Menu
sexta, 15 de janeiro de 2021
Governo - Janeiro
Andorinha - Dezembro
Geral

Carnaval de Corumbá termina com festa cultural na passarela do samba

14 fevereiro 2018 - 14h35Prefeitura Muniipal de Corumbá

Uma viagem ao passado, um passeio à época em que os carnavais de rua eram marcados por certa ingenuidade e a avenida era tomada por príncipes; princesas; arlequins; pierrôs e colombinas lançando seus confetes e serpentinas. Assim foi a noite de encerramento do carnaval de Corumbá nesta terça-feira, 13 de fevereiro.

A passarela do samba pantaneiro foi palco do desfile cultural. Quem foi à Avenida viu de perto as apresentações emocionantes dos cordões carnavalescos Paraíso dos Foliões, criado em 1933; do Cravo Vermelho, fundado em 1944; Cinelândia, surgido em 1960, e o Flor de Corumbá, que nasceu no carnaval de 1993.

Corumbá é uma das poucas cidades brasileiras a manter viva a tradição dos cordões de carnaval, a partir de um amplo trabalho de resgate cultural promovido pela Prefeitura Municipal.

A história conta que os cordões locais nasceram em Ladário em 1922, onde também surgiu o primeiro bloco, organizado pelos militares da Marinha. Até 1942, a cidade tinha os seguintes cordões: Pomba Voou; Rojão da Mocidade; Pau Rolou; Sempre Viva; Filhos da Lua; Cana Verde; Mensageiro do Amor; Flor de Corumbá; Diabos do Céu; Paraíso dos Foliões; Cravo Vermelho; Bola de Ouro; Cravo Branco; Cordão da Vitória; Pimpolhas do Oriente; Pingo de Amor; União Marítimos; Cidade Branca; Cidade Jardim e Ala Feminina dos Marítimos. O número, ao longo das décadas de 80 e 90 – do século passado –, foi reduzido a somente um, com a permanência o Flor de Corumbá. Dados históricos dos cordões carnavalescos baseados em registros do Jornal Tribuna, de 1951 e, do livro “Corumbá Figuras e Fatos”, de Renato Báez, de 1963.

Antes do desfile dos cordões, passaram pela passarela do samba os bonecões; corte de Momo; desfile de corso (carros antigos) e de fuscas; alas das Pastoras; dos Marinheiros; bloco do frevo e dos Palhaços.

Encerrados os desfile do Carnaval Cultural, as atenções se voltaram para a praça Generoso Ponce onde foram realizados shows com o grupo Revelação; bateria da Gaviões da Fiel, além apresentações de grupos locais.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAPTURA DE ANIMAL
PMA captura tamanduá-bandeira no centro da cidade, o terceiro em 15 dias
EDUCAÇÃO
Termina hoje inscrição para primeira seleção de 2021 do ProUni
COVID-19
MS chega à metade de janeiro com 272 mortes por Covid-19
CAMPANHA SAÚDE MENTAL
Janeiro Branco: Profissionais falam da importância de cuidar da saúde mental
POLICIAL
PRF e PM apreendem 581 Kg de maconha em MS
Utilidade
O melhor formato de vídeo para o seu Mac
EDUCAÇÃO
Veja cinco dicas para se preparar para o Enem 2020
EDUCAÇÃO
IEL está com inscrições abertas para o curso de planejamento estratégico
SAÚDE
Centro e Borrowiski recebem ação de combate à dengue nesta sexta e sábado
ECONOMIA
Nascidos em julho podem sacar auxílio emergencial a partir de hoje

Mais Lidas

CHUVA FORTE
Tempestade atinge 220 famílias em Corumbá
COVID-19
Criança de 8 morre por coronavírus em MS, somando 2.625 mortes pela doença
POLICIAL
Policiais prendem homens por lesão corporal dolosa e ameaça no Loteamento Pantanal
RECLAMAÇÃO DO CONSUMIDOR
Consumidor paga conta e tem água cortada