Menu
sexta, 29 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Cinco pessoas são presas por contrabando de gasolina em Corumbá

24 agosto 2018 - 17h33Sylma Lima

 

Operação conjunta garantiu eficácia da ação onde cinco foram presos em flagrante delito. Fotos: Victor Viegas

Na manhã desta sexta-feira, 24 de Agosto, fora deflagrada em Corumbá uma operação conjunta entre Polícia Federal, Receita Federal e auxílio da Força Nacional visando coibir o contrabando e venda ilegal de combustíveis na cidade.  Após um trabalho de investigação a polícia chegou até quatro imóveis onde era comercializada gasolina boliviana e prendeu cinco pessoas em flagrante delito, que serão conduzidas ao judiciário para deliberar sobre o caso. Foi apreendido  mais de 900 litros de combustível. Os acusados vão responder por crime ambiental previsto na lei 9605/98 e  contrabando, cujas penas variam de 1 a 5 anos de reclusão além de multa.

O delegado Sergio Luiz Macedo da Polícia Federal preside o inquérito policial e fez os autos de flagrante. Segundo Zaquiel S. Vettorello , inspetor chefe da Receita Federal em Corumbá, a operação esta inserida num contexto já conhecido nesta região de fronteira que é prática do contrabando de combustível. “ Temos dados dos últimos dois  anos que nos dão a média de mais de 15 mil litros de gasolina  entrando em Corumbá. Fizemos uma coleta de informações rigorosa que contou com denuncias para chegarmos até esses focos de comercio ilegal , pois o combustível para entrar no Brasil, vindo de outro pais  precisa ter licença da Agencia Nacional de Petróleo. Aqui já teve muita operação de combustível informal, inclusive feito em barcaças” .

O que fomenta o comércio irregular é o preço, livre de imposto no pais vizinho. Ao todo foram quatro brasileiros e um boliviano detido. Só num local foi apreendido 300 litros. A identificação dos  pontos demorou uma semana, e a operação foi denominada ‘ Mad Max’ .

“A maioria dos pontos de venda comercializava a granel, e tinha ate carretas abastecendo”. Já  foi mapeado pontos e depósitos clandestinos e as polícias estarão fazendo novas investidas, pois o saldo foi positivo. “A Força Nacional atuou de forma conjunta e deu suporte para as prisões”, finalizou Zaquel .

Quanto ao crime, a importação desse combustível, por ser monopólio da União, se sujeita à prévia e expressa autorização da Agência Nacional de Petróleo, sendo concedida apenas aos produtores ou importadores, de modo que sua introdução, por particulares, em território nacional, é conduta proibida. Em Corumbá a prática é comum devido à proximidade e a facilidade na aquisição do diesel e da gasolina, até mesmo na Província de German Buch, entrada para as cidades bolivianas de Quijarro e Puerto Suarez, onde os bolivianos comercializam o combustível em galões , na portas das residências  , e,  para driblar a fiscalização há os que fazem entrega a domicilio.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira