Menu
quarta, 27 de janeiro de 2021
Andorinha Janeiro/Fevereiro
Andorinha Janeiro/Fevereiro Mobile
Geral

Com parceria do Governo Federal, Prefeitura vai ampliar iluminação pública

23 agosto 2019 - 09h13Prefeitura de Corumbá

O prefeito Marcelo Iunes recebeu na noite dessa terça-feira, 20 de agosto, a visita dos técnicos do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), ação do Governo Federal e coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI). 

“Nosso objetivo é ampliar, melhorar e baratear a iluminação pública em toda nossa cidade. Isso interfere diretamente no cotidiano da nossa população, aumentando até a segurança dos munícipes”, afirmou o prefeito, lembrando que o Executivo já tem investido nesse setor com recursos próprios. 

“Estamos substituindo as lâmpadas amarelas (incandescentes) pelas lâmpadas de LED, que são muito mais econômicas e duram muito mais tempo. Com essa proposta do PPI, vamos buscar alternativas para aumentar esses pontos de luz e leva-los para os locais que essa iluminação pública ainda é deficiente”, completou. 

Presente na reunião, o secretário municipal de Governo, Cássio Augusto da Costa Marques, apontou que Corumbá foi o único município do Centro-Oeste selecionado para participar do programa. “É importante destacar que toda essa fase de estudo técnico e de viabilidade socioeconômica é financiado pelo Governo Federal”, ressaltou. 

“O Fundo de Estruturação de Projetos é coordenado pela Caixa Econômica Federal, que dá todo o suporte desde a elaboração do projeto até a assinatura do contrato, num formato de parceria público provada, as chamadas PPP”, detalhou o secretário de Governo. O secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Campos Ametlla, e a subsecretária de Infraestrutura, Tânia Dantas, também participaram da agenda. 

FEP 

Assessora-técnica da Coordenação-Geral de Modelagem de Concessões e Parcerias do Ministério do Desenvolvimento Regional, Jéssica da Silva Brito explicou que as áreas prioritárias do Fundo de Estruturação de Projetos são o saneamento básico, resíduos sólidos urbanos, mobilidade urbana e a iluminação pública, setor no qual Corumbá foi contemplada. 

Os resultados esperados da parceria são a melhoria dos serviços públicos, a geração de emprego e renda na região, investimentos em infraestrutura urbana e novos modelos de financiamento. O Município e a Caixa tem um prazo máximo de 240 dias para concluir a análise de viabilidade técnica, econômico-financeira, socioambiental e jurídica do projeto. 

Para a etapa de estruturação do contrato serão mais 120 dias, mesmo prazo estabelecido para a validação externa, trabalho executado por parceiros da Caixa. A licitação e contratação da empresa deve, em seguida, ser concluída em até 90 dias. “Vamos trabalhar para completar essas ações no prazo mínimo. Já estamos com um checklist e vamos devolvê-lo em até 10 dias”, garantiu Ricardo Ametlla. 

Também participaram da reunião técnica o gerente GIGOV-CG da Caixa, Carlos Gomes Damasceno; o coordenador de Filiais da Caixa e gerente geral do programa, Ricardo Oliveira; Recieri Scarduelli Neto, coordenador de projetos matriz da Caixa, e Samantha Schubeer, também da Caixa Econômica Federal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PROMOÇÃO DE PASSAGENS
Andorinha disponibiliza passagens promocionais a R$59,90
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Povo das Águas atende ribeirinhos da região do Taquari a partir do dia 30
CONSUMIDOR
Anatel divulga balanço de reclamações em 2020
EDUCAÇÃO
IFMS divulga lista de inscritos para cursos de idiomas em andamento
Candidatos com a inscrição homologada deverão fazer testes de nivelamento de Espanhol, Inglês e Libras. Provas online serão aplicadas entre 1º e 9 de fevereiro
COVID-19
Mato Grosso do Sul registra 582 novos casos de Covid e 9 óbitos
COVID-19
Mais de 1200 pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 em Corumbá
CULTURA
Prefeitura disponibiliza, na quinta-feira, espetáculo "Conectados" na internet
GERAL
MS participa da 3ª edição de maratona mundial de criação de games
ECONOMIA
Nascidos em dezembro podem sacar auxílio emergencial a partir de hoje
TRÁFICO DE DROGAS
PRF apreende 3,3 Kg maconha em ônibus de viagem na BR-163

Mais Lidas

DENÚNCIA
Funcionários demitidos do hospital não recebem rescisão trabalhista
ECONOMIA
Governo federal aprova auxílio emergencial para 196 mil pessoas
CHUVA FORTE
Temporal em Corumbá causa queda de árvores e alagamentos
MORTE POR COVID-19
Cinco dias após morte do marido, ex-primeira-dama de Dourados não resiste à Covid-19