Menu
domingo, 18 de abril de 2021
Andorinha Fevereiro
Andorinha Fevereiro
Geral

Circuito de palestra sobre a Hidrovia do Rio Paraguai chega a Campo Grande

19 junho 2017 - 11h02Redação

No dia 23/06 (sexta-feira), Campo Grande receberá uma das etapas do circuito de palestras técnicas sobre os resultados obtidos no Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Hidrovia do Rio Paraguai, realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) por solicitação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

O “Road Show EVTEA da Hidrovia do Rio Paraguai” será realizado no auditório do próprio DNIT a partir das 13h30, é aberto e direcionado aos interessados em conhecer as conclusões do EVTEA. A organização do evento espera receber autoridades governamentais, promotores públicos estaduais e federais, representantes de classe e da sociedade civil, como ONGS, e comunidade em geral, que poderão fazer perguntas aos coordenadores do Estudo após a apresentação dos resultados.

O Estudo de Viabilidade reúne um conjunto de análises obtidas por meio de levantamentos realizados por uma equipe multidisciplinar formada por dezenas de professores doutores, acadêmicos de graduação, mestrado e doutorado do Instituto Tecnológico de Infraestrutura de Transportes (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e foi executado por meio de um Termo de Cooperação com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Estudo

O EVTEA estudou o trecho de 1270 km entre Cáceres/MT e Porto Murtinho/MS e projetou as potencialidades futuras da Hidrovia no que se refere às ações para a melhoria da infraestrutura, aumento da segurança na navegação, transporte de novas cargas, implantação e reestruturação de terminais portuários.

“Os estudos de viabilidade são imprescindíveis na instalação de empreendimentos, inclusive no setor do transporte hidroviário, sendo analisados os aspectos técnicos, econômicos e ambientais”, explica o prof. Dr. Eduardo Ratton, coordenador geral do EVTEA.

Para fazer o levantamento, os pesquisadores realizaram cinco expedições de campo somando 4 mil km navegados pelos rios Paraguai, Miranda e Cuiabá. Três das expedições foram realizadas em parceira com o 6º Distrito Naval de Ladário, da Marinha do Brasil, com o qual a UFPR assinou um Acordo de Cooperação permitindo a troca de experiências, a coleta de informações e a proposição de ações com o objetivo de melhorar a Hidrovia. 

“O Road Show é uma oportunidade de participação da população na Administração Pública, uma forma de exercício da cidadania já que possibilita o esclarecimento de dúvidas e a troca de informações”, ressalta Ratton.

Hidrovia do Rio Paraguai

A Hidrovia tem ao todo 3.442 km e contempla cinco países: Brasil, Paraguai, Bolívia, Argentina e Uruguai, sendo um dos mais importantes eixos de integração política econômica, social e econômica da América do Sul.

Road Show

O circuito de palestras é promovido pela UFPR, DNIT e Administração da Hidrovia do Rio Paraguai (Ahipar) e ocorrerá no auditório do DNIT, localizado na Rua Antônio Maria Coelho, nº 3099 – Bairro Jardim dos Estados, em Campo Grande.

As inscrições podem ser feitas pelo link https://goo.gl/7sjyeO. A entrada é gratuita.

Informações: (41) 3226-6658

Deixe seu Comentário

Leia Também

KIT INTUBAÇÃO
Cooperativa médica adota medidas emergenciais para otimizar uso de medicamentos em falta no mercado
GERAL
Presos brigam em cela e um acaba morto em presídio de MS
SAÚDE
Dia Mundial da Hemofilia: condição genética dificulta coagulação
UEMS
UEMS oferta 78 bolsas no valor de R$ 400 para Projetos de Ensino
SAÚDE
Com mais um drive thru na Praça CEU, Prefeitura retoma vacinação contra a Covid-19
GERAL
Dupla-Sena da Páscoa sorteia prêmio de R$ 30 milhões neste sábado
GERAL
Pandemia e isolamento aumentam procura por cultivo de plantas em casa
ECONOMIA
Prorrogação de imposto alivia orçamento de bares e restaurantes, avalia Abrasel
PANTANAL
Com mais de 50 programas, apresentador divulga belezas do Pantanal na TV
GERAL
Servidores da Agepen recebem primeira dose da vacina contra Covid-19

Mais Lidas

GERAL
Presos brigam em cela e um acaba morto em presídio de MS
PANTANAL
Com mais de 50 programas, apresentador divulga belezas do Pantanal na TV
CORONAVÍRUS
Coronavírus: variante P1 já é predominante em Mato Grosso do Sul
SAÚDE
Com mais um drive thru na Praça CEU, Prefeitura retoma vacinação contra a Covid-19