Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Casa Rosa: atendimento integrado contra o câncer de mama inaugura em novembro

26 outubro 2021 - 09h47Redação

Campo Grande já tem data para inaugurar a Casa Rosa, um espaço voltado para saúde da mulher na prevenção do câncer de mama. Proposta viabilizada pelo corumbaense, vereador na Capital, Dr. Victor Rocha, o projeto inovador começa a funcionar em novembro, na maternidade Cândido Mariano, com o diferencial de oferecer consultas integradas e resolutivas. 

"A gente idealizou um espaço onde será possível que a mulher tenha acesso completo à saúde, principalmente na prevenção ao câncer de mama. Na Casa Rosa será possível passar pela consulta com mastologista, fazer exame e, se for detectado nódulo, já passar pela biópsia. Tudo no mesmo dia", explica o vereador que também é médico mastologista. 

O início dos atendimentos será no dia 11 de novembro, a partir das 13h. Neste dia serão disponibilizadas 40 vagas de atendimento e, no dia seguinte, outras 40 mulheres poderão ser atendidas. No espaço, cedido pela Maternidade Cândido Mariano, haverá cinco consultórios, mamografia e ultrassonografia. 

“Como mastologista sei da importância do diagnóstico precoce no câncer de mama e do tratamento em tempo hábil. Por isso me comprometi com a criação da Casa Rosa, um espaço que deve funcionar pelo SUS, com a rapidez da rede privada e atendimento gratuito para a população de Campo Grande”, afirma o vereador. 

O projeto conta ainda com apoio do Deputado Federal Dagoberto Nogueira, que destinou emenda parlamentar de R$ 350 mil para iniciar os trabalhos. "Este é um grande projeto, inclusive o que me motivou a entrar na política, para poder democratizar o atendimento às mulheres e combater o câncer de mama", destaca Victor Rocha. 

O câncer de mama é o que mais atinge mulheres no Brasil e é por isso que a conscientização durante o Outubro Rosa é sempre importante. Em 2020 foram registrados 66.280 mil casos novos da doença no Brasil e 850 casos novos no Mato Grosso do Sul, com taxa estimada de 17,12 casos para cada 100 mil mulheres, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer). 

“Nossa missão é viabilizar o atendimento das mulheres, pacientes do SUS, para que realizem consultas e seus exames de rotina em um único dia, ou seja, a mulher com mais de 40 anos será consultada e fará a mamografia no mesmo dia. Já as mulheres com idade inferior aos 40 anos, serão atendidas por equipe médica e havendo necessidade farão ultrassonografia no mesmo dia”, explica Victor Rocha.  

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia
Oportunidade
Com mais de 13 mil inscritos; concurso público da Prefeitura tem provas no domingo, dia 21
Saúde
Governo de MS cria comitê de saúde para monitorar doenças infecciosas

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal