Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Cinco erros que se deve evitar ao investir

10 julho 2020 - 11h08Redação

Investir é a melhor maneira de dar um passo adiante em termos de educação financeira. Quando o investimento é fruto de uma estratégia racional e que considera a realidade do investidor, a tendência é que o sucesso venha em curto, médio ou longo prazo, a depender do produto escolhido.

Entretanto, nem sempre isso ocorre. É comum ver pessoas cometendo erros que comprometem seus resultados com investimentos, como os descritos a seguir. 

Não diversificar

A diversificação de investimentos é importante para que quem investe não dependa dos resultados de um único ativo para ter sucesso. A lógica de “não colocar todos os ovos na mesma cesta” faz muito sentido no universo dos investimentos.

A história sempre traz bons exemplos: no final dos anos 80 e início dos anos 90, quem colocou todo o seu dinheiro na Poupança, teve seus bens confiscados com o Plano Collor, e ficou no prejuízo. Se na época, as pessoas tivessem diversificado seus investimentos, atrelando seus resultados a diferentes referenciais, ainda que o Plano Collor bloqueasse parte do seu dinheiro, ela ainda teria outras alternativas para não ficar sem nada.

Claro que na época as possibilidades eram bem menores do que as que as plataformas de investimentos oferecem hoje, mas este é um exemplo que ilustra a importância de o investidor estar preparado para compensar resultados ruins de uma aplicação com um outro ativo ou até com um conjunto de investimentos de características distintas.

Não considerar o perfil de investidor

Investidores podem ser de perfil conservador, moderado ou arrojado, o que tem a ver com a tolerância ao risco e o conhecimento a respeito do mercado de investimentos.

Quando uma pessoa ouve falar que o Tesouro Direto é melhor do que a Poupança e automaticamente faz a transferência de 100% do seu dinheiro que estava na Caderneta para o Tesouro, ela está investindo sem considerar o que de fato o Tesouro pode oferecer para o seu perfil individual, o que pode ser prejudicial para os seus interesses.

O mais importante é que a pessoa descubra qual é o seu perfil, o que pode ser feito via testes simples, em uma plataforma de investimentos. O objetivo é definir seus objetivos e somente depois procurar o ativo que tem potencial para trazer resultados em função dessas características.

Não considerar o perfil é algo que geralmente leva o investidor a perder rentabilidade nos seus investimentos, o que, na prática, representa menos dinheiro no final do processo.

Não decidir por conta própria

Existem inúmeras fontes confiáveis de informação disponíveis na internet, mas, ainda assim, as pessoas preferem simplificar as coisas, transferindo a responsabilidade sobre seus investimentos para outros atores, como os gerentes de banco.

O problema é que quando se opta por este caminho, o mais comum é que o gerente, que é funcionário da empresa que disponibiliza os títulos, invista o dinheiro do cliente de acordo com os interesses do  próprio banco. Ou seja, transferir essa responsabilidade acaba sendo uma forma de gerar resultados para o banco e não necessariamente para o investidor.

Um clássico caso é o dos títulos de capitalização, uma opção na qual o cliente adere apostando na sorte (visto que o prêmio é distribuído via sorteio), e, ao fim do prazo, recupera o dinheiro investido sem rentabilidade. Ele ainda enfrenta um problema de liquidez, uma vez que o recurso fica retido até o fim do prazo.

Investir em renda variável sem conhecer os riscos

É fato que para entrar no mercado de renda variável é preciso ter maior tolerância a riscos e entender o suficiente a respeito de como o ambiente da Bolsa de Valores funciona. Do contrário, o investidor pode cometer um erro comum entre quem perde muito dinheiro investindo. É preciso se aprofundar em questões como as análises técnica e fundamentalista para então começar a visualizar os resultados.

Ignorar as taxas de administração

Investir não é simplesmente entregar o dinheiro a alguém e esperar o retorno com juros. Existem diferentes etapas em diferentes processos e normalmente isso exige o trabalho de especialistas. Esses intermediários, por sua vez, precisam ser remunerados, o que costuma ser mais caro na medida que a complexidade de seu trabalho é maior.

É por esse motivo que as corretoras de valores, a B3, os fundos de investimentos, entre outros, cobram taxas de administração por suas atividades. No fim das contas, todos precisam lidar com seus gastos e, claro, ter lucro no fim do processo.

Assim, cabe ao investidor ter a capacidade de observar se as taxas cobradas por cada ativo são realmente racionais e se não comprometem sua rentabilidade.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Economia
Exportação de industrializados de MS atingem US$ 434,7 milhões em março
Mudança
Novo sistema de cadastro no Programa Precoce MS já está disponível
Abril Verde
Campanha promove conscientização contra assédio a mulheres no trabalho
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Eleições 2024
Em novo partido, vereador Luciano Costa confirma pré-candidatura à prefeitura de Corumbá

Mais Lidas

Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Segurança Alimentar
Supermercado de Ladário recebe autorização para manipular alimentos de origem animal
Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá
Corumbá
Banda faz apresentação cultural em celebração aos 376 anos do Exército