Menu
quarta, 17 de dezembro de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Geral

Cerca de 40 mil bacharéis em direito participam do ENAM neste domingo

13 abril 2024 - 11h40Assessoria

A primeira edição do Exame Nacional da Magistratura (ENAM) será realizada neste domingo, 14 de abril, em todas as capitais brasileiras, reunindo cerca de 40 mil bacharéis em direito que buscam ingressar na magistratura.

Organizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), o certame é uma prova inédita que vai habilitar pessoas interessadas em participar de concursos públicos para selecionar novas juízas e novos juízes.

Do total de inscritos na prova, 8.017 são pessoas negras, 1.328 são pessoas com deficiência e 49 pessoas são indígenas. São Paulo é o estado com o maior número de pessoas inscritas no ENAM, com mais de 7 mil candidaturas. Em segundo está o Rio de Janeiro, com cerca de 4,5 mil, seguido pelo Distrito Federal, com mais de 3 mil.

A prova foi instituída pela Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) n. 531, de 14 de novembro de 2023, e tem caráter eliminatório e não classificatório. Ao todo, são 80 questões de múltipla escolha sobre as seguintes disciplinas: Direito Constitucional, Direito Administrativo, Noções Gerais de Direito e Formação Humanística, Direitos Humanos, Direito Processual Civil, Direito Civil, Direito Empresarial e Direito Penal. Será considerada habilitada a pessoa que acertar 70% da prova; para pessoas autodeclaradas negras, indígenas ou com deficiência, o percentual mínimo de acertos é de 50%.

Objetivo – O ENAM foi criado com o objetivo de contribuir para democratizar o acesso à carreira, tornando-a mais diversa e representativa. Segundo o diretor-geral da Escola e ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell Marques, este é um momento histórico. “O ENAM chega para aprimorar o judiciário brasileiro com a unificação do conhecimento basilar ao magistrado, a democratização do acesso à magistratura e a valorização da vocação”, afirmou.

Para o ministro, a carreira de juiz vai muito além do saber jurídico ou de uma aprovação em concurso público. “Aquelas pessoas que optam por segui-la terão no exame uma possibilidade de se aproximar do sonho de contribuir para melhorar a prestação jurisdicional no Brasil e encarar os desafios impostos cotidianamente”, destacou.

Provas

Pessoas inscritas devem comparecer aos locais de prova com antecedência mínima de 1 hora e 30 minutos do início. A consulta sobre a localidade, no portal de inscrição, é responsabilidade de cada participante.

Será necessário portar caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente, o documento de identidade original e o comprovante de inscrição ou o comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

esporte
Dupla de Corumbá transforma 2025 em vitrine para o wrestling feminino
Direitos Humanos
Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
geral
CCI encerra 2025 com confraternização de Natal e Ano-Novo
Serviço
Sanesul aguarda motores vindos da Capital para trocar os danificados na captação de água
Esporte
Justiça decide à favor da prefeitura e Arthur Marinho segue sob a gestão do município
Serviço
Novo RG: quase 600 mil novos documentos já foram emitidos em MS
Serviço
Manutenção de bomba suspende abastecimento de água em toda Corumbá
Tempo
Quarta-feira mantém tempo nublado com possibilidade de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 19°C e máxima de 35°C
luto
Comunidade lamenta a morte de Victor Lorenzo
geral
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 52 milhões

Mais Lidas

luto
Comunidade lamenta a morte de Victor Lorenzo
geral
Procon encontra produtos vencidos em mercado de Corumbá
Empreendedorismo
Entre Elas: uma loja que nasceu de uma conversa e de um propósito
Polícia
Acusado de integrar esquema de tráfico de drogas é preso em operação da PF