Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Com homenagem a Ricardo Vilalva, Estação Primeira abre noite de desfiles

03 março 2019 - 21h45Prefeitura Muniipal de Corumbá

Contando a história do artista plástico e carnavalesco multicampeão, Ricardo Vilalva, a Estação Primeira do Pantanal foi a primeira escola a desfilar na Passarela do Samba, na noite deste domingo, 03 de março. A agremiação apresentou o enredo “Ricardo Vilalva – Colorindo em aquarela a história que ele próprio pintou”. Seus 700 componentes estavam divididos em 16 alas.

Denominada “Aquarelas do Brasil”, a Comissão de Frente representou todas as cores que dão vida a sua arte. Um tripé representou a paleta de cores. Toda a roupa da ala responsável por apresentar a escola para o público foi produzida de forma artesanal pelo artista Ricardo Vilalva. O carro Abre-Alas representou o Pantanal, com esculturas dos animais da fauna pantaneira, como a onça pintada, tuiuiú, garças, tucanos e araras.

Primeira ala exaltou o “Amor pelo Pantanal” com onças, tucanos, tuiuiús, araras e peixes, divididos em 4 conjuntos de fantasias representando a diversidade da fauna da região pantaneira. Nascido e criado nesta região, o artista tem como inspiração o maior santuário ecológico do mundo. Esta inspiração o levou a sagrar-se campeão internacional de trajes típicos, em que a Miss Brasil compôs o seu traje com uma ave pantaneira. A frente da ala, passista representando a flor símbolo do pantanal, a Vitória Régia.

Primeiro casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira representava o rio Paraguai, fonte de inspiração do artista, que já o retratou em inúmeros trabalhos de pintura. Bateria com 70 ritmistas trouxe para o desfile a superstição do artista. Fantasias nas cores predominantes pretas e prata.

Alas “Flor de Corumbá” e “Pingo de Amor” fizeram referência aos cordões carnavalescos que influenciaram trajetória artística de Ricardo Vilalva. Ala das Baianas também representou os tradicionais cordões.

Alegoria “Diversidade em arte e cultura” trouxe toda diversidade em arte e cultura que o artista desenvolve durante o ano em seu trabalho artístico. Com esculturas em madeira e composições com um destaque central.

Ala “A cerâmica”, nas cores marrom e dourado, mostrou o despertar da arte na vida deste artista, com o trabalho em argila iniciou um grande caminho percorrido pela sua arte. Seguida pelas alas “Amor por tudo que faço”; “Amor pelos índios”; “Poesia” e “São João”..

Desfile ainda destacou  “Festivais estudantis”, época em que o artista mais se realizou, ganhando vários encontros estudantis, revelando-se com o maior exponencial artístico da época. “Amor pela dança” fez referência a forte ligação de Vilalva com a arte da dança. Representada nas cores azul e lilás. Ala “Datas comemorativas” representou os trabalhos desenvolvidos pelo artista durante todo o ano letivo. Nas cores predominantes verde e vermelho.

Bateria da escola durante recuo na Avenida General Rondon. Foto: Tatiana Amorim/CDP

Carro alegórico “Paixão pelo mundo do carnaval” destacou todos os títulos conquistados por Ricardo Vilalva no carnaval de Corumbá pela Unidos da Vila Mamona, Major Gama, Império do Morro e Nova Corumbá. Composto por alegorias e símbolos da cada uma dessa agremiações. Esculturas feitas e madeira e compondo com quatro destaques representando os títulos conquistados pelo artista.

“Meus sonhos”, ala apresentou o caminho percorrido para alcançar os objetivos.“Signo de Libra” mostrou a total personalidade do artista idealista, encantador, amável e pacífico. Com elegância e bom gosto, afeito a beleza e harmonia, com sensibilidade às necessidades do próximo, criou amigos eternos nas escolas por onde passou com o seu jeito todo especial. O maior título alcançado por um grande artista: os Amigos. Ala “Aquarela” representou a técnica de pintura na qual Ricardo expressa sua arte, o dom que Deus lhe deu aliou-se a paixão pelas diversidades das cores.

Carro alegórico “O Artista” trouxe Ricardo Vilalva em uma representação plena de uma explosão de cores e suas artes peculiares. “A Amizade”, com fantasias nas cores branco e vermelho, encerrou o desfile expressando a relação afetiva de Ricardo para com as pessoas que estão sempre a sua volta.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal