Menu
domingo, 11 de abril de 2021
Ambiental MS Pantanal - Aegea
Andorinha Fevereiro
Geral

Com Maio Amarelo, Prefeitura quer conscientizar sobre segurança no trânsito

03 maio 2018 - 10h35Prefeitura de Corumbá

A campanha “Maio Amarelo 2018 – Nós Somos o Trânsito” foi aberta oficialmente na noite desta quarta-feira, 02 de maio, pela Prefeitura de Corumbá. Ação coordenada entre Poder Público e sociedade civil, a iniciativa busca mobilizar a população em torno da questão da segurança viária e propagar a conscientização em torno de um trânsito seguro para pedestres e condutores.

O objetivo do “Maio Amarelo” é lembrar as pessoas de algumas regras básicas e fazer com que respeitem a legislação de trânsito. Busca a campanha reforçar a necessidade de respeitar normas simples e cotidianas de trânsito como, por exemplo, o pedestre atravessar na faixa; o motociclista não se espremer por entre os carros os carros ou fazer ultrapassagens arriscadas e jamais dirigir depois de ter ingerido bebida alcoólica.

Diretor-executivo da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Cleiton Douglas da Silva, disse ser importante a conscientização que o trânsito é formado por todos, pedestres ou condutores. “Nós somos o trânsito. Fazemos parte do trânsito, que se não está indo bem é porque nós estamos fazendo algo errado. Precisamos lembrar que a nossa vida e a do próximo são importantes”, disse ao lembrar que o trânsito brasileiro registra índices preocupantes.

Para o gerente regional do Detran, Carlos David Jimenez Paz, a formação de motoristas conscientes resultará numa sensível melhoria no trânsito. “Se formamos motoristas conscientes conseguiremos melhorar o nosso trânsito. Estatisticamente, 90% dos acidentes envolvem o cidadão, é um erro ao volante, uma imprudência, bebida alcoólica. Envolver o cidadão é o objetivo principal nessa campanha. Esse trabalho em conjunto potencializa as informações e aumenta as chances de educarmos a sociedade. Estamos à disposição para trabalhar pelo trânsito da cidade e agradecemos muito a parceria da Prefeitura conosco”, afirmou.

Participando da solenidade da abertura da campanha “Maio Amarelo 2018 – Nós Somos o Trânsito”, o comandante do 6° Batalhão da Polícia Militar tenente-coronel Massilon de Oliveira Silva Neto salientou que ações educativas – como as promovidas pelo Maio Amarelo – são fundamentais para conscientizar a população sobre a importância de respeitar as leis de trânsito. “O Maio Amarelo lembra que o trânsito somos nós que fazemos. A consciência da população é provocada pelos órgãos que têm responsabilidade de levantar essa bandeira. Ações educativas trazem essa conscientização para que algo seja feito nesse sentido. É gratificante ver esse alinhamento entre órgãos do trânsito e órgãos de segurança aqui em Corumbá, é a vontade de fazer as coisas funcionarem. Estamos à disposição da Prefeitura para auxiliar nesse trabalho”, disse o comandante do 6° Batalhão da PM.

Conscientização e investimentos

Em seu discurso, o prefeito Marcelo Iunes destacou a importância de propagar ações relacionadas a um trânsito mais seguro. Para o chefe do Executivo corumbaense, o trabalho envolvendo parceria entre vários órgãos públicos colabora sobremaneira para mobilizar a população no que tange à questão da segurança viária. “Fico feliz em ver essa parceria entre a Agetrat e o Detran, todos trabalhando alinhados pela cidade. Temos condições de diminuir o número de acidentes no trânsito se todos trabalharmos juntos. Nós somos o trânsito. Hoje são 45 mil veículos aqui na cidade, é preciso conscientizarmos a sociedade e trabalharmos para mudar as estatísticas. Não é só o mês de maio, mas todos os meses em que vamos trabalhar juntos para conscientizar a população”, afirmou.

Iunes antecipou que o Município trabalha a liberação de recursos para investimento no setor de trânsito da cidade. “Estamos articulando recursos de 1 milhão de reais para aplicação na a sinalização horizontal; em projetos de passarelas elevadas na porta de escolas, tanto públicas como privadas, e em uma série de ações em prol da melhoria do trânsito”, finalizou.

O Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação. Porque maio? Foi uma proposta da ONU quando decretou a década de ação para segurança no trânsito em 11 de maio de 2011. Porque amarelo? A cor amarela foi escolhida por ser a cor da advertência no trânsito, sinal de alerta aos motoristas.

O laço símbolo do movimento é um sinal conhecido no mundo inteiro, e o laço já representa inúmeros movimentos. Quem utilizar o laço demonstra que adota posturas de responsabilidade no trânsito e entende o transitar seguro como uma ação de toda sociedade e não apenas de um organismo especifico.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza terá início na próxima segunda
MUDANÇA NO CTB
Nova Lei entra em vigor com alterações sobre uso de farol em rodovias
ECONOMIA
Cadastro de imóveis rurais será completamente digitalizado
GERAL
Corumbá recebe primeira remessa de queijos produzidos em assentamento rural
ESPORTE
Botafogo e Volta Redonda enfrentam-se neste sábado à noite
GERAL
CMDCA realiza neste sábado prova de conhecimento específico para Conselheiros Tutelares Suplentes
POLICIAL
PM captura foragido e aborda motociclista sem CNH no Guaicurus
POLICIAL
Casal vai para a delegacia após briga no Popular Nova
POLICIAL
Marido ameaça mulher, quebra objetos da casa e põe culpa em macumba
GERAL
Sorteio da mega-sena pode pagar R$ 27 milhões neste sábado

Mais Lidas

POLICIAL
Marido ameaça mulher, quebra objetos da casa e põe culpa em macumba
POLICIAL
Casal vai para a delegacia após briga no Popular Nova
SAÚDE
Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza terá início na próxima segunda
POLICIAL
PM captura foragido e aborda motociclista sem CNH no Guaicurus