O percentual é positivo. Os números apontam um excelente número de turistas, sobretudo estrangeiros que estiveram no Pantanal de Corumbá já no primeiro mês de alta temporada. É o Pantanal Sul na mira dos turistas e também do Observatório de Turismo, núcleo de pesquisas que integra uma das gerências da Fundação de Turismo da Prefeitura.
O boletim foi divulgado na semana passada e já está disponível no site oficial do Turismo de Corumbá, (www.corumba.travel), veículo que também reúne as principais informações sobre o setor desde da implantação Fundação de Turismo do Pantanal, em 2013.
De acordo com as informações do Observatório, a cidade recebeu em julho, primeiro mês da alta temporada, o total de 17.485 turistas. Destes visitantes, cerca de 30% optaram por se hospedar nos Polos Turísticos Rurais de Porto Morrinho, Albuquerque e Estrada Parque Pantanal, local preferido dos ecoturistas e de muitos pescadores esportivos.
“Estamos no período que consideramos de alta temporada dos ecoturistas internacionais, pescadores esportivos e da melhor idade. Nesta época, de julho a setembro, recebemos fortemente a demanda internacional, e este ano mais aquecida devido à realização das Olimpíadas e Paraolimpíadas no País”, observou a diretora-presidente da Fundação de Turismo, Hélènemarie Dias Fernandes.
“Abrimos o segundo semestre com expectativas positivas já que de julho a outubro, o segmento de pesca esportiva entra na altíssima temporada, se juntando a grande demanda de turistas da melhor idade, que começaram a entrar em maio até meados de setembro, período em que as temperaturas são mais baixas na região”, explicou.
Demanda Internacional
Segundo o boletim foram identificadas apenas no mês de julho, 23 nacionalidades. O campeão do ranking são os Holandeses representando 20% dos turistas. Entre os outros países emissores de maior percentual estão: França, Alemanha, Suíça e Inglaterra. A América do Sul e Central também ocupam seu lugar apontando a Argentina, Bolívia, Paraguai e México, que somadas correspondem a 5,8%.
Sobre qual a fonte de informação dos turistas que visitaram o destino pela primeira vez, 86,1%, a internet foi o principal meio utilizado, apontado por 29,2%, seguidos dos que vieram pela indicação de amigos e parentes, 26,3%. Questionados sobre qual o destino anterior e posterior à Corumbá, a cidade de Bonito lidera ambos os ranking’s, 20,4% e 26,9% respectivamente.
Sobre as expectativas atendidas e a pretensão de retorno desses turistas ao Pantanal Sul, os números são animadores: 54,7% pretendem visitar Corumbá novamente e 85,4% disseram que suas expectativas foram atendidas. Já 89,8% além de visitar o destino novamente, recomendariam Corumbá.
Credibilidade e informação
O boletim elaborado pelo núcleo de estudos e pesquisas da Fundtur/ Pantanal traça o perfil dos turistas e reúne uma relação completa de informações que se baseiam na coleta de dados e tomada de decisões assertivas sobre o setor. “Sem ele não seria possível acertar na tomada de decisões”, relembra a diretora-presidente.
Além de ser premiada no ano passado como uma das melhores práticas do Turismo Nacional, em julho desse ano, o Ministério do Turismo incluiu o núcleo como um dos oito Observatórios de Turismo de municípios turísticos brasileiros que colaboram com o monitoramento da atividade no Brasil.
Quer saber mais? Acesse www.corumba.travel/#/downloads
Deixe seu Comentário
Leia Também

Pesquisador da Embrapa alerta para gestão dos recursos hídricos no Dia Mundial da Água

Projetos de proteção da biodiversidade do Pantanal são apresentados pelo IHP ao governo
Captura de Pitbull no Maria Leite abriu o plantão dos Bombeiros
TempoSábado de sol e domingo encoberto com chuva na região de Corumbá e Ladário
A temperatura deve variar entre 24°C e 38°C no fim de semana

Sala Laranja e Espaço de Lazer são inaugurados para apoio infantojuvenil

Imasul leva tuiuiú e 8 macacos-prego reabilitados para ambientação no Pantanal

Estudo do MapBiomas revela perda de 61% da água no Pantanal em 2024

Carro doado pela General Motors vai ampliar atendimento do Moinho Cultural às famílias da região

Inscrições para processo seletivo da FUNEL é prorrogado até 27 de março
