Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Circuito de palestra sobre a Hidrovia do Rio Paraguai chega a Campo Grande

19 junho 2017 - 11h02Redação

No dia 23/06 (sexta-feira), Campo Grande receberá uma das etapas do circuito de palestras técnicas sobre os resultados obtidos no Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Hidrovia do Rio Paraguai, realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) por solicitação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

O “Road Show EVTEA da Hidrovia do Rio Paraguai” será realizado no auditório do próprio DNIT a partir das 13h30, é aberto e direcionado aos interessados em conhecer as conclusões do EVTEA. A organização do evento espera receber autoridades governamentais, promotores públicos estaduais e federais, representantes de classe e da sociedade civil, como ONGS, e comunidade em geral, que poderão fazer perguntas aos coordenadores do Estudo após a apresentação dos resultados.

O Estudo de Viabilidade reúne um conjunto de análises obtidas por meio de levantamentos realizados por uma equipe multidisciplinar formada por dezenas de professores doutores, acadêmicos de graduação, mestrado e doutorado do Instituto Tecnológico de Infraestrutura de Transportes (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e foi executado por meio de um Termo de Cooperação com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Estudo

O EVTEA estudou o trecho de 1270 km entre Cáceres/MT e Porto Murtinho/MS e projetou as potencialidades futuras da Hidrovia no que se refere às ações para a melhoria da infraestrutura, aumento da segurança na navegação, transporte de novas cargas, implantação e reestruturação de terminais portuários.

“Os estudos de viabilidade são imprescindíveis na instalação de empreendimentos, inclusive no setor do transporte hidroviário, sendo analisados os aspectos técnicos, econômicos e ambientais”, explica o prof. Dr. Eduardo Ratton, coordenador geral do EVTEA.

Para fazer o levantamento, os pesquisadores realizaram cinco expedições de campo somando 4 mil km navegados pelos rios Paraguai, Miranda e Cuiabá. Três das expedições foram realizadas em parceira com o 6º Distrito Naval de Ladário, da Marinha do Brasil, com o qual a UFPR assinou um Acordo de Cooperação permitindo a troca de experiências, a coleta de informações e a proposição de ações com o objetivo de melhorar a Hidrovia. 

“O Road Show é uma oportunidade de participação da população na Administração Pública, uma forma de exercício da cidadania já que possibilita o esclarecimento de dúvidas e a troca de informações”, ressalta Ratton.

Hidrovia do Rio Paraguai

A Hidrovia tem ao todo 3.442 km e contempla cinco países: Brasil, Paraguai, Bolívia, Argentina e Uruguai, sendo um dos mais importantes eixos de integração política econômica, social e econômica da América do Sul.

Road Show

O circuito de palestras é promovido pela UFPR, DNIT e Administração da Hidrovia do Rio Paraguai (Ahipar) e ocorrerá no auditório do DNIT, localizado na Rua Antônio Maria Coelho, nº 3099 – Bairro Jardim dos Estados, em Campo Grande.

As inscrições podem ser feitas pelo link https://goo.gl/7sjyeO. A entrada é gratuita.

Informações: (41) 3226-6658

Deixe seu Comentário

Leia Também

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Economia
Exportação de industrializados de MS atingem US$ 434,7 milhões em março
Mudança
Novo sistema de cadastro no Programa Precoce MS já está disponível
Abril Verde
Campanha promove conscientização contra assédio a mulheres no trabalho
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Eleições 2024
Em novo partido, vereador Luciano Costa confirma pré-candidatura à prefeitura de Corumbá

Mais Lidas

Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Segurança Alimentar
Supermercado de Ladário recebe autorização para manipular alimentos de origem animal
4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá