Menu
sexta, 11 de outubro de 2024
Andorinha_Vai viajar?_Outubro 2024
Andorinha_Vai viajar?_Outubro 2024
Geral

Celebração dos 246 anos de Corumbá prossegue com Concerto Especial da Manoel Florêncio

17 setembro 2024 - 13h51Redação do Capital do Pantanal

As celebrações pelos 246 anos de Corumbá prosseguem nesta quinta-feira, 19 de setembro, com o Concerto Especial da Banda Manoel Florêncio. O evento é totalmente gratuito à população e começa às 20 horas na Praça Generoso Ponce, no mesmo palco onde foi realizado o Ninhal da Dança.

“A programação festiva foi carinhosamente preparada pela Prefeitura para valorizar os artistas da cidade, também com apresentações regionais e nacionais. Neste Concerto Especial, contaremos com as participações especiais do Coral Municipal Cidade Branca e do Coro Bem-te-vi”, detalhou o diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Joilson Cruz.

Catorze canções vão convidar os espectadores a um passeio por diferentes estilos e épocas. Músicas que marcaram os 246 anos da maior cidade da região pantaneira também terão espaço de destaque, como “Caminho Eu”, “Trem do Pantanal” e a “Cantiga de Amor a Corumbá”, composta por Clio Proença e Silva Neto.

Histórico

Para promover a formação de novos músicos para integrar os quadros da Banda Municipal Manoel Florêncio, surgiu, no ano de 1963, o Curso Preliminar de Música, pelo qual passaram gerações de crianças e jovens corumbaenses, vindo a transformar-se, no ano de 2013, na Academia Municipal de Música Manoel Florêncio (AMANF), projeto sociocultural que atende anualmente cerca de 300 pessoas, a partir dos sete anos de idade, ministrando aulas de musicalização, teoria musical, solfejo, história da música, iniciação à técnica instrumental e vocal.

Dentro da Academia, além das aulas teóricas e práticas, os conhecimentos obtidos são aplicados nos conjuntos de performance musical, como o Coral Cidade Branca, Coro Infantil Bem-te-vi, a Orquestra Jovem AMANF, quarteto Pantanal em Prelúdio, banda teen, entre outros. Assim, a ‘Manoel Florêncio’ prepara e lapida os seus talentos ‘em casa’, preparando-os para serem não apenas músicos de qualidade, muitos dos quais atualmente são profissionais de excelência no meio musical, integrando Bandas e Orquestras civis e militares de norte a sul do Brasil, inclusive no exterior, mas também pessoas com sensibilidade capaz de apreciar a beleza das coisas boas da vida, mesmo nos seus momentos mais desafiadores.

Fundado no ano de 2005, o Coral Municipal Cidade Branca surgiu como uma ferramenta de fomento à música vocal na cidade, consolidando-se como uma das grandes forças culturais em nossa região, apresentando-se nos mais diversos contextos e lugares, sempre encantando a plateia com seu vasto e eclético repertório, e executando peças imortais, em parceria com Bandas e Orquestras da cidade, como a Banda Municipal Manoel Florêncio e as Bandas militares da Marinha e do Exército Brasileiro.

Após quase três anos em hiato, no ano de 2021 o Cidade Branca ressurge, agora integrado à Academia Municipal de Música Manoel Florêncio, e com uma nova identidade, já como um conjunto selecionado e de alta performance, cujos integrantes, após aprovação em rigoroso processo seletivo, são contemplados com a Bolsa-Auxílio à Produção Cultural, instituída pela Lei Complementar 302/22, aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal, e sancionada pelo prefeito Marcelo Iunes.

O grupo atualmente conta com trinta cantores e um pianista acompanhador, e é dirigido pelo maestro Roberto Vinícius Vianna de Oliveira.

Já o O Coro Infantil Bem-te-vi surgiu no ano de 2013, dentro da Academia Municipal de Música Manoel Florêncio, como um laboratório de musicalização, no qual as crianças entre 07 e 12 anos aprendem a música através da vivência concreta, por meio  da ludicidade, da experimentação e da descoberta.

No ano de 2019, por iniciativa das próprias crianças, o Coro recebeu a denominação de "Coro Infantil Bem-te-vi" quando um passarinho entrou na sala de aula e roubou a cena com seu canto. E assim se formou a identidade do grupo: 'roubar a cena', fazendo da música, mais do que um veículo de aprendizado e interação social, uma poderosa ferramenta aglutinadora, que agrega conhecimento e oportunidades.

O grupo, que atualmente conta com 30 integrantes, é dirigido, desde sua criação, pelo maestro Roberto Oliveira, especialista em educação musical, e pedagogia vocal, com ênfase em regência coral.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Crime Ambiental
Assentado do Taquaral é multado por extração e queima ilegal de madeira
Campo Grande
Riedel e Tereza Cristina declaram apoio à Adriane no 2° turno em
Política
Projeto que prevê aportes na previdência é aprovado na Alems
Segurança Pública
MS intensifica combate ao tráfico e registra aumento de 33% nas apreensões de drogas
Fisco Municipal
Prazo para aderir ao "Regulariza Corumbá/2024" vai até 27 de novembro
Economia
Mato Grosso do Sul registra queda no comércio varejista em agosto
Cidadania
Projeto NAVIO disputa concurso de Inovação no Setor Público
Oportunidade
Inscrições para concurso dos Correios começam nesta quinta
Enem dos Concursos
Prazo para entrega de títulos do CNU é prorrogado para sexta-feira (11)
Cooperação
Apoio da Marinha no combate aos incêndios do Pantanal completa quatro meses

Mais Lidas

Oportunidade
Com vagas em MS, Correios abrem inscrições de concurso com salário até 10,3 mil
Polícia Federal
Família é acusada de provocar incêndio que viralizou durante o Banho de São João
39ª Mostratec 
Estudantes de Corumbá participarão da maior feira de ciência e tecnologia da América Latina
Situação crítica
Rio Paraguai registra recorde e Imasul emite alerta