Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Com Maio Amarelo, Prefeitura quer conscientizar sobre segurança no trânsito

03 maio 2018 - 10h35Prefeitura de Corumbá

A campanha “Maio Amarelo 2018 – Nós Somos o Trânsito” foi aberta oficialmente na noite desta quarta-feira, 02 de maio, pela Prefeitura de Corumbá. Ação coordenada entre Poder Público e sociedade civil, a iniciativa busca mobilizar a população em torno da questão da segurança viária e propagar a conscientização em torno de um trânsito seguro para pedestres e condutores.

O objetivo do “Maio Amarelo” é lembrar as pessoas de algumas regras básicas e fazer com que respeitem a legislação de trânsito. Busca a campanha reforçar a necessidade de respeitar normas simples e cotidianas de trânsito como, por exemplo, o pedestre atravessar na faixa; o motociclista não se espremer por entre os carros os carros ou fazer ultrapassagens arriscadas e jamais dirigir depois de ter ingerido bebida alcoólica.

Diretor-executivo da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Cleiton Douglas da Silva, disse ser importante a conscientização que o trânsito é formado por todos, pedestres ou condutores. “Nós somos o trânsito. Fazemos parte do trânsito, que se não está indo bem é porque nós estamos fazendo algo errado. Precisamos lembrar que a nossa vida e a do próximo são importantes”, disse ao lembrar que o trânsito brasileiro registra índices preocupantes.

Para o gerente regional do Detran, Carlos David Jimenez Paz, a formação de motoristas conscientes resultará numa sensível melhoria no trânsito. “Se formamos motoristas conscientes conseguiremos melhorar o nosso trânsito. Estatisticamente, 90% dos acidentes envolvem o cidadão, é um erro ao volante, uma imprudência, bebida alcoólica. Envolver o cidadão é o objetivo principal nessa campanha. Esse trabalho em conjunto potencializa as informações e aumenta as chances de educarmos a sociedade. Estamos à disposição para trabalhar pelo trânsito da cidade e agradecemos muito a parceria da Prefeitura conosco”, afirmou.

Participando da solenidade da abertura da campanha “Maio Amarelo 2018 – Nós Somos o Trânsito”, o comandante do 6° Batalhão da Polícia Militar tenente-coronel Massilon de Oliveira Silva Neto salientou que ações educativas – como as promovidas pelo Maio Amarelo – são fundamentais para conscientizar a população sobre a importância de respeitar as leis de trânsito. “O Maio Amarelo lembra que o trânsito somos nós que fazemos. A consciência da população é provocada pelos órgãos que têm responsabilidade de levantar essa bandeira. Ações educativas trazem essa conscientização para que algo seja feito nesse sentido. É gratificante ver esse alinhamento entre órgãos do trânsito e órgãos de segurança aqui em Corumbá, é a vontade de fazer as coisas funcionarem. Estamos à disposição da Prefeitura para auxiliar nesse trabalho”, disse o comandante do 6° Batalhão da PM.

Conscientização e investimentos

Em seu discurso, o prefeito Marcelo Iunes destacou a importância de propagar ações relacionadas a um trânsito mais seguro. Para o chefe do Executivo corumbaense, o trabalho envolvendo parceria entre vários órgãos públicos colabora sobremaneira para mobilizar a população no que tange à questão da segurança viária. “Fico feliz em ver essa parceria entre a Agetrat e o Detran, todos trabalhando alinhados pela cidade. Temos condições de diminuir o número de acidentes no trânsito se todos trabalharmos juntos. Nós somos o trânsito. Hoje são 45 mil veículos aqui na cidade, é preciso conscientizarmos a sociedade e trabalharmos para mudar as estatísticas. Não é só o mês de maio, mas todos os meses em que vamos trabalhar juntos para conscientizar a população”, afirmou.

Iunes antecipou que o Município trabalha a liberação de recursos para investimento no setor de trânsito da cidade. “Estamos articulando recursos de 1 milhão de reais para aplicação na a sinalização horizontal; em projetos de passarelas elevadas na porta de escolas, tanto públicas como privadas, e em uma série de ações em prol da melhoria do trânsito”, finalizou.

O Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação. Porque maio? Foi uma proposta da ONU quando decretou a década de ação para segurança no trânsito em 11 de maio de 2011. Porque amarelo? A cor amarela foi escolhida por ser a cor da advertência no trânsito, sinal de alerta aos motoristas.

O laço símbolo do movimento é um sinal conhecido no mundo inteiro, e o laço já representa inúmeros movimentos. Quem utilizar o laço demonstra que adota posturas de responsabilidade no trânsito e entende o transitar seguro como uma ação de toda sociedade e não apenas de um organismo especifico.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal