Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Certificado de Origem garante até 100% de isenção em taxa de importação

10 março 2017 - 10h50Redação

Desde o mês de janeiro deste ano a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul (Fecomércio-MS) oferece aos empresários do Estado a emissão do Certificado de Origem, documento exigido para que as mercadorias se beneficiem do tratamento tarifário preferencial em países importadores que possuem acordos bilaterais de comércio com o Brasil e que pode garantir até 100% de desconto em tarifas de importação nos países com os quais o Brasil possui acordos de comércio.

A gestora do departamento de Relações com o Mercado da Fecomércio-MS, Audrea Cortes, explica que o objetivo é oferecer mais um produto com a qualidade dos serviços da Fecomércio. "Nossa equipe está preparada para prestar assistência aos empresários, com uma ferramenta que proporciona o que há de mais moderno, com agilidade e segurança na emissão dos Certificados de Origem e também na emissão do Certificado de Livre Venda e Declaração de Livre Venda", diz.

O Certificado de Origem é emitido em parceria com a Fecomércio do Paraná, que disponibiliza a plataforma da certificação. Todo o processo será feito pela Fecomércio-MS, com acesso à plataforma da Fecomércio-PR, entidade de classe habilitada.

O presidente da Fecomércio-MS, Edison Araújo, explica que o objetivo da Federação é facilitar cada vez mais a vida dos empresários, atendendo às demandas que chegam até a entidade. “Essa é mais uma conquista da Federação em busca da excelência no atendimento às necessidades dos empresários locais. Ela impacta estrategicamente no crescimento e representatividade da Fecomércio-MS, além de ofertar um novo produto à classe empresarial. A certificação de origem é um procedimento que representa o avanço nas relações comerciais, garantindo mais economia ao empresário e eficiência na comunicação entre empresas e as autoridades aduaneiras”, afirma.

Os municípios da região de fronteira, Corumbá e Ponta Porã, também contam com um ponto de atendimento da Federação, para a emissão do Certificado de Origem, na sede dos sindicatos patronais. Em Corumbá na Rua 13 de Junho, 1044, Galeria Pantanal, sala 68, Centro; em Ponta Porã, na Rua Guia Lopes, 248- Centro.

O Certificado de Origem é um documento exigido pelo Mercosul e pela Associação Latino-Americana de Integração – Aladi, para comprovação perante as autoridades aduaneiras, no País em que é feita a importação, de que a mercadoria nele descrita cumpre com os requisitos de origem vigentes no comércio intrarregional. Com a certificação, a mercadoria tem direito a reduções tarifárias previstas nos respectivos acordos.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira
Acordo de Cooperação
Santa Casa irá receber 50 estagiários da Anhanguera/Unopar a partir de Abril