Menu
sábado, 19 de junho de 2021
Andorinha - Maio
Andorinha - Maio
Geral

Colheita da soja entra na reta final e plantio do milho passa dos 90% em Mato Grosso do Sul

02 abril 2021 - 09h55Mariana Conte

A agricultura em Mato Grosso do Sul está a todo vapor. A colheita da safra de soja entrou na reta final e deve ser finalizada nos próximos dias, ao passo que o plantio do milho de 2ª safra alcançou 91,8% da área dedicada à cultura. Os dados do projeto SIGA/MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) comprovam que o Estado caminha para atingir recordes de produção.

Com os avanços recentes, a colheita da soja chegou a 91,5%, reduzindo para 7% o atraso em relação a safra passada, conforme o último levantamento do Siga/MS, coordenado pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) junto com a Aprosoja/MS (Associação de Produtores de Soja de MS).

A área plantada com soja em Mato Grosso do Sul teve aumento estimado em 4,13%, passando de 3,389 milhões para 3,529 milhões de hectares. Com a expectativa de colher 53 sacas por hectare em média, o volume esperado é de 11,222 milhões de toneladas. A comercialização da safra chega a 67,7%, com média de R$ 152,50 por saca.

"A safra caminha muito bem, mas neste momento percebemos um gargalo no escoamento do grão. A capacidade de armazenagem do Estado está no limite e precisamos de mais fluidez para que a soja saia, seja para indústria ou exportação. Nós da Semagro estamos atuando neste momento para que haja mais fluidez neste processo", destacada o secretário Jaime Verruck, titular da Semagro.

O plantio do milho segue em ritmo acelerado e também deve ser encerrado nos próximos dias. Mais de 91% da área destinada ao milho 2º safra está plantada, ainda que em percentual inferior ao mesmo período do ano passado. Estima-se até o momento um aumento de área plantada de aproximadamente 5,7%, passando de 1,895 milhão para 2,003 milhões de hectares na 2ª safra 2020/2021.

Ainda de acordo com o boletim técnico, a produtividade está estimada em 93,4 sacas por hectare e a previsão é de que o Estado colha 10,618 milhões de toneladas do grão. O preço médio da saca de milho está em R$ 78,6 e 84% da safra 2020 foi comercializada até o momento. Confira o boletim técnico completo clicando aqui.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

COVID-19
Comissão rejeita proposta de inclusão de jornalistas, bancários e vigilantes em grupos prioritários
SAÚDE
SES autoriza municípios a vacinarem com a Pfizer adolescentes acima de 12 anos com comorbidades
POLICIAL
PRF apreende 450 mil maços de cigarro contrabandeados na Capital
GERAL
MPF aponta risco de desaparecimento de espécies no Rio Paraná
Rio Paraná Energia, empresa da holding China Three Gorges Corporation (CTG), é acusada de descumprir regras ambientais e levar à beira do desaparecimento peixes como Pintado e Dourado
SAÚDE
SES prepara distribuição das 70.160 doses de vacina contra a covid-19 em MS
GERAL
Fórum apresenta avanços do Plano Estratégico em MS
POLICIAL
PMA e Bombeiros resgatam ave em extinção ferida
GERAL
Contribuintes têm até o dia 3 de agosto aderir ao REFIS 2021
EDUCAÇÃO
Terminam hoje as inscrições do Encceja 2020 para privados de liberdade
GERAL
Homem fica ferido após queda de cavalo no Pantanal

Mais Lidas

GERAL
Homem fica ferido após queda de cavalo no Pantanal
GERAL
Bombeiros combatem incêndio em concessionária no Centro
POLICIAL
PM de Corumbá prende homem com mandado de prisão em aberto na área central
GERAL
Atenção ao prazo: licenciamento de veículos com placas 3 e 4 vence neste mês