Uma carreta carregada de mercadorias foi apreendida pela Receita Federal, nesta quarta-feira (12), em fiscalização no Posto Esdras, na fronteira com a Bolívia.A apreensão foi realizada em razão de fraude na apresentação de documentos obrigatórios ao trâmite aduaneiro, em tentativa de saída de mercadorias do país com destino à Bolívia de maneira irregular, configurando exportação clandestina.
O condutor, infrator boliviano, poderá responder por crime de falsidade ideológica e/ou falsidade de documento público, além das sanções administrativas como o perdimento das mercadorias, do veículo, além de aplicação de multa.
As mercadorias apreendidas são diversas, desde produtos alimentícios até vitaminas, remédios, produtos de higiene pessoal e bebidas alcoólicas. A carreta foi lacrada e estima-se algo em torno de 6 toneladas de mercadorias.
Com a situação atual de pandemia causada pelo Coronavírus (Covid-19), têm aumentado as tentativas de burla à fiscalização por meio de documentos falsos, documentos de cargas diversas e demais infrações à legislação aduaneira.
Neste sentido, a Receita Federal alerta para que os procedimentos sejam cumpridos de acordo com as normas brasileiras e internacionais a fim de serem evitadas sanções de naturezas administrativas e/ou penais. Assim, a Alfândega de Corumbá/MS tem atuado no combate a esses tipos de prática com o levantamento de informações de inteligência e em atuação conjunta com outros órgãos de fiscalização e segurança pública.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Exército recupera caminhonete furtada e apreende 4,8 mil litros de diesel contrabandeados

"Cia de Dança do Pantanal em Casa" acontece no início de dezembro, em Corumbá
CAC vai funcionar das 7h30 às 17 horas nesta terça-feira, dia 28 de novembro

Empregador prestará contas sobre igualdade salarial

Estudantes de Ladário apresentam produtos feitos em sala de aula para a comunidade

Corumbá realiza 16 "Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres"

Projeto de recuperação no Pantanal com 25 mil mudas soma esforços em ações de conservação

Taylor Swift recebe família de Ana Clara no camarim em último show no Brasil

Caminhonetes na expedição da Rota Bioceânica atolam no Paraguai
