Menu
quinta, 06 de maio de 2021
Governo - O Estado que cresce - Maio
Geral

Com homenagem a Ricardo Vilalva, Estação Primeira abre noite de desfiles

03 março 2019 - 21h45Prefeitura Muniipal de Corumbá

Contando a história do artista plástico e carnavalesco multicampeão, Ricardo Vilalva, a Estação Primeira do Pantanal foi a primeira escola a desfilar na Passarela do Samba, na noite deste domingo, 03 de março. A agremiação apresentou o enredo “Ricardo Vilalva – Colorindo em aquarela a história que ele próprio pintou”. Seus 700 componentes estavam divididos em 16 alas.

Denominada “Aquarelas do Brasil”, a Comissão de Frente representou todas as cores que dão vida a sua arte. Um tripé representou a paleta de cores. Toda a roupa da ala responsável por apresentar a escola para o público foi produzida de forma artesanal pelo artista Ricardo Vilalva. O carro Abre-Alas representou o Pantanal, com esculturas dos animais da fauna pantaneira, como a onça pintada, tuiuiú, garças, tucanos e araras.

Primeira ala exaltou o “Amor pelo Pantanal” com onças, tucanos, tuiuiús, araras e peixes, divididos em 4 conjuntos de fantasias representando a diversidade da fauna da região pantaneira. Nascido e criado nesta região, o artista tem como inspiração o maior santuário ecológico do mundo. Esta inspiração o levou a sagrar-se campeão internacional de trajes típicos, em que a Miss Brasil compôs o seu traje com uma ave pantaneira. A frente da ala, passista representando a flor símbolo do pantanal, a Vitória Régia.

Primeiro casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira representava o rio Paraguai, fonte de inspiração do artista, que já o retratou em inúmeros trabalhos de pintura. Bateria com 70 ritmistas trouxe para o desfile a superstição do artista. Fantasias nas cores predominantes pretas e prata.

Alas “Flor de Corumbá” e “Pingo de Amor” fizeram referência aos cordões carnavalescos que influenciaram trajetória artística de Ricardo Vilalva. Ala das Baianas também representou os tradicionais cordões.

Alegoria “Diversidade em arte e cultura” trouxe toda diversidade em arte e cultura que o artista desenvolve durante o ano em seu trabalho artístico. Com esculturas em madeira e composições com um destaque central.

Ala “A cerâmica”, nas cores marrom e dourado, mostrou o despertar da arte na vida deste artista, com o trabalho em argila iniciou um grande caminho percorrido pela sua arte. Seguida pelas alas “Amor por tudo que faço”; “Amor pelos índios”; “Poesia” e “São João”..

Desfile ainda destacou  “Festivais estudantis”, época em que o artista mais se realizou, ganhando vários encontros estudantis, revelando-se com o maior exponencial artístico da época. “Amor pela dança” fez referência a forte ligação de Vilalva com a arte da dança. Representada nas cores azul e lilás. Ala “Datas comemorativas” representou os trabalhos desenvolvidos pelo artista durante todo o ano letivo. Nas cores predominantes verde e vermelho.

Bateria da escola durante recuo na Avenida General Rondon. Foto: Tatiana Amorim/CDP

Carro alegórico “Paixão pelo mundo do carnaval” destacou todos os títulos conquistados por Ricardo Vilalva no carnaval de Corumbá pela Unidos da Vila Mamona, Major Gama, Império do Morro e Nova Corumbá. Composto por alegorias e símbolos da cada uma dessa agremiações. Esculturas feitas e madeira e compondo com quatro destaques representando os títulos conquistados pelo artista.

“Meus sonhos”, ala apresentou o caminho percorrido para alcançar os objetivos.“Signo de Libra” mostrou a total personalidade do artista idealista, encantador, amável e pacífico. Com elegância e bom gosto, afeito a beleza e harmonia, com sensibilidade às necessidades do próximo, criou amigos eternos nas escolas por onde passou com o seu jeito todo especial. O maior título alcançado por um grande artista: os Amigos. Ala “Aquarela” representou a técnica de pintura na qual Ricardo expressa sua arte, o dom que Deus lhe deu aliou-se a paixão pelas diversidades das cores.

Carro alegórico “O Artista” trouxe Ricardo Vilalva em uma representação plena de uma explosão de cores e suas artes peculiares. “A Amizade”, com fantasias nas cores branco e vermelho, encerrou o desfile expressando a relação afetiva de Ricardo para com as pessoas que estão sempre a sua volta.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL
MS recebe 50,5 mil doses da Astrazeneca do Ministério da Saúde
GERAL
PMA de Corumbá recebe doação de viatura da Vale para uso na fiscalização no Pantanal
SAÚDE
Prefeitura leva atendimento médico de rotina para o Porto Esperança
POLICIAL
Jovem é preso com 483 unidades de maconha no Cristo Redentor
POLICIAL
PMA apreende mais três tigres d'água em chácara
COVID-19
Vereador reforça necessidade de imunizar trabalhadores do CAC contra a Covid
ECONOMIA
Trabalhadores nascidos em maio podem sacar auxílio emergencial
POLICIAL
PRF apreende mais de 1,5 tonelada de maconha em MS
CIDADE
Vereador solicita informações sobre estágio de projeto de reforma do antigo mercadão
SEMANA NACIONAL DAS COMUNICAÇÕES
Wi-Fi Brasil leva internet a mais de 13 mil pontos remotos do país

Mais Lidas

POLICIAL
Assaltante é preso em flagrante no bairro Popular Velha
CONTRABANDO
PRF apreende carga com prata na BR 262 avaliada em 2 milhões de reais
EDUCAÇÃO
Senac oferece desconto de 30% em cursos EAD em diversas áreas
APOIO A SAÚDE
Vale inicia nova parceria na região com o projeto Ciclo de Saúde Pantanal