Menu
quinta, 06 de maio de 2021
Governo - O Estado que cresce - Maio
Geral

Clima seco obrigada mais atenção com a saúde

08 agosto 2016 - 08h34Gesiane Medeiros / Notícias MS

Apaixonados pelo frio passam o ano todo esperando o final de julho para comemorar  a chegada da frente fria no Estado. Para muitos, o período do frio é uma ótima oportunidade para se vestir com elegância e apreciar um vinho de boa qualidade com o acompanhamento da massa favorita. Porém a chegada do inverno também tem seus pontos prejudiciais, o mais comum deles é o clima seco, que  dificulta a respiração, resseca a pela e causa ainda mais problemas para aqueles que já possuem problemas de respiração. 

Diversas técnicas simples de serem postas em práticas, podem ser facilmente executadas em casa, como utilizar um balde com água no quarto a noite, enquanto dorme ou mesmo uma toalha molhada, segundo médicos especialistas, tal costume possui a mesma eficácia de um umidificador de ar.

A médica pneumologista Andressa Mateus da Cunha explica que o clima seco provoca um ressecamento da mucosa , além de ressecar também as vias respiratórias e a pele, ocasionando  tosse, cansaço, dor de cabeça, mal estar, irritação na garganta, olhos, ouvidos e em alguns casos ate sangramentos nasais. Em pessoas com doenças respiratórias alérgicas, como por exemplo rinite ou asma pode haver uma piora dos sintomas devido ao fato dos agentes causadores da alergia ficarem mais tempo suspensos no ar.

As pessoas mais vulneráveis são idosos acima de 60 anos e crianças abaixo de cinco anos, e principalmente pessoas portadoras de doenças pulmonares como asma, fibrose pulmonar entre outras, pois suas vias respiratórias já estão danificadas pelas doenças de base,  e com esse tempo seco tendem a piorar seus sintomas respiratórios ficando mais propensas a infecções como pneumonia.

A médica confirma, “A principal prevenção é a ingestão de água, cerca de dois litros ao dia para adultos, e também utilizar no quarto ou na casa umidificadores de ar e na falta deste, toalha molhada ou bacia com água, hidratação da mucosa nasal com soro fisiológico várias vezes ao dia, oriento também evitar aglomeração para que com isto evite-se transmissão de gripes e resfriados”.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL
MS recebe 50,5 mil doses da Astrazeneca do Ministério da Saúde
GERAL
PMA de Corumbá recebe doação de viatura da Vale para uso na fiscalização no Pantanal
SAÚDE
Prefeitura leva atendimento médico de rotina para o Porto Esperança
POLICIAL
Jovem é preso com 483 unidades de maconha no Cristo Redentor
POLICIAL
PMA apreende mais três tigres d'água em chácara
COVID-19
Vereador reforça necessidade de imunizar trabalhadores do CAC contra a Covid
ECONOMIA
Trabalhadores nascidos em maio podem sacar auxílio emergencial
POLICIAL
PRF apreende mais de 1,5 tonelada de maconha em MS
CIDADE
Vereador solicita informações sobre estágio de projeto de reforma do antigo mercadão
SEMANA NACIONAL DAS COMUNICAÇÕES
Wi-Fi Brasil leva internet a mais de 13 mil pontos remotos do país

Mais Lidas

POLICIAL
Assaltante é preso em flagrante no bairro Popular Velha
CONTRABANDO
PRF apreende carga com prata na BR 262 avaliada em 2 milhões de reais
EDUCAÇÃO
Senac oferece desconto de 30% em cursos EAD em diversas áreas
APOIO A SAÚDE
Vale inicia nova parceria na região com o projeto Ciclo de Saúde Pantanal