Menu
terça, 23 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Com números positivos, turismo de Corumbá já em clima de alta temporada

17 agosto 2016 - 09h35PMC

O percentual é positivo. Os números apontam um excelente número de turistas, sobretudo estrangeiros que estiveram no Pantanal de Corumbá já no primeiro mês de alta temporada.  É o Pantanal Sul na mira dos turistas e também do Observatório de Turismo, núcleo de pesquisas que integra uma das gerências da Fundação de Turismo da Prefeitura. 

O boletim foi divulgado na semana passada e já está disponível no site oficial do Turismo de Corumbá, (www.corumba.travel), veículo que também reúne as principais informações sobre o setor desde da implantação Fundação de Turismo do Pantanal, em 2013.

De acordo com as informações do Observatório, a cidade recebeu em julho, primeiro mês da alta temporada, o total de 17.485 turistas. Destes visitantes, cerca de 30% optaram por se hospedar nos Polos Turísticos Rurais de Porto Morrinho, Albuquerque e Estrada Parque Pantanal, local preferido dos ecoturistas e de muitos pescadores esportivos.

“Estamos no período que consideramos de alta temporada dos ecoturistas internacionais, pescadores esportivos e da melhor idade. Nesta época, de julho a setembro, recebemos fortemente a demanda internacional, e este ano mais aquecida devido à realização das Olimpíadas e Paraolimpíadas no País”, observou a diretora-presidente da Fundação de Turismo, Hélènemarie Dias Fernandes.

“Abrimos o segundo semestre com expectativas positivas já que de julho a outubro, o segmento de pesca esportiva entra na altíssima temporada, se juntando a grande demanda de turistas da melhor idade, que começaram a entrar em maio até meados de setembro, período em que as temperaturas são mais baixas na região”, explicou.

Demanda Internacional

Segundo o boletim foram identificadas apenas no mês de julho, 23 nacionalidades. O campeão do ranking são os Holandeses representando 20% dos turistas. Entre os outros países emissores de maior percentual estão: França, Alemanha, Suíça e Inglaterra.  A América do Sul e Central também ocupam seu lugar apontando a Argentina, Bolívia, Paraguai e México, que somadas correspondem a 5,8%.

Sobre qual a fonte de informação dos turistas que visitaram o destino pela primeira vez, 86,1%, a internet foi o principal meio utilizado, apontado por 29,2%, seguidos dos que vieram pela indicação de amigos e parentes, 26,3%. Questionados sobre qual o destino anterior e posterior à Corumbá, a cidade de Bonito lidera ambos os ranking’s, 20,4% e 26,9% respectivamente.

Sobre as expectativas atendidas e a pretensão de retorno desses turistas ao Pantanal Sul, os números são animadores: 54,7% pretendem visitar Corumbá novamente e 85,4% disseram que suas expectativas foram atendidas.  Já 89,8% além de visitar o destino novamente, recomendariam Corumbá.

Credibilidade e informação

O boletim elaborado pelo núcleo de estudos e pesquisas da Fundtur/ Pantanal traça o perfil dos turistas e reúne uma relação completa de informações que se baseiam na coleta de dados e tomada de decisões assertivas sobre o setor.  “Sem ele não seria possível acertar na tomada de decisões”, relembra a diretora-presidente.

Além de ser premiada no ano passado como uma das melhores práticas do Turismo Nacional, em julho desse ano, o Ministério do Turismo incluiu o núcleo como um dos oito Observatórios de Turismo de municípios turísticos brasileiros que colaboram com o monitoramento da atividade no Brasil.

Quer saber mais?  Acesse www.corumba.travel/#/downloads  

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em táxi
Brasileiro é preso com 16 kg de maconha na fronteira
Expedição
"Juizados em Ação" suspende em navio da Marinha para atender comunidades indígenas
Obrigatório
Aposentados e pensionistas por invalidez têm até julho para perícia médica bianual
Segurança Pública
4ª Fase da Operação Mute avança com telamento de presídios em MS
Trânsito
Motorista atropela casal em moto e foge sem prestar socorro
Ministério Público
Empresa alega que "poeira de minério" tem causado morte de animais na zona rural de Corumbá
MPMS instaurou inquérito para apurar a denúncia apresentada por empresa proprietária de Fazenda na região de Maria Coelho
Campeonato
Torneio Centro-Oeste de Natação atrai 470 atletas para Campo Grande
Calendário
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4
Em Jardim
Ação conjunta apreende 12 toneladas de maconha; a maior do ano
Plantão
Acidentes de trânsito fazem quatro vítimas nas últimas 24 horas

Mais Lidas

Segurança Pública
4ª Fase da Operação Mute avança com telamento de presídios em MS
Flagrante
Caminhoneiro é preso com 392 kg de cocaína em carga de minério
Em ônibus
Casal boliviano é flagrado transportando 8,8 kg de cocaína para Capital
Plantão
Acidentes de trânsito fazem quatro vítimas nas últimas 24 horas