Menu
quinta, 13 de maio de 2021
Andorinha - Maio
Andorinha - Maio
Geral

Cheiro de Amor, Batuque digital e Anderson Freire estão na programação oficial do carnaval de Corumbá

15 fevereiro 2017 - 12h21Sylma Lima

Em entrevista à imprensa na manhã desta quarta-feira,15 de fevereiro, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, acompanhado do diretor presidente da Fundação de Cultura de Corumbá, Luiz cambará, apresentou a programação oficial do carnaval 2017. O objetivo do prefeito é reduzir custos devido à crise que passa ao país, e a queda na arrecadação do ICMS do gás, mas, mantendo as atrações e até inovando com a apresentação de três atrações nacionais, e a vinda do cantor gospel Anderson Freire para a quarta-feira de cinzas (conhecido enterro dos ossos), “para que possamos atender a todos decidimos colocar no calendário essa atração para os evangélicos”, disse Cunha. Foi confirmada a apresentação da banda Cheiro de Amor para o dia 24, sexta-feira de carnaval, e Batuque Digital encerra a festança na terça-feira, 28.

Algumas mudanças também foram feitas atendendo pedidos dos foliões e entre elas está a descida do bloco Sandália de Frei Mariano, que passou para as 10h da manhã do dia 25, sábado, “até porque as pessoas que descem no bloco são na maioria servidores públicos que tinham que trabalhar na sexta-feira, por isso buscamos uma data melhor e resgatamos o carnaval durante o dia, porque os turistas que estarão na cidade terão mais oportunidade de aproveitar a festa” , disse Luiz Mário Cambará. Na verdade, a programação dos cordões, blocos e escolas de sambas oficiais será mantida. Os camarotes entre a Frei Mariano e a Sete de Setembro terão um preço, e os demais (após a Sete com Avenida) serão comercializados mais baratos para que todos possam participar.

Prefeito quer fazer mais com menos. Foto: Sylma Lima

Economia

“A questão da queda do imposto proveniente do Gás chega a R$ 700 mi, 25% pertence aos municípios, então a arrecadação está caindo cada vez mais e temos que mudar esse quadro o mais rápido possível. O governador esta empenhado nisso”.

O prefeito lembrou que o turismo cultural e de eventos será o objetivo do carnaval para aquecer a economia local, “é uma alternativa para a gente enfrentar as dificuldades por conta da queda do ICMS do Gás e das commodities do minério. Temos que minimizar estes problemas".

Ruiter continua afirmando que este ano a prefeitura encontrou dificuldades para liberar o recurso das escolas devido um decreto que não foi preenchido ano passado, "corremos atrás para achar uma alternativa e atender os carnavalescos, foi o jeito que conseguimos fazer. O governo vai ser nosso apoiador oficial do carnaval no aporte de recursos".

O trajeto dos desfiles foi alterado e o município busca a possibilidade de montar a estrutura com freza (metálica) para reduzir o custo final para a população. Ruiter enfatizou que tudo que está sendo feito tem um aporte financeiro menor do que foi gasto nos últimos dois anos.

Segurança

Corumbá viveu um período de insegurança devido a alguns casos de homicídio provocados por gangues nas ruas centrais da cidade. Para evitar o problema e dar mais segurança as pessoas durante o carnaval a prefeitura já fez um acordo com o governo que garantiu a vinda do maior reforço policial que já teve na história da cidade, e também conta com apoio da guarda municipal e mais 200 homens de uma empresa de segurança que deve passar por processo licitatório, “que nosso carnaval seja cada vez mais profissional e fomente a economia do nosso município. Temos colocado isso de forma contundente com nossa equipe”.

Fundação de cultura abuscar resgatar costumes de antigos carnavais. Foto: Sylma Lima

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL
Sebrae e parceiros lançam Portal de Ecoturismo
Plataforma inédita é uma iniciativa do Sebrae em Mato Grosso do Sul para todo o País. Portal reúne conteúdos sobre Ecoturismo, Turismo de Aventura e de Natureza
OPERAÇÃO INDEPENDÊNCIA
Operação Independência apreende arma de fogo e uma pessoa é presa
COVID-19
Drive Thru de vacinação está suspenso até a chegada de novas doses
GERAL
Brasil inaugura primeira antena rural para a internet 5G
SAÚDE
Butantan entrega mais 1 milhão de doses de vacinas contra covid-19
CIDADE
Vereadores cobram ação do Procon em relação às lojas físicas das operadoras de telefonia
EDUCAÇÃO
Prefeitura inicia entrega do kit alimentação escolar a partir do dia 19 de maio
BOLSA ATLETA
Fundesporte divulga resultado preliminar por pontuação dos candidatos
EDUCAÇÃO
Mestrado em Educação Científica e Matemática da UEMS recebe inscrições até 17 de maio
GERAL
Paulo Duarte diz que não é alvo da Operação Independência

Mais Lidas

POLICIAL
PF realiza prisão por tráfico interestadual de drogas e apreende 200 kg de maconha
GERAL
Vereador reforça necessidade de vacinar trabalhadores contra a Covid 19
HOMENAGEM
Câmara homenageia OAB de Corumbá pelo seu 63º aniversário de fundação
SAÚDE
Anvisa orienta suspensão de vacina da AstraZeneca para grávidas