, durante a pandemia, muitas cirurgias eletivas (aquelas que não são consideradas de emergência) foram canceladas, “mas com o avanço da vacinação e a diminuição da demanda de pacientes da Covid-19 em leitos exclusivos para tratamento da doença, o Município já pode retornar esse tipo de procedimento, já que a demanda é enorme. A fila de espera é grande em nossa cidade”. 

Salário na Santa Casa 

Por outro lado, o vereador apresentou requerimento direcionado à direção do Hospital de Corumbá, pedindo informações sobre o atraso no pagamento de médicos que estão sem receber seus vencimentos desde o mês de maio. A solicitação foi ao presidente da Junta Interventora da Associação Beneficente de Corumbá (Santa Casa), diante de relatos de profissionais que estão sem receber salários há três meses, “o que não pode acontecer de forma alguma”. 

Segurança 

Ao secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Antônio Carlos Videira, Chicão Viann solicitou apoio no sentido de enviar ao 6º Batalhão da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, em Corumbá, equipamentos para auxiliar na dispersão de multidões e controle de tumultos, como gás lacrimogêneo e spray de pimenta. 

Citou que isso é necessário já que, “com o abrandamento gradual das medidas restritivas de combate à Covid-19, estão ocorrendo grandes concentrações de pessoas nas principais avenidas da cidade, onde são presenciadas constantes confusões, brigas e engarrafamentos, havendo necessidade de intervenções da Polícia Militar”. 

Homenagem 

A designer industrial e artista plástica Raissa Fernanda Ohara será homenageada pela Câmara Municipal, por representar Corumbá no Casacor MS 2021, com uma Moção de Congratulação indicada pelo vereador Chicão Vianna. O evento é o palco para exposição dos trabalhos que servirão de inspiração "sobre o novo morar", e a indicação partiu do vereador Chicão Vianna. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia
Oportunidade
Com mais de 13 mil inscritos; concurso público da Prefeitura tem provas no domingo, dia 21
Saúde
Governo de MS cria comitê de saúde para monitorar doenças infecciosas

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal