Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Centro de Inovação do Sesi inicia pesquisas na UFMS sobre gestão em SST

23 julho 2018 - 07h48Kamilla Marques

O Centro de Inovação do Sesi de Mato Grosso do Sul inicia, a partir desta segunda-feira (23/07), as pesquisas científicas na área de sistemas de gestão em SST (Saúde e Segurança do Trabalho) em parceria com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). O trabalho é fruto do termo de cooperação firmado pela Fiems com a Universidade no último dia 11 de julho, visando promover um intercâmbio acadêmico, científico, técnico entre as instituições.

O gerente de tecnologia em SST do Centro de Inovação, Ricardo Egídio, explica que as pesquisas terão como foco a área de atuação da unidade, que são os sistemas de gestão em SST e, nesta etapa inicial, a ideia é gerar artigos científicos e outros tipos de publicação que possam nortear e contribuir com os profissionais que lidam com o tema, como empresas, técnicos de segurança do trabalho, entre outros.

“Inicialmente, toda a equipe do Centro de Inovação fará uma imersão de um ou dois na biblioteca da UFMS, onde vamos buscar toda a literatura que aborda a questão da gestão da saúde e segurança do trabalho, para conhecer melhor o que já foi publicado sobre o tema e, então, pesquisar tendências e novas formas de atuação, que vão resultar em artigos científicos sobre o tema”, afirmou Ricardo Egídio.

Cientista da computação do Centro de Inovação, Leandro Borges vai liderar esta etapa do trabalho, orientando a equipe quanto ao processo de revisão de sistemática da literatura, processo acadêmico que conduz a busca pelas obras. “Faremos um levantamento inicial das obras que vamos encontrar e, então, vamos estabelecer um cronograma de trabalho para começar a gerar conteúdo e direcionar projetos”, acrescentou o profissional, que está concluindo um mestrado em computação aplicada.

A equipe do Centro de Inovação é formada pelo gerente de tecnologia em SST do Sesi, Ricardo Egídio dos Santos Junior, a analista de requisitos Glaucia Araújo de Oliveira, o desenvolvedor de sistemas Robson Vanderlei Silvestri, o cientista da computação Leandro Borges da Silva, o engenheiro da computação Whesley Damião da Silva Duarte e a engenheira-civil e de segurança do trabalho Clara Guazina Carrapateira.

O Centro de Inovação de Mato Grosso do Sul – Sistemas de Gestão em SST faz parte de um projeto nacional do Sesi para aumentar a segurança no ambiente de trabalho e melhorar a saúde do trabalhador da indústria. Em todo o Brasil, foram criados outros oito centros de inovação, todos voltados a desenvolver pesquisa aplicada e soluções em SST para que sejam replicadas por toda a indústria brasileira, tratando de temas estratégicos – Sistemas de Gestão em SST (Mato Grosso do Sul), Prevenção da Incapacidade (Bahia), Economia para a Saúde e Segurança (Ceará), Ergonomia (Minas Gerais), Longevidade e Produtividade (Paraná), Higiene Ocupacional (Rio de Janeiro), Fatores Psicossociais (Rio Grande do Sul) e Tecnologias para Saúde (Santa Catarina).

Deixe seu Comentário

Leia Também

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Economia
Exportação de industrializados de MS atingem US$ 434,7 milhões em março
Mudança
Novo sistema de cadastro no Programa Precoce MS já está disponível
Abril Verde
Campanha promove conscientização contra assédio a mulheres no trabalho
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Eleições 2024
Em novo partido, vereador Luciano Costa confirma pré-candidatura à prefeitura de Corumbá

Mais Lidas

Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Segurança Alimentar
Supermercado de Ladário recebe autorização para manipular alimentos de origem animal
Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá
Corumbá
Banda faz apresentação cultural em celebração aos 376 anos do Exército