Menu
sexta, 20 de setembro de 2024
Semana Nacional do Trânsito - Governo
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Carreatas de adversários não poderão se cruzar no caminho

17 agosto 2016 - 10h46Gesiane Medeiros com informações do TRE-MS

Portaria que estabelece as regras quanto a propaganda eleitoral em Corumbá e Ladário já foram vistoriadas e assinadas. Os juízes eleitorais responsáveis pela portaria conjunta da 7ª e 50ª zonas eleitorais, Dr. André Luiz Monteiro e Dr. Emerson Ricardo Fernandes, assinou a publicação no final da tarde desta terça (16).

A portaria Nº 7/2016 estabelece que durante o período de propaganda eleitoral, as carreatas e as passeatas poderão ocorrer em qualquer lugar de Corumbá e de Ladário, no trajeto e no horário de vontade do candidato, partido ou coligação, respeitadas as restrições previstas em Lei, e desde que comunicados por escrito com pelo menos 24 horas de antecedência ao Comando de Polícia Militar, a AGETRAT (Corumbá) ou AGEMTRAT (Ladário), e à 50ª Zona Eleitoral.

Os trajetos escolhidos para carreatas e passeatas de grupos políticos adversários não podem ter roteiros que se cruzem; terá prioridade o primeiro que comunicar ao Comando da Polícia Militar o trajeto e o horário escolhido para a carreata ou para a passeata; o comunicado para o Comando de Batalhão da Polícia Militar e a AGETRAT (Corumbá) ou AGEMTRAT (Ladário) deverá ser feito em horário comercial (das 08h às 18h) de segunda a sexta-feira.

Propagandas com aparelhos de som acoplados em veículos deverão respeitar o limite máximo de decibéis previstos na Lei Eleitoral art. 39, § 11 (80 decibéis medidos a 7 metros do veículo) e deverão ter o som diminuído totalmente sempre que passarem a distância inferior a 200 metros de prédios dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, quartel ou estabelecimento militar; dos hospitais, UPAs e casas de saúde; das escolas, bibliotecas públicas e igrejas.

Há também restrições quanto ao uso de bandeiras e materiais de propaganda em calçadas, canteiros, rotatória, sobre a pista de rolamento ou locais em que atrapalhe o trânsito e a circulação de pessoas. Os cabos eleitorais não poderão estar na faixa de pedestres com a intenção de expor a bandeira que carrega e as bandeiras deverão ficar a 20 metros das esquinas para não atrapalhar a visibilidade dos motoristas.

A novidade desde ano, é que o cidadão terá uma ferramenta facilitadora para denunciar crimes eleitorais. Desde o início da semana, já está disponível o sistema de web denúncias, por onde o eleitor poderá informar irregularidades 24 horas por dia, a opção de ir diretamente ao órgão do Ministério Público também continua.

Para acessar a portaria completa clique aqui.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Operação Prometeu
Imóvel chique é alvo de mandado da PF em Corumbá
Sete no Pantanal
Governo libera R$ 7,8 milhões para instalar 19 estações meteorológicas em MS
Ensino Superior
UEMS lança edital para vestibular 2025 com 1.252 vagas
Meio Ambiente
"Ranking do fogo" coloca Corumbá como 3ª que mais queimou no País
Programação
Shows sertanejos são atrações desta sexta em comemoração aos 246 anos de Corumbá
Aniversário
Concerto emociona público na celebração dos 246 anos de Corumbá
Boletim Epidemiológico
MS tem 15.839 casos confirmados de dengue
Destaque
Governadores discutem incêndios florestais em reunião com ministros no Distrito Federal
Exemplo
Escola Estadual na Capital é a 1ª de Mato Grosso do Sul a ser Lixo Zero
Digital
Processo de abertura de empresas em MS agora pode ser feito pelo WhatsApp

Mais Lidas

Incompatibilidade de Agenda
Dr. Gabriel e Pardal não participarão da série de entrevistas do Capital do Pantanal
Pior Cenário
Nível do Rio Paraguai cai 2 cm por dia; ritmo indica recorde histórico de seca
Oportunidade
Processo Simplificado seleciona profissionais para vagas temporárias da Educação em Corumbá
Encerra dia 26/09
Últimos dias de inscrição para cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFMS