Menu
quinta, 13 de maio de 2021
Andorinha - Maio
Andorinha - Maio
Geral

CCZ de Corumbá é autorizado a iniciar projeto de castração animal

09 novembro 2016 - 07h54Redação
As cirurgias são gratuitas e os interessados devem fazer cadastro junto ao GAPA. Foto: Divulgação

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV/MS) autorizou o início das atividades do projeto de castração da Prefeitura Municipal de Corumbá. A autorização foi concedida após análise do projeto e fiscalização do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município, que será o local utilizado para a realização das cirurgias. 

A vistoria, realizada no último dia 26, verificou se a estrutura física atende os requisitos estabelecidos pela Resolução CFMV nº 1015/2012. “O objetivo é que a estrutura esteja adequada, com todos os equipamentos necessários para realizar os procedimentos, sendo então, um ambiente seguro e que garanta o bem-estar dos animais”, esclareceu a Gerente Técnica Ana Carolina Siqueira Gonçalves.

Conforme estabelece a resolução, a unidade terá setor cirúrgico com sala de preparo e recuperação dos animais, sala de paramentação do médico veterinário e sala de cirurgia. 

Em 2015, Corumbá registrou 58 casos de raiva canina e tem como agravante a fronteira com a Bolívia e sua consequente circulação de animais entre os dois países. Segundo o Presidente do CRMV/MS, João Vieira de Almeida Neto, “o projeto é uma excelente iniciativa e irá ajudar no controle populacional de cães e gatos errantes do município, sendo ainda, uma importante medida de proteção à saúde pública, já que a saúde animal é um dos pilares da saúde única, com reflexo direto na saúde ambiental e saúde humana.”

O médico veterinário responsável técnico (RT) pelo projeto é obrigado a encaminhar relatórios frequentes ao Conselho, contendo informações do proprietário e dados de identificação e condições do animal atendido, em conformidade à Resolução CFMV nº 962/2010.

O projeto

O projeto de castração de cães e gatos, realizado pela Prefeitura de Corumbá em parceria com a ONG GAPA (Grupo de Apoio de Proteção aos Animais de Corumbá e Ladário), irá funcionar de segunda a sábado no CCZ. Para a realização das cirurgias, os proprietários deverão realizar cadastro junto ao GAPA, que irá encaminhar os animais ao Centro. 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL
Sebrae e parceiros lançam Portal de Ecoturismo
Plataforma inédita é uma iniciativa do Sebrae em Mato Grosso do Sul para todo o País. Portal reúne conteúdos sobre Ecoturismo, Turismo de Aventura e de Natureza
OPERAÇÃO INDEPENDÊNCIA
Operação Independência apreende arma de fogo e uma pessoa é presa
COVID-19
Drive Thru de vacinação está suspenso até a chegada de novas doses
GERAL
Brasil inaugura primeira antena rural para a internet 5G
SAÚDE
Butantan entrega mais 1 milhão de doses de vacinas contra covid-19
CIDADE
Vereadores cobram ação do Procon em relação às lojas físicas das operadoras de telefonia
EDUCAÇÃO
Prefeitura inicia entrega do kit alimentação escolar a partir do dia 19 de maio
BOLSA ATLETA
Fundesporte divulga resultado preliminar por pontuação dos candidatos
EDUCAÇÃO
Mestrado em Educação Científica e Matemática da UEMS recebe inscrições até 17 de maio
GERAL
Paulo Duarte diz que não é alvo da Operação Independência

Mais Lidas

POLICIAL
PF realiza prisão por tráfico interestadual de drogas e apreende 200 kg de maconha
GERAL
Vereador reforça necessidade de vacinar trabalhadores contra a Covid 19
HOMENAGEM
Câmara homenageia OAB de Corumbá pelo seu 63º aniversário de fundação
SAÚDE
Anvisa orienta suspensão de vacina da AstraZeneca para grávidas