Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Com a chegada do Natal e troca de presentes, brinquedos devem ser higienizados

No Natal a maioria das crianças costumam ganhar brinquedos que devem ser higienizados para evitar doenças

24 dezembro 2020 - 11h13Mariana Conte

A chegada do Natal também é marcada pelos presentes e quem mais fica eufórico com eles é a criançada que na maioria das vezes querem brinquedos como lembrança. Mas com a pandemia provocada pela Covid-19, os cuidados com a higiene pessoal e de casa se tornaram ainda maiores. No entanto, a limpeza de brinquedos também deve ser prioridade, pois se mal higienizados, esses produtos podem carregar o novo coronavírus e contaminar as crianças.

Sabemos que alguns brinquedos são fundamentais no processo de aprendizagem e desenvolvimento psico-motor das crianças, mas podem se tornar reservatórios de microrganismos (vírus, bactérias ou vermes) causadores de doenças se não forem bem cuidados.

Após as brincadeiras, os brinquedos precisam ser bem higienizados e guardados de forma adequada. Isso porque vírus, bactérias, e até poeiras presentes na superfície de brinquedos não higienizados corretamente podem provocar vômitos, flatulência, diarreia, dores abdominais, viroses ou alergias nas crianças.

O médico infectologista Hilton Luís Alves Filho lembrou que na época de fim de ano e natal a troca de presentes é parte das comemorações e orientou que a fim de manter a segurança é importante certificar da limpeza dos presentes e embalagens.

“Quando falamos em brinquedos é muito importante mantê-los higienizados antes do uso evitando sempre que possível o compartilhamento entre as crianças sobretudo de outras casas. Não está muito clara ainda a capacidade de sobrevivência do vírus em objetos e superfícies e sua capacidade de infectar outra pessoa, sabendo disso cabe sempre o bom senso e a higienização preventiva”, disse ao Capital do Pantanal.

O gerente de uma loja de brinquedos, Fabiano Martins também orientou a higienização. "Com a pandemia, aqui na loja após a aquisição orientamos os pais e respoinsáveis a higienizar os brinquedos, principalmente porque as crianças costumam brincar juntas e emprestar umas para as outras", comentou. 

A dona de casa Laura Silvestre, mãe da pequena Julia, de 4 anos disse que sempre higieniza os brinquedos. “Também é preciso atenção com o ambiente onde as crianças realizam as brincadeiras, os locais onde as crianças costumam brincar, principalmente, o chão, devem ser higienizados com desinfetante, como, a água sanitária. “, a mãe ainda complementou. “Neste momento de pandemia, aqui em casa pedimos que todos evitem entrar calçando sapatos recém-usados na rua, em virtude da sujeira trazida no solado, principalmente porque temos criança e idoso em casa”, explicou. 

O infectologista ainda frisou que as principais formas de se prevenir contra o novo coronavírus é o uso de máscaras cobrindo boca e nariz, higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70% e o distanciamento social de pelo menos 1 metro e meio entre as pessoas. Porém objetos contaminados podem apresentar um risco de infecção ainda que baixo.

“O objetivo da limpeza é reduzir as chances de contágio por meio de objetos e superfícies. Então, observe quais são os utensílios que são mais tocados na sua casa e reforce a higienização com água e sabão, água sanitária ou álcool 70%”, orientou.

Saiba como limpar cada tipo de brinquedo

Brinquedos de pano ou pelúcia - A limpeza deve ser feita com água e sabão. O brinquedo deve secar bem à sombra (para não desbotar), e em dias de sol, para evitar proliferação de fungos.

Brinquedos de banho – A recomendação é secar e remover a água do interior do brinquedo após o banho, além de guardá-lo fora do banheiro para evitar fungos e bactérias.

Revistinhas e livros – Sugere-se aplicar plásticos adesivos nas capas das revistinhas e livros. Desta forma, a limpeza pode ser feita com álcool 70%.

Brinquedos de EVA – A dica é utilizar pano com água e sabão neutro e depois deixar secar bem.

Brinquedos de metal – Neste caso, os brinquedos devem ser higienizados com pano umedecido com álcool 70%, pois concentração do produto facilita a evaporação e evita ferrugens, bem como é apropriada para eliminação de microrganismos nas superfícies.

Brinquedos de plástico e borracha - Esse tipo de brinquedo deve ser colocado por 10 minutos de molho em uma mistura de água morna com vinagre ou detergente neutro. Para finalizar a limpeza, a sugestão é passar álcool 70% na superfície.

 

-- 

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Economia
Exportação de industrializados de MS atingem US$ 434,7 milhões em março
Mudança
Novo sistema de cadastro no Programa Precoce MS já está disponível
Abril Verde
Campanha promove conscientização contra assédio a mulheres no trabalho
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Eleições 2024
Em novo partido, vereador Luciano Costa confirma pré-candidatura à prefeitura de Corumbá

Mais Lidas

Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Segurança Alimentar
Supermercado de Ladário recebe autorização para manipular alimentos de origem animal
Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá
Corumbá
Banda faz apresentação cultural em celebração aos 376 anos do Exército