Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Com apoio do IST Alimentos e Bebidas, indústria de MS inicia produção de caldo de cana envasado

03 setembro 2019 - 08h59FIEMS

Em Mato Grosso do Sul e em boa parte do território brasileiro não existe programa melhor do que comer pastel e tomar caldo de cana. Pelo menos na região sul do Estado, desde o início de agosto, isso ficou ainda mais fácil. Isso porque a empresa Tropicana, localizada no município de Ivinhema (MS), iniciou, com auxílio do IST Alimentos e Bebidas (Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas), que fica em Dourados (MS), a produção de um caldo de cana envasado e que pode ser comercializado nos supermercados.

O supervisor de consultoria do IST Alimentos e Bebidas, Lucas Alves Gomes, contou que a empresa entrou em contato assim que teve a ideia de desenvolver o produto. “A parceria entre o Senai e a Tropicana surgiu no início de 2018, quando iniciamos o desenvolvimento do caldo de cana. O projeto teve duração de aproximadamente um ano e meio e nesse período foram feitas várias pesquisas e testes com o objetivo de obter um caldo de cana que mantivesse as suas características de sabor e pudesse ter um prazo de validade maior sem adição de conservantes”, explicou.

Com o mesmo nome da empresa, Tropicana, o caldo de cana é pasteurizado por meio de um processo moderno, que elimina os microrganismos e garante a qualidade do produto, sem nenhuma alteração no sabor ou no aroma por 30 dias. “Foram vários testes para que se chegasse ao produto final. Vale ressaltar que a empresa contratou todas as nossas linhas de serviço, que começou com o desenvolvimento do produto, depois foi uma consultoria para elaboração de um programa de autocontrole e boas práticas para conseguir o registro junto ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)”, comentou o supervisor de consultoria do IST Alimentos e Bebidas.

Além disso, o LabSenai Alimentos, laboratório que integra o complexo do IST Alimentos e Bebidas, foi contratado para análise de água da empresa, além de realizar as análises físico-químicas e microbiológicas do caldo de cana. “Ou seja, o projeto utilizou as três vertentes do Instituto, que são inovação, consultoria e metrologia. Depois de tudo pronto, o projeto ainda recebeu auxílio do Senai Empresa para a identidade visual”, completou Lucas Alves Gomes.

O empresário Angelo Trevisam conta que a ideia de produzir caldo de cana surgiu a partir da vontade de ter o alimento à disposição em qualquer horário e qualquer dia, sem precisar esperar a feira do bairro ou procurar um vendedor ambulante. “E aí comecei a ver muitos produtos no mercado, como água de coco e sucos naturais com uma produção com alta tecnologia e resolvi procurar o Senai, que é uma instituição referência em inovação, para me ajudar na elaboração desse produto”, afirmou.

Na avaliação do empresário Angelo Trevisam, sem o apoio do Senai o processo todo teria sido mais demorado e mais difícil. “Para nós, todo o auxílio da equipe do IST Alimentos e Bebidas e do próprio Senai Empresa foi fundamental, principalmente porque eu sou um grande apreciador de caldo de cana e queria que chegássemos a um produto idêntico ao natural, mas com prazo de validade maior. Para isso, não poderíamos utilizar conservantes, que alterariam o sabor”, destaca.

A produção do Tropicana começou no início de agosto e os produtos, fabricados na versão tradicional, sabor abacaxi e sabor limão e envasados em copos de 300 ml, podem ser encontrados nos municípios de Ivinhema, Fátima do Sul, Jateí, Vicentina, Novo Horizonte, Deodápolis, Glória de Dourados, Angélica, Naviraí e Mundo Novo. “Queremos em breve estar em todo o Estado, levando o sabor do caldo de cana fresco a todo mundo que gosta do produto”, finaliza.

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal