Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Cheiro de Amor, Batuque digital e Anderson Freire estão na programação oficial do carnaval de Corumbá

15 fevereiro 2017 - 12h21Sylma Lima

Em entrevista à imprensa na manhã desta quarta-feira,15 de fevereiro, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, acompanhado do diretor presidente da Fundação de Cultura de Corumbá, Luiz cambará, apresentou a programação oficial do carnaval 2017. O objetivo do prefeito é reduzir custos devido à crise que passa ao país, e a queda na arrecadação do ICMS do gás, mas, mantendo as atrações e até inovando com a apresentação de três atrações nacionais, e a vinda do cantor gospel Anderson Freire para a quarta-feira de cinzas (conhecido enterro dos ossos), “para que possamos atender a todos decidimos colocar no calendário essa atração para os evangélicos”, disse Cunha. Foi confirmada a apresentação da banda Cheiro de Amor para o dia 24, sexta-feira de carnaval, e Batuque Digital encerra a festança na terça-feira, 28.

Algumas mudanças também foram feitas atendendo pedidos dos foliões e entre elas está a descida do bloco Sandália de Frei Mariano, que passou para as 10h da manhã do dia 25, sábado, “até porque as pessoas que descem no bloco são na maioria servidores públicos que tinham que trabalhar na sexta-feira, por isso buscamos uma data melhor e resgatamos o carnaval durante o dia, porque os turistas que estarão na cidade terão mais oportunidade de aproveitar a festa” , disse Luiz Mário Cambará. Na verdade, a programação dos cordões, blocos e escolas de sambas oficiais será mantida. Os camarotes entre a Frei Mariano e a Sete de Setembro terão um preço, e os demais (após a Sete com Avenida) serão comercializados mais baratos para que todos possam participar.

Prefeito quer fazer mais com menos. Foto: Sylma Lima

Economia

“A questão da queda do imposto proveniente do Gás chega a R$ 700 mi, 25% pertence aos municípios, então a arrecadação está caindo cada vez mais e temos que mudar esse quadro o mais rápido possível. O governador esta empenhado nisso”.

O prefeito lembrou que o turismo cultural e de eventos será o objetivo do carnaval para aquecer a economia local, “é uma alternativa para a gente enfrentar as dificuldades por conta da queda do ICMS do Gás e das commodities do minério. Temos que minimizar estes problemas".

Ruiter continua afirmando que este ano a prefeitura encontrou dificuldades para liberar o recurso das escolas devido um decreto que não foi preenchido ano passado, "corremos atrás para achar uma alternativa e atender os carnavalescos, foi o jeito que conseguimos fazer. O governo vai ser nosso apoiador oficial do carnaval no aporte de recursos".

O trajeto dos desfiles foi alterado e o município busca a possibilidade de montar a estrutura com freza (metálica) para reduzir o custo final para a população. Ruiter enfatizou que tudo que está sendo feito tem um aporte financeiro menor do que foi gasto nos últimos dois anos.

Segurança

Corumbá viveu um período de insegurança devido a alguns casos de homicídio provocados por gangues nas ruas centrais da cidade. Para evitar o problema e dar mais segurança as pessoas durante o carnaval a prefeitura já fez um acordo com o governo que garantiu a vinda do maior reforço policial que já teve na história da cidade, e também conta com apoio da guarda municipal e mais 200 homens de uma empresa de segurança que deve passar por processo licitatório, “que nosso carnaval seja cada vez mais profissional e fomente a economia do nosso município. Temos colocado isso de forma contundente com nossa equipe”.

Fundação de cultura abuscar resgatar costumes de antigos carnavais. Foto: Sylma Lima

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal