Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Centro Boliviano fortalece integração para festa da Virgem de Urkupiña

17 agosto 2019 - 12h54Prefeitura de Corumbá

O convite para a festa que vai celebrar Nossa Senhora de Urkupiña - padroeira da integração nacional boliviana – foi entregue ao prefeito Marcelo Iunes. Embora a data da Santa seja celebrada em 15 de agosto, a comunidade boliviana radicada em Corumbá fará a comemoração no domingo, 25 de agosto.

Ao formalizar o convite ao chefe do Executivo Municipal, Jimmy Antezana Rojas, presidente do Centro Boliviano-Brasileiro Beneficente, Cultural e Recreativo 30 de Marzo, destacou o caráter de integração cultural e até mesmo religiosa entre corumbaenses e moradores das cidades fronteiriças de Puerto Quijarro e Puerto Suárez que a celebração proporciona.

“Nosso povo busca a integração Brasil-Bolívia, somos cidades gêmeas. Não há barreiras na fronteira entre Quijarro, Puerto Suárez e Corumbá”, disse o presidente do Centro 30 de Marzo. A festa, que tem entrada franca, será na praça Nossa Senhora de Urkupiña – que fica na esquina das ruas Edu Rocha e Cuiabá – e começa às 08h30 com missa. A programação cultural prevê atrações musicais e danças folclóricas.

O prefeito Marcelo Iunes agradeceu o convite e destacou a forte integração existente entre os povos de Corumbá das cidades bolivianas que fazem fronteira com o município. O chefe da Casa Civil da Prefeitura, Luiz Antônio da Silva, e o líder comunitário para integração dos povo de Puerto Quijarro e Corumbá, Jimmy Antezana Ayala.  

A história

 Os festejos da Virgem de Urkupiña (que em quechua significa "já está no céu") são originários da cidade de Quillacollo, no estado de Cochabamba. Contam que na época colonial, uma pequena menina ajudava a seus pais pastoreando ovelhas. Certo dia apareceu para a pastorinha uma formosa e deslumbrante senhora que carregava em seus braços um menino, a qual se converteu em sua amiga.

Para a menina o conversar com a senhora, e brincar com o menino, converteu-se em algo natural. Ao chegar a sua casa, contou aos seus pais sobre a bela senhora; que surpresos ouviram a sua filha relatar a forma em que “a senhora” apareceu.

Os pais da pastorinha estranharam e compartilharam o fato com o sacerdote da paróquia e alguns vizinhos, quem decidiram verificar a veracidade do relato da menina. Um dia 15 de agosto, de surpresa, apareceram os pais e alguns vizinhos no lugar onde a menina pastoreava suas ovelhas. Grande foi a surpresa quando viram a pastorinha acompanhada da Senhora e seu filho. O assombro e incredulidade se apoderaram da gente, quando viram que lentamente a senhora e o menino começaram a subir aos céus.

Nesse lugar, construiu-se o templo da Virgem, que desde aquela época é venerada pelo povo boliviano. Atualmente se levou a imagem ao templo Matriz de Quillacollo até onde chegam peregrinos de toda Bolívia para louvar à Virgem Maria de Urkupiña, patrona da integração Nacional. Com informações do site Bolívia Cultural.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Banco de Brasília
Nova linha de crédito de R$ 500 milhões já está disponível para segurança pública
Agricultura
Agraer vai distribuir 60 mil mudas de erva-mate a pequenos produtores de MS
Tempo
Quinta-feira tem previsão de sol e tempo seco em grande parte do Estado
Corumbá inicia o dia com 26°C e atinge máxima de 36°C
Causa Animal
Projeto de Lei cria o Dia Municipal de Adoção Animal em Corumbá
Assembleia Geral
Professores da UFMS decidem por paralisação a partir de 1º de maio
Cidade Limpa
Vereador cobra instalação de lixeiras na cidade com intensa campanha educativa
Boletim
Com mais 1 morte confirmada, MS já tem 15 vítimas da dengue
Por 30 dias
Morte de cão extraviado faz Gol suspender transporte de animais
Saúde
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Economia Nacional
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira (24)

Mais Lidas

Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24