Menu
quinta, 21 de janeiro de 2021
Andorinha Janeiro/Fevereiro
Andorinha Janeiro/Fevereiro Mobile
Geral

Cinco pessoas são presas por contrabando de gasolina em Corumbá

24 agosto 2018 - 17h33Sylma Lima

 

Operação conjunta garantiu eficácia da ação onde cinco foram presos em flagrante delito. Fotos: Victor Viegas

Na manhã desta sexta-feira, 24 de Agosto, fora deflagrada em Corumbá uma operação conjunta entre Polícia Federal, Receita Federal e auxílio da Força Nacional visando coibir o contrabando e venda ilegal de combustíveis na cidade.  Após um trabalho de investigação a polícia chegou até quatro imóveis onde era comercializada gasolina boliviana e prendeu cinco pessoas em flagrante delito, que serão conduzidas ao judiciário para deliberar sobre o caso. Foi apreendido  mais de 900 litros de combustível. Os acusados vão responder por crime ambiental previsto na lei 9605/98 e  contrabando, cujas penas variam de 1 a 5 anos de reclusão além de multa.

O delegado Sergio Luiz Macedo da Polícia Federal preside o inquérito policial e fez os autos de flagrante. Segundo Zaquiel S. Vettorello , inspetor chefe da Receita Federal em Corumbá, a operação esta inserida num contexto já conhecido nesta região de fronteira que é prática do contrabando de combustível. “ Temos dados dos últimos dois  anos que nos dão a média de mais de 15 mil litros de gasolina  entrando em Corumbá. Fizemos uma coleta de informações rigorosa que contou com denuncias para chegarmos até esses focos de comercio ilegal , pois o combustível para entrar no Brasil, vindo de outro pais  precisa ter licença da Agencia Nacional de Petróleo. Aqui já teve muita operação de combustível informal, inclusive feito em barcaças” .

O que fomenta o comércio irregular é o preço, livre de imposto no pais vizinho. Ao todo foram quatro brasileiros e um boliviano detido. Só num local foi apreendido 300 litros. A identificação dos  pontos demorou uma semana, e a operação foi denominada ‘ Mad Max’ .

“A maioria dos pontos de venda comercializava a granel, e tinha ate carretas abastecendo”. Já  foi mapeado pontos e depósitos clandestinos e as polícias estarão fazendo novas investidas, pois o saldo foi positivo. “A Força Nacional atuou de forma conjunta e deu suporte para as prisões”, finalizou Zaquel .

Quanto ao crime, a importação desse combustível, por ser monopólio da União, se sujeita à prévia e expressa autorização da Agência Nacional de Petróleo, sendo concedida apenas aos produtores ou importadores, de modo que sua introdução, por particulares, em território nacional, é conduta proibida. Em Corumbá a prática é comum devido à proximidade e a facilidade na aquisição do diesel e da gasolina, até mesmo na Província de German Buch, entrada para as cidades bolivianas de Quijarro e Puerto Suarez, onde os bolivianos comercializam o combustível em galões , na portas das residências  , e,  para driblar a fiscalização há os que fazem entrega a domicilio.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Após fortes ventos árvore cai em frente a Cinco Bacia
GERAL
Bombeiros realizam extinção de incêndio por vazamento de gás no Popular Velha
OPORTUNIDADE
Senai de Corumbá está com vagas abertas para cinco cursos técnicos presenciais e EAD
GERAL
Projeto social do Mato Grosso do Sul recebe apoio da Fundação Cargill
Cerca de 47 mil pessoas serão favorecidas em todo Brasil por meio de iniciativas que promovem alimentação segura, sustentável e acessível
CURSO
Abertas inscrições para curso de higiene e manipulação para entidades parceiras do Mesa Sesc Brasil
EDUCAÇÃO
Senac está com as inscrições abertas para cursos técnicos em MS
Em Corumbá, a opção é o curso "Técnico em Administração", com início no dia 8 de março
GERAL
Índios guatós comemoram chegada de internet em aldeia no Pantanal
EDUCAÇÃO
Inscrições em cursos de idiomas do IFMS terminam domingo
MEIO AMBIENTE
Serviço Geológico do Brasil divulga prognóstico para cheia na bacia do rio Paraguai
GERAL
Desconto em cursos do Senac Corumbá vai até o dia 31 de janeiro
Unidade oferece opções para quem quer investir na carreira profissional

Mais Lidas

FRAUDE ELEITORAL
Ministério Público quer impugnação de candidatos do PRB em Ladário
GERAL
Comando do 6º Distrito Naval abre inscrições para concurso de nível superior
GERAL
Confira a distribuição das doses de vacina contra a Covid-19 por município em Mato Grosso do Sul
GERAL
Batida de carro e moto deixa criança ferida no Popular Nova